A Dinamarca caiu perante os “socceroos” australianos. O culpado? Um bilhete

Abir Sultan / EPA

A Austrália interceptou um bilhete que teria anotações tácticas da equipa dinamarquesa e isso pode ter ajudado a carimbar o seu apuramento.

Apesar de ser uma equipa que muitos esperavam que pudesse ir longe no Mundial após as boas performances no último Euro e na Liga das Nações, a Dinamarca acabou mesmo por ficar pelo caminho e falhou a qualificação para os oitavos, após a derrota por 1-0 frente à Austrália.

No meio de muitos comentários sobre a performance de ambas as equipas, há um detalhe que parece estar a passar despercebido e que pode ter sido decisivo para o desfecho do jogo.

Aos 70 minutos e já com a Austrália na frente no marcador, a Dinamarca meteu toda a carne no assador e fez duas substituições que deram mais força ao seu ataque — Robert Skov e Andreas Cornelius.

Os dois jogadores levaram consigo bilhetes que, presumivelmente, tinham anotações sobre as mudanças tácticas que a equipa devia fazer na busca pela vitória nos últimos 20 minutos do jogo. Skov entregou um dos papéis a Christian Eriksen, que capitaneou a formação nórdica, relata o Yahoo Sport Australia.

O comentador inglês Jonathan Pearce reparou no que se estava a passar e até sugeriu que os australianos tentassem roubar o papel aos dinamarqueses. “Se eu fosse um jogador australiano, teria corrido atrás de Skov e arrancado aquele bilhete das suas mãos, já vi isso a acontecer antes”, sugeriu.

E parece que os australianos acabaram por seguir o seu conselho e interceptaram o papel. Menos de dois minutos depois, a equipa técnica dos “socceroos” australianos parecia ter o bilhete e estava a analisá-lo.

O conteúdo do papel pode mesmo ter sido determinante no seguimento do jogo. Cerca de três minutos depois de o bilhete chegar às mãos dos australianos, o técnico Graham Arnold fez uma substituição, levando a jogo o defesa central Bailey Wright e retirando o médio atacante Riley McGree.

A equipa australiana também mudou a sua formação para um mais defensivo 5-4-1, que bastou para proteger a sua vantagem de um golo e garantir o apuramento.

Este incidente já está a ser comparado às proezas do guarda-redes Andrew Redmayne durante o play-off de apuramento para o Mundial, em que a Austrália derrotou o Peru nos penáltis.

Na preparação para as grandes penalidades, Redmayne roubou as anotações que o guarda-redes do Peru tinha com detalhes sobre cada um dos batedores da Austrália. É mais um caso que comprova que o futebol não se resume só às quatro linhas.

Adriana Peixoto, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.