Dióxido de cloro, a cura falsa (e perigosa) para a covid-19 que o senado da Bolívia já aprovou

Martin Alipaz / EPA

Os sistemas de saúde enfraquecidos de certos países ao redor do mundo levam a que a esperança da cura contra a covid-19 se concentre em produtos “milagrosos” que podem ser fatais. É o caso da Bolívia.

Na Bolívia, há uma substância a ganhar terreno como potencial cura para a covid-19: chama-se Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, sendo que o seu verdadeiro nome é dióxido de cloro, um desinfetante industrial.

As deficiências no sistema de saúde e no sistema político fazem com que esta falsa cura para a covid-19, que pode ter efeitos perigosos, seja promovida na Internet. No caso da Bolívia, uma das câmaras parlamentares já aprovou a sua utilização.

Segundo o Expresso, o senado, controlado pelo Movimento Al Socialismo de Evo Morales, autorizou, “de forma excecional, o fabrico, comercialização, administração e uso da solução de dióxido de cloro para a prevenção e o tratamento do coronavírus”, lê-se no anúncio oficial publicado na página do senado.

“Esta determinação durará enquanto existir o risco de contágio do coronavírus e a produção da solução de dióxido de cloro estará em laboratórios públicos e privados autorizados pelo órgão regulador competente, devendo cumprir as medidas de qualidade e incluir informação que certifique a composição, dosificação, precaução e cuidados na hora de consumir”, acrescenta o documento.

Os cientistas alertam, contudo, que o único cuidado razoável a ter em conta é não tomar dióxido de cloro para tratar doenças, seja covid-19 ou outra qualquer.

Várias instituições internacionais alertaram para o uso perigoso desta substância, mas tal não impediu dez bispos bolivianos de a recomendarem, à semelhança do que diversos grupos religiosos tê feito.

Apesar de o Governo se opor à utilização do dióxido de cloro e de a Agência Estatal de Medicamentos e Tecnologias de Saúde ter alertado para os riscos, a verdade é que os poderes de veto da presidente interina do país, Jeanine Áñez, são limitados.

O Expresso esclarece que mesmo que a câmara baixa acabe por não aprovar a lei ou que a legislação não entre em vigor por outro motivo, é muito provável que o mal esteja feito e continue, num país onde existe uma forte tradição de automedicação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting investiu forte no ataque, mas os golos escasseiam

O Sporting CP marcou apenas 49 golos esta temporada, embora tenha investido 21 milhões de euros na frente de ataque. A saída de Bruno Fernandes foi um duro golpe na capacidade goleadora. Nas últimas duas temporadas, …

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar

Portugal é um dos cinco países da Europa onde a pandemia está a recuar, de acordo com o mais recente relatório do Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC) esta terça-feira divulgado. O …

Ryanair desregulou escalas dos trabalhadores que rejeitaram cortes em Portugal

A Ryanair desregulou o regime de escalas habitual à "pequena minoria" de trabalhadores que recusou os cortes da empresa na sequência da pandemia de covid-19, retirando-lhes qualquer direito a bónus, segundo documentos a que a …

Vieira quer oferecer Bruno Henrique a Jorge Jesus

Embora Jorge Jesus não tenha pedido a contratação de Bruno Henrique, o presidente benfiquista quer comprar o avançado brasileiro como prenda para o novo treinador. Luís Filipe Vieira está a estudar a contratação de Bruno Henrique, …

"Dimensão ética". Presidente do Novo Banco enviou uma carta a Marques Mendes a explicar o seu silêncio

Debaixo de fogo depois de serem reveladas as perdas avultadas relacionadas com a venda da carteira de imóveis do Novo Banco, António Ramalho enviou uma carta a Luís Marques Mendes, comentador da SIC, a explicar …

Ministério Público quer Jorge Jesus a testemunhar contra Rui Pinto

O Ministério Público (MP) quer que o treinador português Jorge Jesus testemunhe em tribunal contra o "pirata informático" Rui Pinto, que esta semana deixou a prisão domiciliária com a obrigação de se apresentar semanalmente à …

Guarda-redes do Atlético de Madrid já não escapa ao Sporting

O Sporting conseguiu, nas últimas horas, ultimar os detalhes do contrato que trará o guarda-redes espanhol António Adán para Alvalade. O jornal desportivo Record avança esta terça-feira que o contrato está a ser ultimado, adiantando que …

Dois agentes da PSP detidos em flagrante por tráfico de cocaína escondida em contentores de bananas

As autoridades portuguesas detiveram em flagrante quatro cidadãos nacionais por tráfico de droga, dois dos quais eram agentes da PSP em Faro. Fonte do gabinete de relações públicas da PSP adiantou à agência Lusa, que …

"Formiga do inferno." Descoberto fóssil preservado em âmbar com 99 milhões de anos

Uma equipa internacional de cientistas encontrou um fóssil preservado em âmbar que ilustra o exato momento em que uma formiga pré-histórica devora a sua presa. De acordo com o artigo científico, publicado recentemente na Current Biology, …

Isabel dos Santos deixa administração da operadora angolana Unitel

A empresária angolana Isabel dos Santos anunciou esta terça-feira que vai deixar o seu lugar na administração da operadora de telecomunicações Unitel. “Após 20 anos dedicados à criação, ao desenvolvimento e ao sucesso da Unitel, optei …