Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

Georgi Licovski / EPA

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no mundo.

Um dos países europeus na vanguarda em matéria de vacinação da população, com 1,3 milhões de pessoas totalmente imunizadas com duas doses em sete milhões de habitantes, a Sérvia quer relançar a campanha de vacinação, numa altura em que o interesse público diminui.

“Todos aqueles que já receberam uma ou duas doses e todos aqueles que vão ser vacinados com pelo menos uma dose até 31 de maio vão receber 3.000 dinares (25 euros)”, afirmou Vucic, numa intervenção na televisão local.

O Presidente disse ainda esperar que quase três milhões de pessoas sejam vacinadas até ao final de maio, com pelo menos uma dose da vacina.

O país dos Balcãs comprou milhões de doses de vacinas, tanto de laboratórios ocidentais como dos concorrentes chineses e russos. No final de março, as autoridades chegaram a convidar cidadãos de países da região balcânica para irem à Sérvia ser vacinados.

As autoridades querem que esta nova iniciativa “recompense as pessoas que demonstraram responsabilidade”, segundo Vucic. Além disso, o Presidente anunciou que os funcionários do setor público que não foram vacinados não vão poder receber indemnização por baixa médica se a mesma for devido à covid-19.

“Ainda não vi na literatura médica alguém ser pago para ser vacinado contra a covid-19. Poderíamos, portanto, ser não só os primeiros da Europa, mas também do mundo”, afirmou o epidemiologista sérvio Zoran Radovanovic, em declarações à agência France-Presse.

Noutros países, algumas empresas oferecem regalias aos funcionários por aceitarem ser vacinados contra a covid-19. No entanto, Radovanovic acredita que usar dinheiro como incentivo para a vacinação pode ser uma faca de dois gumes.

“Isso vai forçar certas pessoas que vivem em pobreza extrema a vacinarem-se, mas vai causar resistência noutras. A lógica é a seguinte: se o Estado me paga para fazer algo e me diz que é para o meu bem, então há algo duvidoso”, alertou o especialista.

A Sérvia já contabilizou mais de 694.000 casos de covid-19 e 6.456 mortes devido ao vírus.

Restaurante sérvio agradece a vacinados com pratos gratuitos

O país está empenhado em que a população adira à campanha de vacinação, e para além dos pagamentos do Governo, há particulares que também querem ajudar a estimular a vacinação.

Segundo o Notícias ao Minuto, quem tomar a vacina contra a covid-19 na cidade sérvia de Kragujevac recebe um prato de comida gratuito, num restaurante local, que pode ser boi assado ou goulash de caça selvagem.

Stavro Raskovic, proprietário do estabelecimento, ofereceu os pratos populares aos habitantes locais de forma a promover a vacinação e fazer campanha pela reabertura total dos restaurantes, cafés e bares do país.

De acordo com o comerciante, as medidas para combater a pandemia e as restrições parciais levaram o restaurante Biblioteka kod Milutina quase à beira do abismo.

“O nosso comércio e restauração foram particularmente atingidos e se esta vacinação é a saída, então queremos contribuir”, referiu.

Depois da medida ser anunciada, dezenas de pessoas fizeram fila para obter a vacina e um dos pratos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Compromisso renovado da América". Cimeira da NATO em Bruxelas conta com a presença de Joe Biden

Os chefes de Estado e de Governo da NATO reúnem-se esta segunda-feira em Bruxelas para renovar os votos com a defesa coletiva e reforçar o compromisso de futuro da aliança transatlântica. Será o primeiro encontro com …

"Pior que os comunistas". Iniciativa Liberal arrasado após arraial de Santo António

O arraial de Santo António organizado pelo partido Iniciativa Liberal (IL), em Lisboa, levantou uma onda de críticas. Há quem fale em "tolice completa" e Rui Rio diz que ainda foi "pior que os comunistas", …

"Europa sem barreiras". Costa assina certificado digital que começa a ser emitido já esta semana

O primeiro-ministro, António Costa, considerou esta segunda-feira que o certificado covid-19 da União Europeia (UE) para facilitar a circulação cria uma “oportunidade de viajar em liberdade e em segurança”, avisando que se devem manter algumas …

Debandada de ingleses não fez baixar os preços no Algarve (que até podem subir)

Os preços dos alojamentos no Algarve não baixaram, apesar da debandada de turistas ingleses após Portugal ter saído da lista verde do Reino Unido. Ainda assim, a taxa de ocupação chegou mesmo aos 85% em vários …

Segurança Social transferiu 788 mil euros por engano. Conta de desempregado bloqueada

A Segurança Social enganou-se e transferiu 788 mil euros para a conta de um beneficiário de subsídio de desemprego. A transferência fez disparar alerta no sistema bancário, dando origem a processo por abuso de confiança …

Djokovic vence em Roland Garros, mas Tsitsipas teve uma palavra a dizer

O tenista sérvio Novak Djokovic impôs-se ao grego Stefanos Tsitsipas na final de Roland Garros e conquistou, pela segunda vez na carreira, o título do segundo 'major' da temporada, que terminou hoje em Paris. O número …

Boris Johnson deverá anunciar hoje adiamento do desconfinamento em Inglaterra

A última fase de desconfinamento estava prevista para 21 de junho, mas deverá ser adiada para 19 de julho em Inglaterra. O primeiro-ministro britânico deverá anunciar a decisão oficial em conferência de imprensa. O desconfinamento em …

Variante Delta deverá tornar-se dominante em Portugal (mas “não há razões para alarme")

A variante Delta está a crescer exponencialmente no Reino Unido. Em Portugal também já há "transmissão comunitária" e devido à elevada capacidade de transmissão é provável que este número cresça. Conhecida como Delta, a nova variante …

Sporting vence na Luz e sagra-se campeão português de futsal

O Sporting sagrou-se hoje campeão português de futsal pela 16.ª vez, ao vencer em casa do Benfica, que defendia o título, por 6-2, no quarto jogo da final. Pauleta (10 minutos), Tomás Paço (10), Pany Varela …

Centro-esquerda vence eleições regionais no Chile e conquista capital

O centro-esquerda chileno foi o grande vencedor da segunda volta das eleições regionais de domingo, conquistando a maioria dos cargos de governador, incluindo o de Santiago do Chile, quando estão contados 99,9% dos votos. A coligação …