A Direção-Geral da Saúde (DGS) lançou um site que permite aos cidadãos avaliar sintomas associados à Covid-19 a partir de casa.
De acordo com o site “Avaliar Sintomas“, trata-se de “uma funcionalidade que permite ao cidadão avaliar os seus sintomas e obter informações e conselhos adequados ao seu problema de saúde não emergente”.
A DGS recorda que este site não é uma “ferramenta de diagnóstico clínico”, nem uma “consulta médica” e também não “substitui os cuidados de saúde de um profissional”. No entanto, é uma boa forma de ajudar a não congestionar a linha de atendimento da Saúde 24 (808 24 24 24).
“Está com a respiração rápida e ofegante ou tem os lábios e unhas azuladas? Nos últimos três dias teve febre, tosse, falta de ar? Alguma das pessoas com quem conviveu nas últimas duas semanas teve infeção confirmada por coronavírus?”. Estas são algumas das perguntas feitas, segundo a revista Sábado.
Após avaliação dos sintomas, é indicado se existe a possibilidade de infeção por coronavírus e é dada uma série de recomendações, como lavar as mãos com água e sabão e evitar tocar nos olhos, nariz e boca.
Só se deve ligar “diretamente” para o 112 se o doente apresentar algum destes sintomas: dor ou aperto no peito; falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar; alteração da consciência (sonolência marcada ou não responde); convulsão (contrações involuntárias do corpo)Dificuldade em respirar; dificuldade em respirar; engasgamento (após tentar ajudar); hemorragia abundante ou incontrolável; queimaduras graves e, por fim, ferimento por acidente.
Segundo o boletim epidemiológico da DGS divulgado este domingo, há 14 mortes e 1600 infetados com Covid-19 em Portugal. O país encontra-se em estado de emergência desde as 00h00 de quinta-feira e até às 23h59 de 2 de abril.
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe
Venho de experimentar……… não funciona !