DGS publica regras para a construção civil. Uso de máscara é obrigatório

A Direção-Geral de Saúde (DGS) publicou este sábado uma série de medidas para ajudar a travar a covid-19 na construção civil, um dos setores onde foram registados vários surtos associados ao novo coronavírus.

“Considerando a evolução epidemiológica atual da covid-19, tem-se assistido a um aumento do número de casos de covid-19 associados ao setor da construção civil. Neste contexto, e para controlar esta transmissão, importa definir medidas a adotar por este setor de atividade”, pode ler-se no documento da DGS.

A DGS recomenda o uso obrigatório de máscara de proteção para os trabalhadores e a existência de dispensadores de solução antissética à base de álcool em vários locais do estaleiro, onde deverá ser restinguida a entrada a visitantes.

Deve evitar-se o uso do mesmo equipamento por vários trabalhadores. Quando esta situação ocorrer, o colaborador em causa desinfetar o respetivo material. Sempre que possível, os trabalhadores devem manter uma distância de dois metros entre si.

À semelhança dos outros setores, qualquer trabalhador que apresente sintomas associados ao novo coronavírus não deve ir trabalhar.

As recomendações podem ser lidas na íntegra no site da DGS.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 560 mil mortos e infetou mais de 12,52 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela AFP.

Em Portugal, morreram 1.654 pessoas das 46.221 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China. Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia de covid-19 em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Horta, piscina e quarto para a ama. O que querem os europeus ricos numa casa de férias após a quarentena

Com a chegada do coronavírus, os europeus com mais posses perceberam que as casas de férias são o refúgio perfeito para passar a quarentena. Casas em lugares tranquilos e perto da Natureza são os principais …

Tuk-tuks parados com a pandemia: “Tem sido um bocado complicado”

São como as formigas: trabalham de verão para guardar para o inverno. A analogia é feita por um condutor de tuk-tuk, operadores de animação turística cujo setor assistiu a uma “destruição massiva” do posto de …

Estudar com vista para o mar. Resort no México quer reinventar o ensino à distância

Estudar nem sempre é divertido. Mas a coisa muda de figura quando o podemos fazer num resort de luxo, no México, com vista para o mar, piscinas e gelados. De acordo com o site Business Insider, …

Migrantes que destruíram equipamentos no Aeroporto do Porto ficam em prisão preventiva

Os 11 marroquinos que na quinta-feira destruíram equipamentos no centro de acolhimento temporário no aeroporto do Porto vão ficar em prisão preventiva, disse à agência Lusa fonte do Serviço de estrangeiros e Fronteiras (SEF). Segundo a …

Crewlink e Ryanair não estão a declarar tudo à Segurança Social

O dirigente do Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) Diogo Dias afirma que vários tripulantes da Ryanair estão a apresentar queixas-crime contra a empresa por falhas nas declarações à Segurança Social. “Vários …

Canadá autorizou quatro pacientes terminais a usar cogumelos mágicos

Quatro canadianos com cancros incuráveis receberam permissão para usar psilocibina para os ajudar a lidar com o sofrimento psicológico e emocional associado à doença. De acordo com o site IFLScience, a psilocibina, geralmente encontrada em cogumelos …

PSD chama ministra da Segurança Social e da Saúde ao Parlamento

O PSD vai chamar as ministras da Segurança Social e da Saúde ao Parlamento, para Ana Mendes Godinho explicar a situação num lar de Reguengos de Monsaraz, e Marta Temido falar sobre o plano de …

Pentágono cria unidade para investigar OVNIs

O Pentágono anunciou esta sexta-feira a criação de uma unidade encarregue de estudar objetos voadores não identificados (OVNIs) que vai-se focar em detetar possíveis manobras de espionagem realizadas por adversários dos Estados Unidos. Com a criação …

O distanciamento físico evitou 600.000 casos de covid-19 nos Estados Unidos

O distanciamento físico decretado pelo Governo evitou que 600.000 casos de covid-19 nos Estados Unidos, concluiu uma nova investigação levada a cabo por médicos do Massachusetts General Hospital (MGH). De acordo com o novo estudo, cujos …

Ventura promete “maior marcha alguma vez vista” contra antirracismo em Évora

O líder demissionário e recandidato do Chega anunciou este sábado que vai organizar a “maior marcha alguma vez vista em Portugal” contra o discurso “hipócrita” do antirracismo, o qual considera “esconder a corrupção”, em setembro …