Diocese espanhola oferece terapia para quem quer deixar de ser homossexual

A diocese de Alcalá de Henares, em Madrid, dispõe de cursos para “curar” a homossexualidade. O governo regional já ordenou uma investigação.

No dia 21 de março, um jornalista espanhol fez-se passar por um “jovem confuso quanto à sua orientação sexual” e recebeu a sua primeira consulta. Segundo o El País, as respostas dadas por uma doutorada em Biologia adensaram as críticas à diocese de Alcalá de Henares.

“A atração não faz justiça ao que significa quando se olha para alguém do mesmo sexo” e, “em última análise, o cérebro responde ao que está habituado” são algumas alegações gravadas, segundo a TSF.

O jornalista infiltrado disse que, além da sessão de “terapia”, recebeu material de leitura para trabalhar em casa, no qual constava o livro “Terapia Reparativa Masculina”, de Joseph Nicolosi, um psiquiatra norte-americano e fundador da Associação Nacional de Pesquisa e Terapia da Homossexualidade dos Estados Unidos da América.

Os documentos enviados ao jornalista responsável pela investigação, antes da sua sessão de terapia, dão a entender que a homossexualidade se deve à falta de cultivo da masculinidade, provocada por uma má relação com os pais ou abusos sexuais.

A alegada terapeuta, que não é reconhecida pelo Colégio Oficial de Psicólogos, disse ao jornalista infiltrado que “em todo o processo de maturação pessoal aconteceram relações, atos, ausências, sofrimentos, traumas… Que produziram feridas no nosso ser. Haverá complexos, carências e experiências que fazem com que procures e te compares a outros rapazes”.

Depois de ter recebido várias denúncias, o governo regional de Madrid abriu uma investigação para descobrir se a lei contra a homofobia foi violada no bispado de Alcalá de Henares.

O El Diário avançou, esta terça-feira, que esta diocese oferece estes cursos no seu Centro de Orientação Familiar, uma instituição episcopal que presta aconselhamento pessoal, familiar e espiritual às pessoas que o solicitem.

A diocese, que diz em comunicado que “não renuncia a acolher e acompanhar as pessoas que a solicita livremente”, entende que tudo se trata de difamação por parte da imprensa.

Juan Antonio Reig Pla, bispo responsável pela diocese em causa, é já conhecido pelos ataques a homossexuais e a mulheres, tendo até escrito uma carta aberta no site da diocese de Alcalá de Henares em que dá a entender que os homossexuais são mais “vulneráveis” a tornarem-se pedófilos.

De acordo com o Observador, a lei da Comunidade de Madrid prevê “a promoção e realização de terapias deconversão ou reconversão com a finalidade de modificar a orientação sexual ou identidade de género de uma pessoa” como uma infração muito grave.

As infrações muito graves podem resultar em multas entre os 20 mil e os 45 mil euros e “a proibição de aceder a qualquer tipo de ajuda pública da Comunidade de Madrid por um período de até três anos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fernando Pimenta conquista medalha de prata em K1 1000

O canoísta português conquistou, esta quarta-feira, a medalha de prata na prova de K1 1000 dos II Jogos Europeus, elevando para 10 o número de pódios de Portugal em Minsk, igualando Baku 2015. Na central pista …

Cientista revela por que os mosquitos só picam algumas pessoas

O cientista Joop van Loon revelou o motivo pelo qual os mosquitos costumam picar mais algumas pessoas do que outras. De acordo com o especialista, são os compostos químicos presentes na pele dos humanos que …

ESA prepara-se para intercetar pela primeira vez um cometa puro

A Agência Espacial Europeia (ESA) desenvolveu um projeto que visa intercetar um cometa puro - um corpo celeste que nunca passou pelo Sistema Solar -, quando este se aproximar da órbita da Terra em meados …

Astrónomos encontraram uma nova (e surpreendente) cratera em Marte

Marte não se "magoa" facilmente mas, quando acontece, o resultado pode ser quase comparado a uma obra de arte. Uma cratera, descoberta em abril pela sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), é a prova disso. Notável não só …

Elon Musk alerta: Civilização pode colapsar daqui a 30 anos

De acordo com Elon Musk, uma "bomba populacional" vai surgir nas próximas décadas, quando uma população mundial cada vez mais idosa chocar com a queda das taxas de natalidade em todo o mundo. Esta não é …

O mundo árabe está menos religioso. Mas continua homofóbico

Há cada vez mais árabes que dizem não ter religião. Esta é a principal conclusão de uma grande sondagem feita a mais de 25 mil cidadãos de países árabes pelo centro de pesquisa Arab Network …

Tina morreu durante 27 minutos e foi ressuscitada 8 vezes. Quando acordou, escreveu "é real"

Uma mulher norte-americana entrou em paragem cardíaca em fevereiro de 2018 quando se preparava para fazer uma caminhada com o seu marido Brian. Depois de desmaiar, Brian ressuscitando-a duas vezes antes de os paramédicos chegarem para …

"Homem-árvore" pede que as suas mãos sejam amputadas

Abul Bajandar, um homem de 28 anos do Bangladesh conhecido como "Homem-árvore" devido às incomuns verrugas que nascem nos seus membros, pediu que as suas mãos fossem amputadas para aliviar as dores insuportáveis.  Bajandar sofre de …

EUA. Senadores republicanos do Oregon fogem para não aprovar lei ambiental

Senadores estaduais do Oregon, nos Estados Unidos (EUA), encontram-se a monte desde quinta-feira para não votarem uma lei ambiental. Procurados pela polícia, voltaram este domingo a faltar a uma sessão legislativa, impedindo que haja quórum …

O planeta enfrenta um "apartheid climático"

O planeta está confrontado com um “'apartheid' climático”. De um lado, os ricos que se podem adaptar melhor às alterações climáticas, e do outro, os pobres que vão sofrer mais, disse esta segunda-feira um especialista …