/

“Divórcio por mútuo consentimento”. Diretor de recursos humanos abandona a TAP após vídeo polémico

1

Patrick Ludolph / Wikimedia

Airbus A319 da TAP

O diretor de recursos humanos do grupo TAP, Pedro Ramos, anunciou na rede social Linkedin que chegou a acordo com a empresa e que vai abandonar o cargo na sequência do polémico vídeo que filmou a partir da Plaza Mayor, em Madrid.

O vídeo gerou polémica porque os dois envolvidos diziam estar em Espanha para contratar um diretor para a operação de carga no país, numa altura em que a TAP se encontrava em processo de reestruturação, com a rescisão de contratos e uma ameaça de despedimento coletivo.

O vídeo “inofensivo”, segundo afirma Pedro Ramos na sua publicação, “veio, de repente, pôr em causa os mais de 25 anos” de serviço na gestão de recursos humanos, quando na verdade era um vídeo privado e restrito a um pequeno grupo de pessoas.

Para o gestor, “a utilização inadequada, descontextualizada, desvirtuada e completamente desproporcional do conteúdo – e que, infelizmente, a minha empresa permitiu – veio transformar um ‘não tema’ num assunto de impacto colossal sobre o qual, alguém me disse durante este processo, ficou em evidência que ‘a minha situação foi gerida pela TAP e pelos diversos interlocutores como se vivêssemos todos numa rede social e não em empresas profissionais’”.

O impacto que a divulgação do vídeo teve fez com que a TAP abrisse um inquérito disciplinar que levou agora Pedro Ramos a negociar com a empresa.

“A gestão da TAP demonstrou que não precisa mais do meu envolvimento enquanto Gestor das (suas) Pessoas, e eu assumo publicamente que deixei de escolher a atual TAP para poder empreender e fazer crescer e concretizar o meu Propósito! Trata-se, portanto, tal como nas relações pessoais, de um ‘divórcio’ por mútuo consentimento e acordo e onde cada parte pode e deve ESCOLHER o seu caminho”, justifica.

O vídeo foi divulgado em meados de junho, numa altura em que a TAP tinha já rescindido com 1800 trabalhadores e admitia um despedimento coletivo de 206 caso não chegasse a acordo.

Na altura, diretor de recursos humanos da TAP, Pedro Ramos, foi suspenso e substituído por Sandra Rodrigues.

Ana Isabel Moura, ZAP //

1 Comment

  1. O homenzinho dos RH foi um bocado ridículo ao colocar tal video. Com a idade que têm devia denotar-se mais seriedade e não andar na brincadeira.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.