Dieta Mediterrânica aumenta competitividade da economia

marketing-deluxe / Flickr

-

O reconhecimento da Dieta Mediterrânica como património imaterial da humanidade permite valorizar recursos e aumentar a competitividade da economia, que são desígnios de Portugal nos próximos anos, disse o ministro Miguel Poiares Maduro, em Tavira.

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Rural, Miguel Poiares Maduro, esteve esta sexta-feira na abertura da II edição da Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, e destacou o facto de ser a primeira vez que o evento se realiza depois de ter sido declarada património imaterial da humanidade pela Organização das Nações Unidades para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Poiares Maduro afirmou que a Dieta Mediterrânica “tem um valor social, porque é mais do que uma gastronomia e mais do que uma dieta” e representa “uma forma de vida, de convivência e de criar comunidades”, que considerou serem “tão importantes hoje em dia” face aos desafios com que os países se debatem no mundo globalizado.

“No contexto e num mundo em que frequentemente, como é agora o caso, enfrentamos dificuldades tão grandes, o sentido comunitário, que em certa medida a dieta mediterrânica também inclui, é extremamente importante”, disse o governante.

Miguel Poiares Maduro frisou, no entanto, que “para além do valor social, que é fundamental”, a Dieta Mediterrânica tem também um valor económico muito importante“, que a feira hoje inaugurada “reconhece”, ao espelhar nos seus ‘stands’ “tudo aquilo que, em termos de turismo, de agricultura, do mar, da indústria agroalimentar, de todas as atividades económicas que resultam desta relação com a dieta mediterrânica, é extremamente importante no aprofundamento da competitividade”.

portugal.gov.pt

Poiares Maduro, ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional

Miguel Poiares Maduro, ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional

Competitividade inteligente

“A competitividade é o grande desafio que o nosso país tem e só com uma economia competitiva no mundo global é que conseguimos crescer de forma sustentada. E só com esse crescimento de forma sustentada é que podemos ao mesmo tempo vencer desequilíbrios de décadas, como aqueles que nos levaram há muitas décadas a ser o Estado mais desigual da União Europeia e um Estado com muito pouca mobilidade social”, afirmou.

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Rural frisou que, para o país “vencer esses desafios sociais muito importantes, é fundamental, em primeiro lugar, que seja competitivo”, mas “essa competitividade tem que ser inteligente”.

Por isso, segundo o governante, deve “assentar no território e na valorização dos recursos endógenos”, como a Feira hoje inaugurada e que se prolonga até domingo permite fazer.

“A feira e Dieta Mediterrânica fazem isso mesmo, porque é uma competitividade que parte da valorização daquilo que existe no nosso território, daquilo que é único e daquilo que nos diferencia e nos permite, num mundo cada vez mais global, sermos verdadeiramente competitivos e vencer os desafios desse mundo global”, acrescentou.

Poiares Maduro frisou que “o próximo ciclo de fundos europeus” vão ter um foco nestes objetivos e apostar na “inclusão social, por um lado, mas na competitividade e no crescimento económico, por outro”.

“A grande fatia dos fundos vai para esta transformação da nossa economia, para trazer mais competitividade à nossa economia e com isso crescimento e emprego”, disse.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …

O carregador do seu smartphone é mais potente do que o computador da Apollo 11

Não restam dúvidas de que a informática deu um passo gigante em termos de evolução nos últimos 50 anos. Agora, um engenheiro de software descobriu que até mesmo o carregador do seu smartphone é mais …

Tribunal suspende construção da Gigafactory na Alemanha

Um tribunal alemão ordenou à Tesla, este domingo, a suspensão das obras da sua fábrica "Gigafactory" por questões ambientais. Em novembro do ano passado, Elon Musk, presidente executivo da Tesla, anunciou que a Alemanha tinha sido …

Novos semáforos da Índia ficam vermelhos quando os condutores buzinam

A Polícia de Mumbai, na Índia, instalou detetores de ruído em vários semáforos de cruzamentos importantes da cidade, visando reduzir a poluição sonora. Agora, quanto mais os condutores buzinam, mais tempo a luz se mantém …

Polícia de Hong Kong procura autores de roubo de papel higiénico

Um camião que transportava papel higiénico foi, esta segunda-feira, alvo de um assalto à mão armada em Hong Kong, onde a escassez do produto motivou uma corrida ao comércio local. As autoridades informaram que um motorista …

Centeno considera gravações de Varoufakis "politicamente lamentáveis"

O presidente do Eurogrupo considerou, esta segunda-feira, a atitude do antigo ministro das Finanças grego, que gravou reuniões do fórum de ministros das Finanças da zona euro, "politicamente lamentável". "Honestamente, não tenho comentários a fazer sobre …