Há uma dieta que lhe pode reduzir o risco de uma doença cardíaca

Uma dieta em que se limite o consumo de alimentos ricos em proteínas pode fazer-nos viver mais tempo, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

Dietas milagrosas e pouco ortodoxas são cada vez mais comuns e todas elas prometem benefícios para a saúde das pessoas. Um novo estudo mostra que limitar o consumo de alimentos ricos em proteínas, que contêm altos níveis de aminoácidos sulfurados, pode reduzir o risco de vir a desenvolver uma doença cardíaca.

Carnes, laticínios, frutos secos e soja são alguns tipos de alimentos que teria de cortar da sua dieta caso pretenda os benefícios que os investigadores sugerem. O estudo foi publicado esta segunda-feira na revista científica Lancet EClinical Medicine.

“Durante décadas, acredita-se que dietas que restrinjam aminoácidos sulfurados são benéficas para a longevidades dos animais”, salientou o autor do estudo, John Richie, citado pela CNN. “Este estudo fornece a primeira evidência epidemiológica de que a ingestão excessiva de aminoácidos sulfurados na dieta pode estar relacionada a doenças crónicas em humanos”, acrescentou.

Para chegar a esta conclusão, Richie e a sua equipa analisaram as dietas e biomarcadores de sangue de mais de 11 mil participantes de um estudo. Através desta investigação, perceberam que as pessoas que consumiam menos alimentos com altos níveis de aminoácidos sulfurados tinham um menor risco de ter uma doença cardíaca.

Os cientistas perceberam ainda que, em média, os norte-americanos comem 2,5 vezes mais aminoácidos sulfurados do que o valor nutricional recomendado.

“Muitas pessoas nos Estados Unidos consomem uma dieta rica em carnes e laticínios. Portanto, não surpreende que muitas estejam a ultrapassar o requisito médio tendo em conta que estes alimentos contêm quantidades maiores de aminoácidos sulfurados”, explicou o coautor Xiang Gao.

Este dieta pode levar-nos a viver uma vida mais longa, mas ainda nada é conclusivo. Para tal, é necessário um estudo mais aprofundado, que tenha em consideração outras variantes em diferentes fases da vida.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que o consumo de carnes e lacticínios são prejudiciais para a saúde já se sabe há mais de 50 anos, foi quando se começou a poluir tudo com pesticidas, antibióticos, hormonas, metais pesados e outros tóxicos que só matam.

    • Mora, ora nem mais!
      Se bem que sou da opinião de diminuir fortemente o consumo de carne, hoje em dia muita gente exagera, come carne todos os dias, ao almoço e ao jantar…
      Zero leite de vaca ,zero de farinhas, especialmente o trigo, que sofreu bastantes alterações desde há 5000 anos. E em especial, zero açúcares, onde se inclui todos os adoçantes artificiais e açúcar refinado.

  2. O consumo de carne é fundamental para uma vida saudável e equilibrada. Temos que deixar de ser fundamentalistas e como tudo na vida tem de haver equilíbrio. Na minha família sempre foi assim e são muito saudáveis dos 14 aos 88 anos .

RESPONDER

Islâmicos "têm o direito" de matar franceses. Twitter retira comentário de ex-primeiro-ministro da Malásia

A rede social Twitter retirou um comentário controverso do antigo primeiro-ministro malaio ​​​​​​​Mahathir Mohamad, relativo ao debate desencadeado pelas palavras do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o islão. Numa série de mensagens, em que Mahathir Mohamad …

Governo pondera decretar recolher obrigatório e restrições em mais municípios

O Governo está a avaliar avançar com o recolhimento obrigatório e alargar as restrições impostas em Paços de Ferreira, Felgueiras e Lousada a mais municípios, recusando, no entanto, um novo confinamento geral, disse hoje o …

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CDS tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …