Brasil: dez jogadores morrem em incêndio no Centro de Treinos do Flamengo

Tomaz Silva / Agência Brasil

Um incêndio no Centro de Treinos do Flamengo, em Vargem Grande, na zona Oeste do Rio de Janeiro (Brasil), vitimou dez  jogadores e deixou três feridos, todos entre os 14 e os 16 anos.

Segundo avançou o Globoesporte, citado esta sexta-feira pelo Expresso, o alerta do incêndio – que pode ter sido originado por um curto-circuito no ar condicionado – foi dado às 05:17 da manhã (hora local, 07:17 em Portugal continental), tendo o mesmo sido controlado por volta das 07:00. A equipa principal teria treino por volta das 09:30.

Uma parte do edifício do clube (conhecido como Ninho do Urubu) ficou destruída. De acordo com a Folha de São Paulo, a zona onde ocorreu incêndio, próxima da entrada do Centro de Treinos, devia ter sido demolida depois da inauguração da nova ala para o futebol profissional, há cerca de três meses. Contudo, o local continuava a servir de alojamento para os jogadores da base do Flamengo.

Entre as vítimas mortais, informou o Globoesporte, encontram-se Christian Esmério, guarda-redes de 15 anos, “apontado como uma das grandes promessas da sua geração”, que “ia somando internacionalizações nas camadas jovens da seleção brasileira, o que foi despertando a atenção de clubes europeus”.

As outras nove vítimas mortais – Athila Paixão, Arthur Vinicius, Bernardo Pisetta, Gedson Santos, Jorge Eduardo Santos, Pablo Henrique da Silva Matos, Rykelmo de Souza Vianna, Samuel Thomas Rosa e Vitor Isaías, – tinham entre 14 e 16 anos.

Quanto aos três feridos, a situação de Jonathan Cruz Ventura, de 15 anos, é a mais grave, com cerca de 35% do corpo queimado, sobretudo no rosto, tórax e nos membros superiores. Os outros dois, Cauã Nunes, de 14 anos, e Francisco Alves, guarda-redes de 15 anos, estão estáveis.

“Como soube ontem [quinta-feira] que não tinha treino hoje [sexta-feira], vim para casa de um amigo meu na Barra. A maioria dos meninos ficou lá. Deviam estar lá 25 a 30 jogadores”, contou João Pedro da Cruz, um dos jogadores da formação do Flamengo que não estava no local, mas que costumava lá pernoitar.

Luiz Antonio Constantino, funcionário do condomínio vizinho, contou ao Globoesporte que ouviu uma explosão quando o incêndio começou: “Às 05:10 ouvi uma explosão e faltou a luz. Daí começou a ver-se um clarão muito alto e rápido. Os bombeiros chegaram bem mais tarde, deviam ser umas 05:40 quando chegaram.

Durante o dia, chegaram ao local – onde se encontrava uma psicóloga da secretaria de saúde – atletas, familiares e amigos em busca de informação.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, decretou três dias de luto oficial pelas vítimas do incêndio no Centro de Treinos do Flamengo e também pelas das chuvas que assolaram a região nos últimos dias.

A Federação Carioca de Futebol lamentou o incidente, também através de uma publicação no Twitter, e anunciou que irá convocar os representantes de Flamengo e Fluminense para discutirem o adiamento e a nova data para o jogo da meia-final da Taça Guanabara, que decorreria no próximo sábado.

Nas redes sociais, várias as figuras que reagiram ao sucedido, desde clubes de Rio de Janeiro – Vasco da Gama, Fluminense e Botafogo – a conjuntos brasileiros e internacionais – Chapecoense, Real Madrid, FC Porto e Sporting. Antigos e atuais jogadores brasileiros também lamentaram o sucedido, como Romário, Zico, Neymar, Ronaldinho Gaúcho, Lucas Paquetá, Vinicius, Alexandre Pato, Diego, Gabriel Barbosa e Júlio César.

Em comunicado, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro disse: “Nesta manhã, tomamos conhecimento da triste tragédia ocorrida no Centro de Treinamento do Flamengo, vitimando jovens vidas que iniciavam sua caminhada rumo à realização de seus sonhos profissionais. Consternado, o presidente da República se solidariza com a dor dos familiares neste momento de luto”.

O Centro de Treinos do Flamengo, segundo o Expresso, é um dos maiores do mundo e dos mais modernos da América Latina. A estrutura conta com um cinco campos de futebol, alojamentos, ginásio e um parque aquático.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os donos de cães são mais felizes que os donos de gatos

O mundo está dividido em dois: amantes de cães e amantes de gatos. Um estudo acaba de revelar que os donos de cães são mais felizes do que os donos de felinos. Será que os donos …

Estávamos quase a perder um osso do joelho (mas afinal está de volta)

Algumas pessoas têm um osso extra no joelho, conhecido como fabela. Ninguém identificou um propósito para o osso, que até aumenta o risco de artrite. Não era uma surpresa que o osso estivesse a tornar-se cada …

Explosões em hotéis e igrejas no Sri Lanka fazem 200 mortos. Há um português entre as vítimas

Uma série de oito explosões simultâneas em quatro hotéis, um complexo de casas e três igrejas no Sri Lanka deixou pelo menos 207 mortos, entre os quais nove estrangeiros, e 469 pessoas feridas. Um dos …

Os ratos (também) têm sentimentos

Cientistas detetaram “neurónios-espelho” nos ratos. Quando um rato sofre, as células que o seu cérebro ativa são as mesmas do que quando vê um outro rato sofrer. A dor é partilhada e transversal, exatamente como …

Milhares de peregrinos vão a Shingo em busca de Jesus (que, diz a lenda, ali está enterrado)

Jesus não morreu aos 33 anos, mas aos 109. Casou e teve três filhas. Quem foi crucificado em Jerusalém foi o seu irmão. Estas são as crenças de um pequeno grupo de cristãos que vivem …

Os Simpsons fazem 30 anos a celebrar o seu dia internacional

A série sobre uma das famílias mais queridas da televisão mundial "Os Simpsons" vai fazer em dezembro 30 anos desde a sua estreia neste formato, mas as comemorações começam já esta sexta-feira com direito a …

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …