Dinamarca e Alemanha terão impedido ataque terrorista em operação conjunta

Filip Singer / EPA

Dinamarca e Alemanha afirmaram esta sexta-feira que impediram um possível atentado terrorista islamita no âmbito de uma operação conjunta que desencadeou mais de uma dezena de detenções nos dois países, esclarecendo, porém, que o potencial ataque não estaria iminente.

Numa conferência de imprensa conjunta realizada na sede dos serviços de informações dinamarqueses (PET), a equipa de investigação dinamarquesa afirmou acreditar que o potencial ataque teria como alvo a Dinamarca ou a Alemanha.

Componentes e produtos para fabricar explosivos, bem como armas, foram encontrados durante buscas ocorridas no âmbito da operação policial conjunta, segundo explicou o chefe das operações dos serviços de informações da polícia dinamarquesa, Flemming Dreyer, que esclareceu ainda que os elementos encontrados, nomeadamente os químicos, não tinham sido ainda manuseados, o que sugere que o ataque não estaria iminente.

Encontrámos os ingredientes para fazer uma bomba. Acreditamos que não houve uma ameaça imediata, nada tinha sido montado ou misturado. Mas não somos ingénuos e não estamos a excluir nada”, afirmou o investigador dinamarquês.

Na quinta-feira, o Ministério Público da região alemã da Saxónia-Anhalt divulgou que três irmãos sírios, suspeitos de preparar um atentado terrorista com explosivos, tinham sido detidos nos últimos dias na Alemanha e na Dinamarca.

Segundo as autoridades alemãs, dois deles foram detidos no passado fim de semana na Dinamarca e o terceiro em Hesse (região centro da Alemanha).

Os três homens, com idades compreendidas entre os 33 anos e os 40 anos, são suspeitos de preparar “um ato de grave violência que coloca o Estado em perigo”, referiram ainda as autoridades da Saxónia-Anhalt.

“Os nossos serviços de segurança evitaram novamente um ataque terrorista islâmico”, disse hoje o ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, declarando ainda que os três irmãos detidos “estavam a preparar presumivelmente um ataque na Europa”.

Segundo o Ministério Público alemão, as forças policiais conseguiram localizar os três irmãos sírios através de encomendas online, realizadas em janeiro, de produtos químicos que podem ser utilizados na composição de um explosivo.

A polícia também realizou buscas domiciliárias, incluindo numa casa na cidade alemã de Dessau, onde foram encontrados “10 quilos de pólvora negra”.

Por sua vez, os serviços de informações dinamarqueses confirmaram a detenção de 13 pessoas, oito homens e cinco mulheres, durante uma operação conduzida no último fim de semana num grande subúrbio da capital dinamarquesa, Copenhaga.

“A operação teve lugar devido a suspeitas de preparação de um ataque terrorista motivado pelo islamismo militante”, confirmaram esta sexta-feira os serviços de informações dinamarqueses.

Uma bandeira do grupo autoproclamado Estado Islâmico (EI) foi encontrada durante as buscas no território dinamarquês, de acordo com as autoridades locais. Esta informação já tinha sido avançada na quinta-feira pelo título alemão Der Spiegel.

Na Dinamarca, sete pessoas foram colocadas em prisão preventiva por suspeita “de planeamento de um ou de mais ataques terroristas ou de participação numa tentativa de ato terrorista”. As restantes seis pessoas foram detidas por motivos ainda não especificados.

Segundo a imprensa local, o grupo de detidos é composto por homens e por mulheres.

As autoridades da Alemanha continuam em estado de alerta em relação à ameaça islamita no país, nomeadamente desde um ataque ocorrido em Berlim em dezembro de 2016, que fez 12 mortos, que foi reivindicado pelo grupo extremista EI. Foi o ataque jihadista mais mortífero cometido em solo alemão.

Desde 2009, as autoridades alemãs já impediram 17 tentativas de atentados terroristas, a maioria desde o ataque de 2016, de acordo com o Ministério do Interior alemão.

  // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Extinto incêndio no Hospital CUF Descobertas em Lisboa e sem necessidade de evacuar edifício

O incêndio que deflagrou hoje, pelas 12:20, no Hospital CUF Descobertas, no Parque das Nações, em Lisboa, foi extinto pelas 12:50, e não houve necessidade de evacuar o edifício, disse à Lusa fonte do Regimento …

Infarmed alerta para dois sites de venda ilegal de medicamentos

A Autoridade Nacional do Medicamento afirma que não é possível assegurar a qualidade, eficácia, segurança e autenticidade dos fármacos adquiridos em dois websites ilegais de venda de medicamentos. O Infarmed alertou esta terça-feira para a existência …

Julian Reichelt, ex-diretor do jornal alemão Bild

Diretor do jornal alemão Bild despedido por "conduta inapropriada"

Julian Reichelt, diretor do jornal alemão Bild, foi demitido com efeito imediato por “conduta inapropriada”, anunciou a empresa de comunicação social Axel Springer, detentora do jornal mais vendido da Alemanha. O diretor do jornal alemão Bild, …

“Não acho que o CDS esteja a viver uma crise interna”, diz Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, defendeu esta segunda-feira que a situação interna que o partido atravessa, com congresso eletivo marcado para o final de dezembro, "não é uma crise, é a democracia …

Em sessão acesa, primeiro-ministro polaco diz ao Parlamento Europeu que o país não cederá a chantagens

Guerra de palavras entre representantes do governo polaco e as instituições europeias tem vindo a escalar ao longo das últimas semanas, depois de o Tribunal Constitucional do país ter determinado que a lei nacional se …

China nega lançamento de míssil hipersónico - mas Estados Unidos estão “muito preocupados”

Em agosto, a China terá lançado um míssil com capacidade nuclear. Os Estados Unidos mostram-se muito preocupados com este tipo de atividade. Segundo noticia o Financial Times, o míssil terá sido lançado pelos militares chineses num …

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …