/

Dinamarca será primeiro país a usar aviões elétricos nas Forças Armadas

(dr) Envato Elements

O Ministério da Defesa dinamarquês anunciou a aquisição de dois aviões Pipistrel Velis Electro. O país é pioneiro na incorporação de aviões elétrico nas Forças Armadas.

Na quinta-feira, dia 3 de junho, o Ministério da Defesa da Dinamarca anunciou que será o primeiro país do mundo a utilizar aviões elétricos nas Forças Armadas, como parte da transição para a tecnologia verde, refere a AP.

O país adquiriu dois aviões Velis Electro, produzidos pela empresa eslovena Pipistrel e arrendados à empresa francesa Green Aerolease.

Os aviões, com capacidade para dois tripulantes, são 100% livre de emissões e são tão silenciosos que o seu ruído é de aproximadamente 60 dB, o que equivale ao barulho de uma conversa entre duas pessoas.

As operações serão complementadas pela aeronave Saab T-17 Supporter – atual avião de treino das Forças Armadas dinamarquesas. Os militares esperam receber as novas aeronaves até o final de 2021.

“Todos nós temos a responsabilidade de contribuir para a resolução do problema da mudança climática. Isto também se aplica à Defesa. É por isso que decidimos adquirir aviões elétricos […] A experiência da sua utilização será importante para futuras aquisições de equipamentos”, afirmou a ministra da Defesa, Trine Bramsen.

Em maio, o ministério da defesa dinamarquês anunciou um plano para reduzir as suas emissões, mas que até agora consistia sobretudo em equipar edifícios e navios com lâmpadas LED e encorajar à biodiversidade em bases militares.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.