Dia vira noite. Às 15 horas já estava escuro em São Paulo

Uma frente fria encontrou-se com uma massa de ar que continha partículas de incêndios florestais da região da Amazónia. O choque de temperatura entre as duas massas, teve como resultado o escurecimento do dia.

Durante a tarde de segunda-feira o dia parecia noite em São Paulo. Às 15 horas o céu estava coberto de nuvens negras, deixando a cidade na escuridão.

Segundo meteorologistas brasileiros citados pelo Observador, o fenómeno é resultado do encontro de uma frente fria com o fumo provocado pelos incêndios florestais na Amazónia — daí a cor escura das nuvens que pairam na cidade.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) disse que o tempo húmido e uma massa de ar polar diminuíram relativamente a temperatura desde as primeiras horas do dia. “A temperatura apresentou gradual declínio desde as primeiras horas da madrugada”, informou em nota.

“Isto acontece por conta da convergência de massas tão diferentes”, disse Helena Balbino, meteorologista do Inmet. Acrescentou ainda que a frente fria com as temperaturas amenas que vêm do oceano e do vento quente do interior, provocaram a turbulência que baixou o nível da nuvem. “Assim, estamos dentro de uma nuvem”, explicou.

A agência meteorológica Climatempo revelou que os incêndios estão a decorrer nos estados de Acre e Rondônia, bem como no país vizinho, a Bolívia. O vento forte levou as partículas até a cidade, a mais de 2 mil e 200 quilómetros de distância da região mais próxima — Rondônia.

A meteorologista Caroline Vidal, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) — também responsável pela monitorização do clima no país —,  disse que o incêndio em causa “tinha que ser bem intenso” para tornar as nuvens tão escuras e concluiu que o fenómeno “ocorre mais com fumo de vulcões”.

O assunto tornou-se o mais comentado do Twitter brasileiro, com reações e comentários de paulistas a indagar sobre o fenómeno.

DR, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …

TikTok "esconde" publicações de pessoas feias e pobres para atrair novos utilizadores

O TikTok deu indicações aos seus moderadores para 'esconder' as publicações de utilizadores feios, pobres ou com deficiências. As suas audiências eram manipuladas para que os seus vídeos fossem vistos por menos pessoas. Antes conhecido como …