DGS atualiza regras para partos. Hospitais têm de assegurar condições para acompanhantes

A Direção-Geral da Saúde fez uma revisão nas orientações de modo a facilitar o acesso dos acompanhantes e para deixar exclusivamente ao critério da mãe o contacto pele a pele com o bebé e a amamentação logo após o nascimento, em casos de covid positivo.

As duas orientações técnicas sobre a gravidez, relativamente ao parto e aos cuidados ao recém-nascido, foram assim atualizadas. Agora, os hospitais têm de facilitar o acesso dos acompanhantes e promover mesmo a presença do pai nas maternidades, como acontecia antes da pandemia.

A revisão das normas foi feita depois de muitas queixas de grávidas e de várias organizações, escreve o Público.

A DGS sublinha agora que as mães infetadas com o novo coronavírus devem ser informadas de que o benefício do contacto pele a pele com o seu recém-nascido é bastante superior ao risco de transmissão e recomenda que seja incentivado o alojamento conjunto, afastando a possibilidade de separação após o parto.

A orientação refere ainda que “as unidades hospitalares devem assegurar as condições necessárias para garantir a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto” e que, para tal, o acompanhante deve trazer um teste com resultado negativo realizado nas 72 horas anteriores ao internamento.

No entanto, no caso de trabalho de parto espontâneo, se o pai não trouxer um teste de diagnóstico de SARS-CoV-2, os hospitais passam a ter que disponibilizar-lhe um, de forma a permitir a obtenção do resultado em tempo útil, para que o pai possa acompanhar o parto.

“As unidades de saúde devem assegurar as condições necessárias para garantir a presença de acompanhante do recém-nascido”, refere a orientação.

De recordar que há cerca de um ano atrás, altura em que pouco se sabia sobre o novo coronavírus, quase todos os hospitais do país passaram a impedir o pai ou outro acompanhante de estar presente durante o trabalho de parto e, se as parturientes tivessem teste positivo para SARS-CoV-2, eram muitas vezes separadas do seu bebé.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …

Retomado voo entre Portugal e a China após duas semanas de suspensão

Depois de ter sido suspensa por duas semanas, a ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana. A ligação aérea entre Portugal e a China foi retomada este fim de semana, …

Líder do CDS diz que Portugal é uma "república das bananas" que já nem pune os criminosos

O líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, acusou o Governo de "descongestionar as cadeias à boleia de um pretexto sanitário". O regime especial de perdão das penas, aprovado em abril de 2020, continua em vigor, …