Diretor executivo da Boeing abandona o cargo

Deni Komarudin / Flickr

Dennis Muilenburg, diretor executivo da Boeing

O diretor executivo da Boeing vai abandonar o cargo, numa decisão tomada pelo conselho de administração para que a confiança na empresa seja restaurada. 

A Boeing anunciou, esta segunda-feira, que o seu diretor executivo, Dennis Muilenburg, vai abandonar o cargo. O chairman David Calhoun vai substitui-lo a 13 de janeiro de 2020. Até lá, o diretor financeiro, Greg Smith, vai ocupar o cargo de forma interina com efeitos imediatos, avança o New York Times.

A empresa enfrenta a pior crise dos seus mais de cem anos de história, depois dos dois acidentes  aéreos — ambos com o modelo Boeing 737 Max — que mataram 346 pessoas.

Em outubro do ano passado, um avião da companhia aérea Lion Air caiu e provocou a morte de 189 pessoas. Cinco meses depois, a queda de uma aeronave da Ethiopian Airlines fez 157 mortos. Desde então, todos os Boeing 737 Max 8 foram retirados de circulação em todo o mundo.

Em comunicado, a Boeing disse que o conselho de administração decidiu “que era necessária uma mudança de liderança para restaurar a confiança na empresa, enquanto trabalha para reparar o relacionamento com reguladores, clientes e todos os outros interessados”.

Em outubro, perante o Senado norte-americano, Muilenburg admitiu que a empresa cometeu “erros” nos dois desastes aéreos. “Sabemos que cometemos erros e que estávamos errados. Somos culpados disso. Em meu nome e no nome da Boeing, sentimos muito. Lamentamos profundamente”, afirmou na altura.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.