Diocese espanhola oferece terapia para quem quer deixar de ser homossexual

A diocese de Alcalá de Henares, em Madrid, dispõe de cursos para “curar” a homossexualidade. O governo regional já ordenou uma investigação.

No dia 21 de março, um jornalista espanhol fez-se passar por um “jovem confuso quanto à sua orientação sexual” e recebeu a sua primeira consulta. Segundo o El País, as respostas dadas por uma doutorada em Biologia adensaram as críticas à diocese de Alcalá de Henares.

“A atração não faz justiça ao que significa quando se olha para alguém do mesmo sexo” e, “em última análise, o cérebro responde ao que está habituado” são algumas alegações gravadas, segundo a TSF.

O jornalista infiltrado disse que, além da sessão de “terapia”, recebeu material de leitura para trabalhar em casa, no qual constava o livro “Terapia Reparativa Masculina”, de Joseph Nicolosi, um psiquiatra norte-americano e fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Terapia da Homossexualidade dos Estados Unidos da América.

Os documentos enviados ao jornalista responsável pela investigação, antes da sua sessão de terapia, dão a entender que a homossexualidade se deve à falta de cultivo da masculinidade, provocada por uma má relação com os pais ou abusos sexuais.

A alegada terapeuta, que não é reconhecida pelo Colégio Oficial de Psicólogos, disse ao jornalista infiltrado que “em todo o processo de maturação pessoal aconteceram relações, atos, ausências, sofrimentos, traumas… Que produziram feridas no nosso ser. Haverá complexos, carências e experiências que fazem com que procures e te compares a outros rapazes”.

Depois de ter recebido várias denúncias, o governo regional de Madrid abriu uma investigação para descobrir se a lei contra a homofobia foi violada no bispado de Alcalá de Henares.

O El Diário avançou, esta terça-feira, que esta diocese oferece estes cursos no seu Centro de Orientação Familiar, uma instituição episcopal que presta aconselhamento pessoal, familiar e espiritual às pessoas que o solicitem.

A diocese, que diz em comunicado que “não renuncia a acolher e acompanhar as pessoas que a solicita livremente”, entende que tudo se trata de difamação por parte da imprensa.

Juan Antonio Reig Pla, bispo responsável pela diocese em causa, é já conhecido pelos ataques a homossexuais e a mulheres, tendo até escrito uma carta aberta no site da diocese de Alcalá de Henares em que dá a entender que os homossexuais são mais “vulneráveis” a tornarem-se pedófilos.

De acordo com o Observador, a lei da Comunidade de Madrid prevê “a promoção e realização de terapias deconversão ou reconversão com a finalidade de modificar a orientação sexual ou identidade de género de uma pessoa” como uma infração muito grave.

As infrações muito graves podem resultar em multas entre os 20 mil e os 45 mil euros e “a proibição de aceder a qualquer tipo de ajuda pública da Comunidade de Madrid por um período de até três anos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

ADN herdado dos neandertais pode aumentar o risco de covid-19

Uma nova investigação concluiu que um segmento de ADN herdado dos neandertais presente em alguns humanos pode aumentar o risco de covid-19. De acordo com o estudo levado a cabo por cientistas da Alemanha e …

Ricardo Salgado vai ser acusado de liderar organização criminosa dentro do BES

O Ministério Público (MP) prepara-se para acusar Ricardo Salgado de liderar uma associação criminosa enquanto esteve à frente do Grupo Espírito Santo (GES), avança o jornal Público este sábado. De acordo com o matutino, esta …

FC Pingzau: O clube que sonha com a Champions e que também pode ser seu por 500 euros

Deter parte de um clube com aspirações à Liga dos Campeões é possível e já pode fazê-lo por apenas 500 euros.O FC Pingzau é o clube austríaco detido por adeptos com o objetivo de chegar …

Uma pitada de poeira de rocha pode ajudar a evitar alterações climáticas catastróficas

O uso de poeira de rocha na agricultura traz não só vantagens para a colheita, mas também para o ambiente. Esta técnica permite uma remoção eficiente do dióxido de carbono. Espalhar poeira de rocha nos terrenos …

ANA avança com plano de "saídas voluntárias"

A ANA, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com "um plano de saídas voluntárias", no âmbito do redimensionamento das equipas. A ANA - Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos nacionais, vai avançar com “um plano de …

Cientistas detetaram estranhos objetos astronómicos circulares (e não fazem ideia do que são)

Recorrendo a telescópios, uma equipa de astrofísicos detetou quatro estranhos objetos astronómicos. Foram encontrados nos comprimentos de onda de rádio e são circulares e mais brilhantes do que as suas bordas. Estes estranhos e inesperados …

Especialista alerta sobre possíveis vírus extraterrestres que podem chegar à Terra em futuras missões

O cientista e antigo colaborador da NASA Scott Hubbard alertou para a possível chegada de vírus extraterrestres à Terra em futuras missões espaciais, notando que o interesse pela exploração do Espaço tem aumentado. O antigo …

Covid-19. A morada e a cor da pele são um fator de risco no Brasil

Enquanto que na Europa a idade é um fator de risco da covid-19, no Brasil, o sítio onde moram e a cor da sua pele definem essa fronteira entre os que têm maior ou menor …

Lagos dos Estados Unidos estão a ficar cobertos de verde. Nem os mais remotos escapam

Vários lagos montanhosos dos Estados Unidos estão a tornar-se verdes devido ao crescimento de algas que prosperam por causa das alterações climáticas, concluiu um estudo conduzido por cientistas da Universidade do Colorado. De acordo com a …

No Algarve, metade dos casos de infeção resultaram de transmissão social

Um estudo apresentado na última reunião do Infarmed, em Lisboa, veio estabelecer uma relação entre a propagação do vírus no Algarve e o fator social. De acordo com o estudo, apresentado na última reunião do Infarmed, …