Dinamarca inaugura primeira estátua em homenagem às mulheres negras

(dr) akindelephant / Instagram

Mary Thomas ou “Queen Mary”

Mary Thomas tornou-se a primeira mulher negra a ser representada numa estátua na Dinamarca. A obra é da autoria da artista plástica La Vaughn Belle.

Dona de uma pequena minoria de homens e mulheres negros, a Dinamarca foi palco de uma atitude inspiradora. Com o objetivo de honrar o legado de Mary Thomas, uma artista plástica ergueu uma estátua com mais de sete metros de altura da .

Também conhecida por “Queen Mary”, esta foi uma das três mulheres eternizadas como rainhas que, em 1878, lideraram o movimento batizado de “Fireburn” nas Ilhas Virgens Americanas, na altura comandadas pelo país dinamarquês.

Considerada a maior revolta trabalhista da história da Dinamarca, o acontecimento resultou na destruição de 50 plantações de cana-de-açúcar, a maioria delas nas cidades de Frederiksted e St. Croix.

A revolta aconteceu em função de uma lei que, além de ignorar o fim da escravidão, impedia que os trabalhadores negros das plantações pudessem negociar melhores salários.

A post shared by Yinka (@akindelephant) on

Inspirada na famosa fotografia do líder e co-fundador do Partido dos Panteras Negras, Huey P. Newton, o monumento agora inaugurado em Copenhaga retrata Mary Thomas sentada num trono com uma tocha numa mão e uma ferramenta usada para cortar cana-de-açúcar na outra.

A estátua passa uma sensação de imponência e liderança e é a primeira de uma mulher negra num país dominado por figuras brancas. O trabalho é da autoria da artista plástica La Vaughn Belle, nascida em Trinidad e Tobago, que garante que “o projeto chega ao país para transformar a memória e o pensamento coletivo na Dinamarca”.

A inauguração simbólica marcou o encerramento da celebração anual para recordar a venda das Ilhas Virgens aos EUA em março de 1917 por cerca de 25 milhões de dólares.

A Dinamarca proibiu oficialmente o tráfico de escravos em 1792, contudo, a medida foi ignorada até meados de 1848. Apenas onze anos depois teve um ponto final, muito por causa da revolta comandada por Mary Thomas.

ZAP // Hypeness

PARTILHAR

RESPONDER

Criança com anemia aplástica grave submetido a transplante inédito em Portugal

Um menino de quatro anos com anemia aplástica grave foi submetido a um transplante com células estaminais de sangue do próprio cordão umbilical, um tratamento inédito em Portugal realizado no Instituto Português de Oncologia (IPO) …

Renováveis baixaram fatura da luz em 2,4 mil milhões na última década

A produção de eletricidade a partir de fontes renováveis permitiu ao sistema elétrico português acumular uma poupança de 2,4 mil milhões de euros ao longo dos últimos 10 anos. Esta é a principal conclusão de um …

Constitucional chumba barrigas de aluguer pela segunda vez

O Tribunal Constitucional chumbou, esta quarta-feira, pela segunda vez, o diploma do Parlamento sobre gestação de substituição, depois de um chumbo no ano passado. O BE apresentou uma proposta em que se previa "que a gestante …

Furacão Humberto ganha força a caminho das Bermudas

O furacão Humberto aumentou de intensidade nas últimas horas e atingiu a categoria 3 a caminho das Bermudas, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC) nesta quarta-feira. O terceiro furacão da temporada no Atlântico, …

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …