Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Bax Lindhardt Denmark Out / EPA

Peter Madsen

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim Wall, quando este já cumpria a sentença.

Durante os primeiros 10 anos de prisão, os contactos desses reclusos – por carta, telefone ou ‘online’ -, serão limitados a pessoas que já conheciam antes de serem condenados, segundo a legislação apresentada pelo governo, avançou esta sexta-feira o Guardian.

“Vimos exemplos desagradáveis ​​nos últimos anos de reclusos que cometeram crimes hediondos, contactando jovens para ganhar a sua simpatia e atenção”, disse o ministro da Justiça, Nick Hækkerup. “Isso deve ser interrompido”, sublinhou.

O projeto de lei, apoiado pela oposição e que deverá entrar em vigor em janeiro, impedirá que esses reclusos publiquem livremente sobre os seus crimes nas redes sociais ou falem sobre em ‘podcasts’. Atualmente, podem escrever, ligar e receber visitas de pessoas que não conheciam antes de serem presos e partilhar detalhes dos seus crimes ‘online’.

Madsen, que assassinou e desmembrou Wall em 2017, conseguiu estabelecer relações com pelo menos duas mulheres enquanto estava na prisão. Condenado por homicídio premeditado, agressão sexual agravada e profanação de cadáver, apenas confessou o assassinato num documentário, exibido no ano passado.

Em 2020, se casou com Jenny Curpen, de 39 anos, uma artista russa que vive na Finlândia, após correspondência e visitas, iniciadas depois de ter sido condenado, em abril de 2018. Mantinha também um relacionamento por telefone e por escrito com Cammilla Kürstein, que o contactou pela primeira vez quando tinha 17 anos, em 2017.

Wall foi vista viva pela última vez a 10 de agosto de 2017. O tronco desmembrado foi encontrado a flutuar na costa de Copenhaga, 10 dias após o seu desaparecimento. A cabeça, pernas e roupas foram encontradas em outubro.

  Taísa Pagno //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Von der Leyen já discutiu com comissários possíveis respostas à Polónia

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, apresentou esta quarta-feira ao seu colégio de comissários possíveis respostas ao recente acórdão do Tribunal Constitucional polaco que coloca em causa a primazia do direito comunitário. A comissária …

Polícia espanhola detém cinco presumíveis jihadistas em Barcelona e Madrid

A Polícia espanhola anunciou hoje a detenção em Barcelona e Madrid de cinco presumíveis jihadistas, entre eles o suposto cabecilha que recrutou os demais entre um grupo de jovens delinquentes, quando procuravam comprar uma metralhadora …

Direção de Rio propõe diretas a 4 de dezembro e congresso em janeiro

A direção do PSD propôs hoje que as eleições diretas para escolher o presidente do partido se realizem em 04 de dezembro, com eventual segunda volta uma semana depois, dia 11, e o Congresso entre …

Atleta olímpica assassinada aos 25 anos

Agnes Jebet Tirop tinha apenas 25 anos e foi encontrada morta em casa. Marido terá esfaqueado Tirop. Dia de luto no Qúenia e no atletismo mundial: Agnes Jebet Tirop foi assassinada, tendo sido encontrada morta nesta …

"Erro terrível". Cemitério enterra neonazi em sepultura que tinha pertencido a um judeu

A Igreja Evangelista já admitiu que foi "um erro terrível" enterrar um conhecido neonazi na sepultura que anteriormente pertenceu a um judeu. Henry Hafenmayer foi enterrado na passada sexta-feira no cemitério de Südwestkirchhof Stahnsdorf. O neonazi, e …

Carlos do Paulo deixa de ser advogado de João Rendeiro

Ex-banqueiro, que se encontra em fuga à justiça portuguesa, deixa de ser defendido por Carlos do Paulo e volta a ser representado por Joana Fonseca que o defendeu no último julgamento. Segundo noticia o Expresso, esta …

Jack Ma volta a ser visto em Hong Kong

O fundador do Grupo Alibaba, Jack Ma, longe dos olhares do mundo desde o final do ano passado, está agora em Hong Kong e tem-se encontrado com parceiros de negócios nos últimos dias. Jack Ma tem …

Marcelo acredita na aprovação do OE2022, mas não descarta cenário de eleições antecipadas

O Presidente da República alertou hoje que um eventual chumbo do Orçamento do Estado para 2022 "muito provavelmente" conduziria à dissolução do parlamento e a eleições antecipadas, com "seis meses de paragem na vida nacional". Em …

Pandora Papers. Morais Sarmento corrige a declaração de rendimentos e património no TC

Nuno Morais Sarmento, vice-presidente de Rui Rio, pediu ao Tribunal Constitucional que sejam acrescentadas as participações sociais que tem em três empresas moçambicanas. De acordo com o jornal Expresso, a alteração surge na sequência dos Pandora …

Pegadas mais antigas de pré-humanos identificadas em Creta

As pegadas mais antigas já conhecidas de pré-humanos foram encontradas na ilha de Creta, na Grécia, e têm pelo menos seis milhões de anos. As pegadas em questão foram descobertas, em 2017, perto da aldeia de …