Brasil: dez jogadores morrem em incêndio no Centro de Treinos do Flamengo

Tomaz Silva / Agência Brasil

Um incêndio no Centro de Treinos do Flamengo, em Vargem Grande, na zona Oeste do Rio de Janeiro (Brasil), vitimou dez  jogadores e deixou três feridos, todos entre os 14 e os 16 anos.

Segundo avançou o Globoesporte, citado esta sexta-feira pelo Expresso, o alerta do incêndio – que pode ter sido originado por um curto-circuito no ar condicionado – foi dado às 05:17 da manhã (hora local, 07:17 em Portugal continental), tendo o mesmo sido controlado por volta das 07:00. A equipa principal teria treino por volta das 09:30.

Uma parte do edifício do clube (conhecido como Ninho do Urubu) ficou destruída. De acordo com a Folha de São Paulo, a zona onde ocorreu incêndio, próxima da entrada do Centro de Treinos, devia ter sido demolida depois da inauguração da nova ala para o futebol profissional, há cerca de três meses. Contudo, o local continuava a servir de alojamento para os jogadores da base do Flamengo.

Entre as vítimas mortais, informou o Globoesporte, encontram-se Christian Esmério, guarda-redes de 15 anos, “apontado como uma das grandes promessas da sua geração”, que “ia somando internacionalizações nas camadas jovens da seleção brasileira, o que foi despertando a atenção de clubes europeus”.

As outras nove vítimas mortais – Athila Paixão, Arthur Vinicius, Bernardo Pisetta, Gedson Santos, Jorge Eduardo Santos, Pablo Henrique da Silva Matos, Rykelmo de Souza Vianna, Samuel Thomas Rosa e Vitor Isaías, – tinham entre 14 e 16 anos.

Quanto aos três feridos, a situação de Jonathan Cruz Ventura, de 15 anos, é a mais grave, com cerca de 35% do corpo queimado, sobretudo no rosto, tórax e nos membros superiores. Os outros dois, Cauã Nunes, de 14 anos, e Francisco Alves, guarda-redes de 15 anos, estão estáveis.

“Como soube ontem [quinta-feira] que não tinha treino hoje [sexta-feira], vim para casa de um amigo meu na Barra. A maioria dos meninos ficou lá. Deviam estar lá 25 a 30 jogadores”, contou João Pedro da Cruz, um dos jogadores da formação do Flamengo que não estava no local, mas que costumava lá pernoitar.

Luiz Antonio Constantino, funcionário do condomínio vizinho, contou ao Globoesporte que ouviu uma explosão quando o incêndio começou: “Às 05:10 ouvi uma explosão e faltou a luz. Daí começou a ver-se um clarão muito alto e rápido. Os bombeiros chegaram bem mais tarde, deviam ser umas 05:40 quando chegaram.

Durante o dia, chegaram ao local – onde se encontrava uma psicóloga da secretaria de saúde – atletas, familiares e amigos em busca de informação.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, decretou três dias de luto oficial pelas vítimas do incêndio no Centro de Treinos do Flamengo e também pelas das chuvas que assolaram a região nos últimos dias.

A Federação Carioca de Futebol lamentou o incidente, também através de uma publicação no Twitter, e anunciou que irá convocar os representantes de Flamengo e Fluminense para discutirem o adiamento e a nova data para o jogo da meia-final da Taça Guanabara, que decorreria no próximo sábado.

Nas redes sociais, várias as figuras que reagiram ao sucedido, desde clubes de Rio de Janeiro – Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo – a conjuntos brasileiros e internacionais – Chapecoense, Real Madrid, FC Porto e Sporting. Antigos e atuais jogadores brasileiros também lamentaram o sucedido, como Romário, Zico, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Lucas Paquetá, Vinicius, Alexandre Pato, Diego, Gabriel Barbosa e Júlio César.

Em comunicado, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro disse: “Nesta manhã, tomamos conhecimento da triste tragédia ocorrida no Centro de Treinamento do Flamengo, vitimando jovens vidas que iniciavam sua caminhada rumo à realização de seus sonhos profissionais. Consternado, o presidente da República se solidariza com a dor dos familiares neste momento de luto”.

O Centro de Treinos do Flamengo, segundo o Expresso, é um dos maiores do mundo e dos mais modernos da América Latina. A estrutura conta com um cinco campos de futebol, alojamentos, ginásio e um parque aquático.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade italiana vai pagar às pessoas que andem de bicicleta

O responsável da cidade italiana de Bari, Antonio de Caro, quer "duplicar o número de bicicletas na cidade" e vai pagar às pessoas que usem esse meio de transporte. A nova iniciativa prevê que os cidadãos …

Astrónomos registam "explosão mortífera" em estrela recém-nascida

Um grupo de investigadores registou uma explosão fortíssima na superfície de uma jovem estrela localizada na constelação de Órion, cuja força supera em dez milhões de vezes fenómenos parecidos no Sol. "Nós examinamos as estrelas vizinhas, …

Forças armadas alemãs ponderaram recrutar estrangeiros (mas ninguém se quis juntar)

As forças armadas da Alemanha estão a lutar para atrair recrutas muito necessárias, com o número de novos soldados no Bundeswehr a cair para um recorde no ano passado. A escassez é um desafio urgente para …

FC Porto vs Vitória Setúbal | Superioridade total do dragão

O FC Porto não vacilou e regressou às vitórias na Liga NOS. Na recepção ao Vitória de Setúbal, os “dragões” venceram por 2-0, num jogo que esteve longe de ser espectacular e que valeu pela …

Os portugueses dormem pouco e mal

Os portugueses estão a descansar poucas horas, dormindo em média menos de seis horas diárias, com reflexos negativos na vida ativa e social, disse esta sexta-feira o presidente da Associação Portuguesa do Sono (APS), Joaquim …

Vaticano destitui ex-cardeal dos Estados Unidos por acusações de abusos sexuais

A Congregação para a Doutrina da Fé expulsou do sacerdócio o ex-cardeal e arcebispo emérito de Washington Theodore McCarrick depois de este ser acusado de abusos sexuais de menores e seminaristas, anunciou o Vaticano. Num comunicado, …

Maré de água suja atingiu a já debilitada Grande Barreira de Coral

Um enorme manto de água poluída oriunda das recentes inundações que se registaram no nordeste da Austrália penetrou em partes da já debilitada Grande Barreira de Coral, o maior recife de coral do mundo. Estas camadas …

É oficial: Pedro Marques é o cabeça-de-lista socialista às europeias

O atual ministro do Planeamento e das Infra-estruturas, Pedro Marques, é o cabeça de lista dos socialistas às eleições europeias. Era uma notícia já avançada por vários órgãos de comunicação social e hoje António Costa confirmou-a. …

Governo espanhol aprova ordem de exumação de Franco

O Governo espanhol aprovou a ordem para exumar o ditador Francisco Franco do seu atual lugar de enterro, o monumento do Vale dos Caídos, medida à qual a família ainda se opõe. Os familiares de Franco …

Sonda da NASA aperta órbita em preparação para a missão Marte 2020

A missão MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) da agência espacial norte-americana, já com 4 anos, está a embarcar numa nova campanha para apertar a sua órbita em torno de Marte. A operação vai reduzir …