Dia 23 também é dia de ir às urnas. Governo lança site para esclarecer voto antecipado

André Kosters / Lusa

As eleições legislativas antecipadas são no dia 30 de janeiro, mas todos os eleitores se podem inscrever na modalidade de voto antecipado, que decorrerá já no dia 23.

O Governo criou um site para esclarecer todos os eleitores sobre o voto antecipado, que decorrerá uma semana antes da data oficial das eleições legislativas.

No portal “Voto Antecipado” lê-se que “todos os eleitores se podem inscrever no voto antecipado”, entre os dias 16 e 20 de janeiro.  Se, por alguma razão, não conseguirem ir votar no dia 23, podem fazê-lo, sem impedimentos, no dia 30.

O voto antecipado permite aos eleitores votar em qualquer ponto do país, independentemente do seu local de voto registado nos cadernos eleitorais. Os interessados podem, desta forma, inscrever-se no local que lhes for mais conveniente, independentemente da morada de recenseamento eleitoral.

A inscrição na modalidade deve ser feita através do fornecimento dos dados pessoais, como o nome completo, a data de nascimento e o município onde pretende exercer o direito de voto antecipado.

“Depois da correta identificação de identidade, receberá o boletim de voto e dois envelopes, um branco e um azul. Preencha o boletim de voto, dobre em quatro, introduza-o no envelope branco e feche. Introduza então o envelope branco fechado no envelope azul e feche. Este envelope será de seguida selado com uma vinheta de segurança, altura em que receberá do Presidente da Mesa um duplicado dessa vinheta, que servirá de comprovativo do exercício do seu direito de voto”, explica o Governo.

O Executivo esclarece ainda que para este voto antecipado foram criadas 2549 mesas de voto.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.