DGS cria site que permite “avaliar sintomas” a partir de casa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um site que permite aos cidadãos avaliar sintomas associados à Covid-19 a partir de casa.

De acordo com o site “Avaliar Sintomas“, trata-se de “uma funcionalidade que permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente”.

A DGS recorda que este site não é uma “ferramenta de diagnóstico clínico”, nem uma “consulta médica” e também não “substitui os cuidados de saúde de um profissional”. No entanto, é uma boa forma de ajudar a não congestionar a linha de atendimento da Saúde 24 (808 24 24 24).

“Está com a respiração rápida e ofegante ou tem os lábios e unhas azuladas? Nos últimos três dias teve febre, tosse, falta de ar? Alguma das pessoas com quem conviveu nas últimas duas semanas teve infeção confirmada por coronavírus?”. Estas são algumas das perguntas feitas, segundo a revista Sábado.

Após avaliação dos sintomas, é indicado se existe a possibilidade de infeção por coronavírus e é dada uma série de recomendações, como lavar as mãos com água e sabão e evitar tocar nos olhos, nariz e boca.

Só se deve ligar “diretamente” para o 112 se o doente apresentar algum destes sintomas: dor ou aperto no peito; falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar; alteração da consciência (sonolência marcada ou não responde); convulsão (contrações involuntárias do corpo)Dificuldade em respirar; dificuldade em respirar; engasgamento (após tentar ajudar); hemorragia abundante ou incontrolável; queimaduras graves e, por fim, ferimento por acidente.

Segundo o boletim epidemiológico da DGS divulgado este domingo, há 14 mortes e 1600 infetados com Covid-19 em Portugal. O país encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de abril.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Acuña já é destaque em Espanha: "Não é bom nos 100 metros, mas..."

O ex-jogador do Sporting será uma referência para Lopetegui e já demonstrou um grande nível no jogo da Liga dos Campeões contra o Rennes. Marcos Acuña chegou a Sevilha há um mês e meio mas começa …

Portagens devem manter preços em 2021

Os preços das portagens nas autoestradas deverão voltar a manter-se em 2021, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação, de -0,18% em outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A fórmula …

Governo estuda novo confinamento total nas duas primeiras semanas de dezembro

O Governo está a ponderar decretar um novo confinamento total da população portuguesa nas duas primeiras semanas de dezembro. A notícia foi avançada esta sexta-feira pela TVI e, entretanto, confirmada por outros órgãos de informação. O …

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …