Há uma dieta que lhe pode reduzir o risco de uma doença cardíaca

Uma dieta em que se limite o consumo de alimentos ricos em proteínas pode fazer-nos viver mais tempo, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Dietas milagrosas e pouco ortodoxas são cada vez mais comuns e todas elas prometem benefícios para a saúde das pessoas. Um novo estudo mostra que limitar o consumo de alimentos ricos em proteínas, que contêm altos níveis de aminoácidos sulfurados, pode reduzir o risco de vir a desenvolver uma doença cardíaca.

Carnes, laticínios, frutos secos e soja são alguns tipos de alimentos que teria de cortar da sua dieta caso pretenda os benefícios que os investigadores sugerem. O estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Lancet EClinical Medicine.

“Durante décadas, acredita-se que dietas que restrinjam aminoácidos sulfurados são benéficas para a longevidades dos animais”, salientou o autor do estudo, John Richie, citado pela CNN. “Este estudo fornece a primeira evidência epidemiológica de que a ingestão excessiva de aminoácidos sulfurados na dieta pode estar relacionada a doenças crónicas em humanos”, acrescentou.

Para chegar a esta conclusão, Richie e a sua equipa analisaram as dietas e biomarcadores de sangue de mais de 11 mil participantes de um estudo. Através desta investigação, perceberam que as pessoas que consumiam menos alimentos com altos níveis de aminoácidos sulfurados tinham um menor risco de ter uma doença cardíaca.

Os cientistas perceberam ainda que, em média, os norte-americanos comem 2,5 vezes mais aminoácidos sulfurados do que o valor nutricional recomendado.

“Muitas pessoas nos Estados Unidos consomem uma dieta rica em carnes e laticínios. Portanto, não surpreende que muitas estejam a ultrapassar o requisito médio tendo em conta que estes alimentos contêm quantidades maiores de aminoácidos sulfurados”, explicou o coautor Xiang Gao.

Este dieta pode levar-nos a viver uma vida mais longa, mas ainda nada é conclusivo. Para tal, é necessário um estudo mais aprofundado, que tenha em consideração outras variantes em diferentes fases da vida.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que o consumo de carnes e lacticínios são prejudiciais para a saúde já se sabe há mais de 50 anos, foi quando se começou a poluir tudo com pesticidas, antibióticos, hormonas, metais pesados e outros tóxicos que só matam.

    • Mora, ora nem mais!
      Se bem que sou da opinião de diminuir fortemente o consumo de carne, hoje em dia muita gente exagera, come carne todos os dias, ao almoço e ao jantar…
      Zero leite de vaca ,zero de farinhas, especialmente o trigo, que sofreu bastantes alterações desde há 5000 anos. E em especial, zero açúcares, onde se inclui todos os adoçantes artificiais e açúcar refinado.

  2. O consumo de carne é fundamental para uma vida saudável e equilibrada. Temos que deixar de ser fundamentalistas e como tudo na vida tem de haver equilíbrio. Na minha família sempre foi assim e são muito saudáveis dos 14 aos 88 anos .

RESPONDER

EUA acusado de prometer contrapartidas a Cabo Verde pela extradição de testa-de-ferro de Maduro

O antigo juiz espanhol Baltasar Garzón, que coordena a defesa de Alex Saab, detido em Cabo Verde e considerado testa-de-ferro do Presidente venezuelano Nicolás Maduro, acusou na quinta-feira os Estados Unidos (EUA) de prometerem contrapartidas …

Bispo italiano sugeriu a padre que pagasse 20 mil euros a vítima de pedofilia

O bispo católico de Como, em Itália, afirmou ter sugerido a um jovem padre suspeito de pedofilia que pagasse 20 mil euros à suposta vítima para encerrar uma investigação interna ao caso ocorrido numa residência …

Governo reforça financiamento de projetos LGBTI com 50 mil euros

O Governo vai reforçar em 50 mil euros o financiamento de projetos de organizações que atuem na defesa dos direitos das pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), anunciou o gabinete da secretária de …

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …

Vírus já circulava "de forma silenciosa" em Portugal em fevereiro (e veio principalmente do Reino Unido)

O Reino Unido, com mais casos, e a Itália, com mais peso na transmissão comunitária, foram os países com maior impacto no início da pandemia de covid-19 em Portugal, revela esta sexta-feira um estudo do …