Diocese espanhola oferece terapia para quem quer deixar de ser homossexual

A diocese de Alcalá de Henares, em Madrid, dispõe de cursos para “curar” a homossexualidade. O governo regional já ordenou uma investigação.

No dia 21 de março, um jornalista espanhol fez-se passar por um “jovem confuso quanto à sua orientação sexual” e recebeu a sua primeira consulta. Segundo o El País, as respostas dadas por uma doutorada em Biologia adensaram as críticas à diocese de Alcalá de Henares.

“A atração não faz justiça ao que significa quando se olha para alguém do mesmo sexo” e, “em última análise, o cérebro responde ao que está habituado” são algumas alegações gravadas, segundo a TSF.

O jornalista infiltrado disse que, além da sessão de “terapia”, recebeu material de leitura para trabalhar em casa, no qual constava o livro “Terapia Reparativa Masculina”, de Joseph Nicolosi, um psiquiatra norte-americano e fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Terapia da Homossexualidade dos Estados Unidos da América.

Os documentos enviados ao jornalista responsável pela investigação, antes da sua sessão de terapia, dão a entender que a homossexualidade se deve à falta de cultivo da masculinidade, provocada por uma má relação com os pais ou abusos sexuais.

A alegada terapeuta, que não é reconhecida pelo Colégio Oficial de Psicólogos, disse ao jornalista infiltrado que “em todo o processo de maturação pessoal aconteceram relações, atos, ausências, sofrimentos, traumas… Que produziram feridas no nosso ser. Haverá complexos, carências e experiências que fazem com que procures e te compares a outros rapazes”.

Depois de ter recebido várias denúncias, o governo regional de Madrid abriu uma investigação para descobrir se a lei contra a homofobia foi violada no bispado de Alcalá de Henares.

O El Diário avançou, esta terça-feira, que esta diocese oferece estes cursos no seu Centro de Orientação Familiar, uma instituição episcopal que presta aconselhamento pessoal, familiar e espiritual às pessoas que o solicitem.

A diocese, que diz em comunicado que “não renuncia a acolher e acompanhar as pessoas que a solicita livremente”, entende que tudo se trata de difamação por parte da imprensa.

Juan Antonio Reig Pla, bispo responsável pela diocese em causa, é já conhecido pelos ataques a homossexuais e a mulheres, tendo até escrito uma carta aberta no site da diocese de Alcalá de Henares em que dá a entender que os homossexuais são mais “vulneráveis” a tornarem-se pedófilos.

De acordo com o Observador, a lei da Comunidade de Madrid prevê “a promoção e realização de terapias deconversão ou reconversão com a finalidade de modificar a orientação sexual ou identidade de género de uma pessoa” como uma infração muito grave.

As infrações muito graves podem resultar em multas entre os 20 mil e os 45 mil euros e “a proibição de aceder a qualquer tipo de ajuda pública da Comunidade de Madrid por um período de até três anos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …