A Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, anunciou esta sexta-feira, na capital do Panamá, uma parceria com o Facebook que tem como objectivo possibilitar o acesso gratuito à Internet por parte das classes mais desfavorecidas.
“Esta parceria a que estamos a dar forma – que consiste em garantir o acesso a diversos serviços através da Internet – é muito importante”, declarou a chefe de Estado brasileira, Dilma Rousseff, após um encontro com o fundador da rede social Facebook, Mark Zuckerberg, à margem da VII Cimeira das Américas.
“O Facebook já tem uma parceria em Heliópolis, São Paulo, e este é um exemplo do modelo que pretendemos adoptar. Nós, a partir de agora, vamos fazer isso em conjunto, para que, quando chegar em Junho, possamos desenhar um projecto comum cujo objectivo seja a inclusão digital. Mas não é inclusão digital pela inclusão digital, é inclusão digital que possa garantir acesso à educação, à saúde, à cultura à tecnologia“, disse Rousseff, citada pela imprensa brasileira.
Junho figura como o mês apontado para o lançamento formal da iniciativa, altura em que Zuckerberg tem prevista uma visita ao Brasil.
A cooperação surge no quadro do projecto Internet.org do Facebook, uma aplicação informática que disponibiliza acesso à Internet a preços muito acessíveis aos dois terços de habitantes em todo o mundo que ainda não se encontram online.
Além de se terem reunido em privado, Rousseff e Zuckerberg marcaram presença também no encerramento de um fórum empresarial, à margem da cimeira.
/Lusa