Detidos jihadistas que preparavam atentado com gás tóxico e bomba em avião

D464-Darren Hall / Wikimedia

Boeing 747 da australiana Quantas

Os quatro suspeitos de tentativa de atentado contra um avião, na Austrália, pretendiam utilizar um gás tóxico ou uma bomba de fabrico artesanal dissimulada numa máquina de picar carne, refere esta segunda-feira a imprensa australiana.

Segundo o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, o plano estava numa fase avançada, mas recusou-se a comentar os métodos contraditórios que têm sido publicados pela imprensa.

Os suspeitos, quatro homens com dupla nacionalidade australiana e libanesa, e os seus filhos, foram presos no sábado, em Sydney.

Segundo o jornal “Sydney Daily Telegraph”, os homens pretendiam colocar um engenho explosivo numa bagagem de mão e colocada na cabina de passageiros num voo entre a Austrália e um destino no Médio Oriente.

A bomba de fabrico artesanal seria colocada numa máquina de picar carne, de acordo com a notícia. O mesmo plano é também referido pelo jornal “Sydney Morning Herald”.

O jornal “The Australian”, que cita várias fontes, escreve que os suspeitos iam tentar introduzir no avião um “engenho não tradicional” e capaz de libertar um gás tóxico. As fontes do jornal australiano indicam que o gás tóxico provocaria a imobilização ou a morte imediata dos ocupantes do avião, em pleno voo.

“Tenho de respeitar o inquérito”, que está a ser realizado, disse Turnbull recusando abordar os dados que estão a ser avançados pela imprensa. “Haverá mais a dizer nos próximos dias”, disse o primeiro-ministro referindo-se às “motivações terroristas” dos suspeitos.

Entretanto, as medidas de segurança foram reforçadas em todos os aeroportos do país. A Austrália aumentou o nível de alerta contra ataques terroristas em setembro de 2014, após receios de possibilidade de atentados organizados por grupos extremistas como o Estado Islâmico.

Segundo as autoridades, após 2014, mais de dez atentados foram neutralizados e cerca de 70 pessoas foram acusadas de terrorismo.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada como continuar a ser simpático com essas gentes e recebê-los de braços abertos porque caso contrário aparece logo por aí uma enorme claque sobretudo de políticos de esquerda a condenar o racismo segundo eles, de tempos a tempos lá riscarão de morrer mais umas centenas de inocentes às mãos desse profetas da razão e do bem mas é um pequeno sacrifício em nome do um universalismo que muitos defendem.

RESPONDER

Já sabemos o que a vida na Terra respirava antes de haver oxigénio

Há milhares de milhões de anos, muito antes de existir oxigénio em quantidades abundantes na Terra, um dos mais famosos venenos existentes - o arsénico - poderá ter sido o composto que fez a vida …

Autoridades procuram migrantes ilegais que fugiram de quartel em Tavira

As autoridades algarvias estão à procura de um grupo de migrantes ilegais marroquinos que fugiu de um quartel de Tavira, no Algarve, durante a madrugada. De acordo com a RTP, fugiram 17 migrantes ilegais, oriundos de …

EUA oferecem recompensa de 4,7 milhões por ex-ministros venezuelanos

Os Estados Unidos anunciaram esta quarta-feira que oferecem uma recompensa de cinco milhões de dólares (4,7 milhões de euros) pelo ex-ministro da eletricidade venezuelano, Luis Alfredo Motta Domínguez, e pelo ex-ministro das Finanças, Eustiquio José …

PAN não terá candidato próprio nas presidenciais (e deverá apoiar Ana Gomes)

O Partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) não vai ter candidato próprio às eleições presidenciais de 2021 e vai anunciar esta quinta-feira o candidato que irá apoiar. O semanário Expresso avança que, até agora, a única certeza é que …

Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente. De acordo com o site …

"Alto risco". África do Sul proíbe entrada de turistas de Portugal

Os turistas oriundos de Portugal não vão ser autorizados a entrar na África do Sul, quando o país africano reabrir as fronteiras internacionais na quinta-feira, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior sul-africano. Portugal consta de …

Descoberta rara. Encontrado vapor de água salgada em torno de duas estrelas bebé gigantes

Uma equipa de investigadores descobriu um par de estrelas bebé massivas rodeadas por vapor de água e sal de cozinha, de acordo com um novo estudo. As duas estrelas bebé têm uma massa combinada 25 vezes …

Sonda da NASA deteta nanojatos na coroa solar (e desmistifica a sua extrema temperatura)

Uma equipa de cientistas, liderada pelas Universidades de Northumbria e St. Andrews, em cooperação com a NASA, descobriu um novo tipo de atividade dentro da atmosfera do Sol que poderia explicar como é que a …

Barry Jenkins vai realizar sequela de "O Rei Leão"

O realizador e argumentista de Moonlight foi escolhido pela Walt Disney Studios para realizar a sequência do blockbuster de 2019, O Rei Leão. Ainda não há uma data de lançamento prevista para o segundo filme, mas …

"Não me sinto seguro sem uma". Venda de armas aumentou drasticamente nos EUA

Os EUA continuam a ser um dos países onde os cidadãos comuns têm mais facilidade em comprar armas de fogo. Esta é uma prática recorrente, e mais de um terço das famílias norte-americanas têm uma …