Detidos jihadistas que preparavam atentado com gás tóxico e bomba em avião

D464-Darren Hall / Wikimedia

Boeing 747 da australiana Quantas

Os quatro suspeitos de tentativa de atentado contra um avião, na Austrália, pretendiam utilizar um gás tóxico ou uma bomba de fabrico artesanal dissimulada numa máquina de picar carne, refere esta segunda-feira a imprensa australiana.

Segundo o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, o plano estava numa fase avançada, mas recusou-se a comentar os métodos contraditórios que têm sido publicados pela imprensa.

Os suspeitos, quatro homens com dupla nacionalidade australiana e libanesa, e os seus filhos, foram presos no sábado, em Sydney.

Segundo o jornal “Sydney Daily Telegraph”, os homens pretendiam colocar um engenho explosivo numa bagagem de mão e colocada na cabina de passageiros num voo entre a Austrália e um destino no Médio Oriente.

A bomba de fabrico artesanal seria colocada numa máquina de picar carne, de acordo com a notícia. O mesmo plano é também referido pelo jornal “Sydney Morning Herald”.

O jornal “The Australian”, que cita várias fontes, escreve que os suspeitos iam tentar introduzir no avião um “engenho não tradicional” e capaz de libertar um gás tóxico. As fontes do jornal australiano indicam que o gás tóxico provocaria a imobilização ou a morte imediata dos ocupantes do avião, em pleno voo.

“Tenho de respeitar o inquérito”, que está a ser realizado, disse Turnbull recusando abordar os dados que estão a ser avançados pela imprensa. “Haverá mais a dizer nos próximos dias”, disse o primeiro-ministro referindo-se às “motivações terroristas” dos suspeitos.

Entretanto, as medidas de segurança foram reforçadas em todos os aeroportos do país. A Austrália aumentou o nível de alerta contra ataques terroristas em setembro de 2014, após receios de possibilidade de atentados organizados por grupos extremistas como o Estado Islâmico.

Segundo as autoridades, após 2014, mais de dez atentados foram neutralizados e cerca de 70 pessoas foram acusadas de terrorismo.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada como continuar a ser simpático com essas gentes e recebê-los de braços abertos porque caso contrário aparece logo por aí uma enorme claque sobretudo de políticos de esquerda a condenar o racismo segundo eles, de tempos a tempos lá riscarão de morrer mais umas centenas de inocentes às mãos desse profetas da razão e do bem mas é um pequeno sacrifício em nome do um universalismo que muitos defendem.

RESPONDER

O Oumuamua pode ser um icebergue de hidrogénio (e um dos objetos mais raros do Universo)

Uma equipa de astrónomos da Universidade de Yale e da Universidade de Chicago propôs uma nova descrição para o Oumuamua, o primeiro objeto interestelar a passar pelo nosso Sistema Solar. De acordo com a nova teoria …

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …