Dióxido de cloro, a cura falsa (e perigosa) para a covid-19 que o senado da Bolívia já aprovou

Martin Alipaz / EPA

Os sistemas de saúde enfraquecidos de certos países ao redor do mundo levam a que a esperança da cura contra a covid-19 se concentre em produtos “milagrosos” que podem ser fatais. É o caso da Bolívia.

Na Bolívia, há uma substância a ganhar terreno como potencial cura para a covid-19: chama-se Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, sendo que o seu verdadeiro nome é dióxido de cloro, um desinfetante industrial.

As deficiências no sistema de saúde e no sistema político fazem com que esta falsa cura para a covid-19, que pode ter efeitos perigosos, seja promovida na Internet. No caso da Bolívia, uma das câmaras parlamentares já aprovou a sua utilização.

Segundo o Expresso, o senado, controlado pelo Movimento Al Socialismo de Evo Morales, autorizou, “de forma excecional, o fabrico, comercialização, administração e uso da solução de dióxido de cloro para a prevenção e o tratamento do coronavírus”, lê-se no anúncio oficial publicado na página do senado.

“Esta determinação durará enquanto existir o risco de contágio do coronavírus e a produção da solução de dióxido de cloro estará em laboratórios públicos e privados autorizados pelo órgão regulador competente, devendo cumprir as medidas de qualidade e incluir informação que certifique a composição, dosificação, precaução e cuidados na hora de consumir”, acrescenta o documento.

Os cientistas alertam, contudo, que o único cuidado razoável a ter em conta é não tomar dióxido de cloro para tratar doenças, seja covid-19 ou outra qualquer.

Várias instituições internacionais alertaram para o uso perigoso desta substância, mas tal não impediu dez bispos bolivianos de a recomendarem, à semelhança do que diversos grupos religiosos tê feito.

Apesar de o Governo se opor à utilização do dióxido de cloro e de a Agência Estatal de Medicamentos e Tecnologias de Saúde ter alertado para os riscos, a verdade é que os poderes de veto da presidente interina do país, Jeanine Áñez, são limitados.

O Expresso esclarece que mesmo que a câmara baixa acabe por não aprovar a lei ou que a legislação não entre em vigor por outro motivo, é muito provável que o mal esteja feito e continue, num país onde existe uma forte tradição de automedicação.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

André Ventura apedrejado por manifestantes em Setúbal

O candidato presidencial do Chega foi esta quinta-feira apedrejado a saída de um comício no Cinema Charlot em Setúbal por algumas dezenas de manifestantes, na sua maioria cidadãos de etnia cigana. O corpo de intervenção da …

Ana Gomes promete encorajar Pedro Nuno Santos a avançar para liderança do PS

A candidata presidencial Ana Gomes prometeu encorajar Pedro Nuno Santos, que na sexta-feira se junta à sua campanha, a avançar para a liderança do PS, quando a questão da sucessão de António Costa se colocar …

Católica prevê queda do PIB de 2% este ano devido ao confinamento

Os economias da Universidade Católica de Lisboa traçaram cenários, sendo que o mais pessimista prevê uma contração de 4% este ano e o mais otimista aponta para um crescimento de 3%. A Universidade Católica de Lisboa …

Empresas podem pedir subsídios a fundo perdido a partir desta quinta-feira

As empresas mais afetadas pela pandemia podem apresentar as suas candidaturas ao Apoiar.pt, um programa de subsídios a fundo perdido, a partir desta quinta-feira. As candidaturas devem ser feitas através do Balcão 2020. Os apoios pedidos …

Centenas de pessoas deram sangue em Lisboa, mas houve quem esperasse 5 horas

Os portugueses responderam bem ao pedido da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue e, em Lisboa, centenas de pessoas fizeram fila para dar sangue. Na terça-feira, a Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (Fepodabes) …

Espanhóis e portugueses interessados na nova PPP do Hospital de Cascais

O concurso internacional para uma nova Parceria Público-Privada (PPP) no Hospital de Cascais atraiu a atenção de interessados portugueses e espanhóis. Em maio do ano passado, o Governo deu a autorização para o lançamento de um …

China impõe sanções a vários responsáveis da administração de Trump

A China impôs esta quinta-feira sanções ao ex-secretário de Estado norte-americano cessante, Mike Pompeo, e a outros funcionários da administração do antigo Presidente, Donald Trump, por "violar" a soberania do país asiático. Uma declaração do Ministério …

Governo fecha estabelecimentos de ensino durante duas semanas. Não vai haver aulas à distância

O primeiro-ministro António Costa anunciou a interrupção de todos as atividades letivas durante os próximos 15 dias devido ao aumento de casos de infeção por covid-19 em Portugal. Em conferência de imprensa depois do Conselho de …

"Não podemos desvalorizar a democracia". No dia mais negro da pandemia, Marisa apela ao voto

A candidata do BE encontrou-se, no Porto, com Camila Gouveia, ama reformada e rosto da luta pela integração das amas da Segurança Social na Função Pública. Marisa Matias lembra que esta foi uma das …

Portugal regista mais 221 mortes (novo máximo) e 13.554 casos de covid-19

Portugal registou esta quinta-feira 221 mortes relacionadas com a covid-19, o maior número de óbitos em 24 horas desde o início da pandemia, e 13.554 casos de infeção com o novo coronavirus, segundo a Direção-Geral …