Dinamarca será primeiro país a usar aviões elétricos nas Forças Armadas

(dr) Envato Elements

O Ministério da Defesa dinamarquês anunciou a aquisição de dois aviões Pipistrel Velis Electro. O país é pioneiro na incorporação de aviões elétrico nas Forças Armadas.

Na quinta-feira, dia 3 de junho, o Ministério da Defesa da Dinamarca anunciou que será o primeiro país do mundo a utilizar aviões elétricos nas Forças Armadas, como parte da transição para a tecnologia verde, refere a AP.

O país adquiriu dois aviões Velis Electro, produzidos pela empresa eslovena Pipistrel e arrendados à empresa francesa Green Aerolease.

Os aviões, com capacidade para dois tripulantes, são 100% livre de emissões e são tão silenciosos que o seu ruído é de aproximadamente 60 dB, o que equivale ao barulho de uma conversa entre duas pessoas.

As operações serão complementadas pela aeronave Saab T-17 Supporter – atual avião de treino das Forças Armadas dinamarquesas. Os militares esperam receber as novas aeronaves até o final de 2021.

“Todos nós temos a responsabilidade de contribuir para a resolução do problema da mudança climática. Isto também se aplica à Defesa. É por isso que decidimos adquirir aviões elétricos […] A experiência da sua utilização será importante para futuras aquisições de equipamentos”, afirmou a ministra da Defesa, Trine Bramsen.

Em maio, o ministério da defesa dinamarquês anunciou um plano para reduzir as suas emissões, mas que até agora consistia sobretudo em equipar edifícios e navios com lâmpadas LED e encorajar à biodiversidade em bases militares.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia encerra escritório do canal de televisão Al-Jazeera na Tunísia

A polícia encerrou esta segunda-feira o escritório em Tunes do Catar Al-Jazeera, depois de expulsar todos os jornalistas das suas instalações, disse o diretor do canal televisivo, Lotfi Hajji, à agência de notícias France-Presse (AFP). "Cerca …

Oito semanas é o intervalo "ideal" para aumentar eficácia da vacina da Pfizer

Estudo desenvolvido pelo Department of Health and Social Care (DHSC) comparou os resultados obtidos com um intervalo de 4 semanas (como é feito em Portugal) e um intervalo de 10 semanas. Os resultados sugerem que …

Afinal, receitas escritas à mão são válidas por mais um ano

Médicos já não podiam passar receitas escritas à mão desde 30 de junho, mas agora o Governo prolongou essa possibilidade até 30 de junho de 2022. De acordo com a TSF, o Governo decidiu prolongar até …

Groundforce garante pagamento atempado dos salários de julho

A Groundforce comunicou esta segunda-feira aos trabalhadores que, depois da garantia do Governo de que a TAP irá pagar os serviços de junho antes do processamento salarial, a empresa terá condições para o pagamento atempado …

Tunísia. Presidente demite primeiro-ministro e suspende parlamento

As autoridades tunisinas cercaram o parlamento esta segunda-feira, após o Presidente do país, Kais Saied, suspender o parlmanento e demitir o primeiro-ministro, Hichem Mechichi, devido aos protestos que decorrem no país, cujo o foco são …

Galp critica Governo. Relatório sobre margens na venda de combustíveis está “cheio de erros”

O presidente executivo da Galp criticou esta segunda-feira o relatório da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE) que foi a base para o Governo avançar com um diploma para limitar as margens na comercialização …

Fim da missão de combate dos EUA no Iraque é anunciado esta segunda-feira

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro do Iraque, Mustafa al-Kadhimi, devem anunciar esta segunda-feira um acordo para pôr fim à missão de combate norte-americana no Iraque até ao final do ano. De …

Marcelo vai-se encontrar com Lula, Fernando Henrique, Temer e Bolsonaro

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, vai encontrar-se com os antigos presidentes do Brasil Lula da Silva, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer, em São Paulo, e será recebido pelo Presidente brasileiro, Jair …

Lagoa na Patagónia fica cor-de-rosa devido à poluição

Uma lagoa no sul da Argentina tornou-se cor-de-rosa. Este fenómeno é impressionante, mas assustador, já que os especialistas e defensores do ambiente o atribuem à poluição por um produto químico utilizado para preservar os camarões …

Novo aumento de internados em Portugal, mais 1.610 infeções e nove mortes

Portugal registou esta segunda-feira 1.610 novos casos de infeção por covid-19 e mais nove mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal …