A Terra já teve dias de 17 horas (e a Lua estava muito mais perto)

2

Há 2,46 mil milhões de anos, um dia tinha 17 horas. Os cientistas conseguiram prever a duração de um dia nessa época distante graças à análise de registos geológicos.

À medida que as eras passam, a Lua lentamente afasta-se da Terra. Em conjunto, a duração do nosso dia gradualmente fica mais longa.

Pela primeira vez, os astrónomos foram capazes de estimar a duração do dia e a distância da Lua como era há quase dois mil milhões e meio de anos. Naquela época, os nossos dias duravam apenas 17 horas.

À medida que a Lua orbita a Terra, as marés sobem. Essas protuberâncias vão na direção da Lua e para o lado oposto da Terra. Mas a Terra também está a girar, e essa rotação traz a protuberância da maré para frente em relação à posição atual da Lua.

Esta protuberância dá um impulso gravitacional extra à Lua, como uma trela invisível que puxa o nosso satélite. Este puxão gravitacional impulsiona a Lua para uma órbita mais distante.

Mas a energia para impulsionar essa órbita tem que vir de algum lugar, e vem da rotação da Terra. No passado distante, os nossos dias era muito mais curto, pois a Terra girava muito mais rápido sobre o seu eixo. Mas a cada dia que passa, ficam cada vez mais longos.

Os astrónomos sabem disto há algum tempo e usaram registos geológicos para estimar a duração dos dias no passado. Mas há um limite para o que esses registos nos podem dizer. Há novas pesquisas que se focaram num tipo diferente de registo geológico para estimar a duração do dia.

Os investigadores estudaram formações de ferro em bandas em rochas sedimentares na Austrália Ocidental. Nestes tipos de formações, camadas ricas em ferro são alternadas com camadas mais argilosas.

A forma destes padrões é determinada pelo clima da Terra. O clima da Terra passa por muitas variações diferentes, incluindo uma chamada ciclo Milankovitch, que é determinada pela órbita da Terra e pela duração dos dias.

Os cientistas conseguiram reconstruir a duração dos dias na Terra no momento em que estas formações foram estabelecidas, há 2,46 mil milhões de anos, e descobriram que na época o dia durava apenas 17 horas, muito mais curto do que as 24 atuais.

A distância atual da Lua dá-nos o fenómeno muito especial dos eclipses solares totais. Isso só pode ser possível se o tamanho aparente do Sol e da Lua forem os mesmos no nosso céu. Embora isso seja verdade por enquanto, dentro de algumas centenas de milhões de anos, a Lua estará muito longe e será muito pequena para cobrir o Sol na totalidade. Então aproveite enquanto duram.

2 Comments

  1. E isto importa porque ….batatas!

    Mesmo que a esperança de vida humana fosse de 1000 anos não veríamos a mais pequena diferença na duração do dia ou na forma da Lua.

    Ponham isso em proporção e entendam a nossa insignificância. Em vez de passarem o tempo a congeminar qual a melhor maneira de “lixar” o próximo deveriam, talvez, pensar em como aproveitar bem o pouco tempo que nos foi dado pela Natureza.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.