Direita deu sinal: está pronta para governar… sem o Chega

1

PSD / Flickr

Luís Montenegro, líder do PSD

Almoço entre Luís Montenegro e Rui Rocha – que falou sobre o “compromisso” entre PSD e IL.

Um almoço num restaurante no Campo Grande, em Lisboa, pode ter sido o início de um novo Governo. Não para já, porque Marcelo não dissolveu o Parlamento, mas os dois intervenientes esperam que seja num futuro próximo.

Luís Montenegro e Rui Rocha almoçaram juntos na quarta-feira. Os líderes de Partido Social Democrata e Iniciativa Liberal conversaram, num almoço que já estava combinado há algum tempo, segundo Rui Rocha – o encontro surgiu no dia seguinte a António Costa não ter aceitado a demissão de João Galamba.

O líder da Iniciativa Liberal disse na SIC Notícias que os dois partidos querem manter o “compromisso da linha de diálogo aberta” e a “comunicação para promover uma solução alternativa em Portugal”.

Não haverá acordos pré-eleitorais. Se ambos chegarem ao Governo juntos, esse acordo será feito depois das eleições legislativas – mas, obviamente, precisam de votos suficientes para isso, algo que a sondagem mais recente não mostrou.

PSD e IL têm uma “visão clara” sobre a sua maior preocupação: Portugal atravessa um momento de “degradação das instituições e dos cenários políticos”.

Rui Rocha reforçou a ideia de que a IL tem uma posição “muito clara” sobre incluir o Chega no Governo: não há acordo com o partido de André Ventura.

“Para além de questões, tem mais a ver com valorações, éticas, que têm a ver com questões de visão da própria sociedade. Nós somos absolutamente contrários a uma visão estadista, que está ligada às soluções populistas, mas é também pragmática. Nós não podemos aceitar uma solução para o país que tenha a instabilidade própria de entendimentos de partidos com essa natureza”, explicou.

Dar sinal a Marcelo

Ainda no rescaldo deste encontro, o jornal Observador sublinha a tese: Montenegro e Rocha quiseram dar um sinal ao presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa – estão prontos para governar.

E, após as repetidas afirmações de Luís Montenegro sobre o afastamento da “extrema-direita”, e nunca do “Chega”, numa ideia colaborada por Rui Rocha, o outro sinal é evidente: o Chega não entra nas contas destes dois partidos.

O almoço e a fotografia de Luís Montenegro e Rui Rocha serviram para isso mesmo: o centro-direita está a organizar-se para chegar ao poder, lê-se no jornal online.

Pelo menos, a ideia é essa antes de se saberem os resultados eleitorais.

ZAP //

1 Comment

  1. O Chega é o bicho papão? Teve erros de governação sem ter governado?
    Os outros é que são o exemplo da democracia…. Sócrates, Costa, Galamba e tantos outros…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.