Detidos jihadistas que preparavam atentado com gás tóxico e bomba em avião

D464-Darren Hall / Wikimedia

Boeing 747 da australiana Quantas

Os quatro suspeitos de tentativa de atentado contra um avião, na Austrália, pretendiam utilizar um gás tóxico ou uma bomba de fabrico artesanal dissimulada numa máquina de picar carne, refere esta segunda-feira a imprensa australiana.

Segundo o primeiro-ministro da Austrália, Malcolm Turnbull, o plano estava numa fase avançada, mas recusou-se a comentar os métodos contraditórios que têm sido publicados pela imprensa.

Os suspeitos, quatro homens com dupla nacionalidade australiana e libanesa, e os seus filhos, foram presos no sábado, em Sydney.

Segundo o jornal “Sydney Daily Telegraph”, os homens pretendiam colocar um engenho explosivo numa bagagem de mão e colocada na cabina de passageiros num voo entre a Austrália e um destino no Médio Oriente.

A bomba de fabrico artesanal seria colocada numa máquina de picar carne, de acordo com a notícia. O mesmo plano é também referido pelo jornal “Sydney Morning Herald”.

O jornal “The Australian”, que cita várias fontes, escreve que os suspeitos iam tentar introduzir no avião um “engenho não tradicional” e capaz de libertar um gás tóxico. As fontes do jornal australiano indicam que o gás tóxico provocaria a imobilização ou a morte imediata dos ocupantes do avião, em pleno voo.

“Tenho de respeitar o inquérito”, que está a ser realizado, disse Turnbull recusando abordar os dados que estão a ser avançados pela imprensa. “Haverá mais a dizer nos próximos dias”, disse o primeiro-ministro referindo-se às “motivações terroristas” dos suspeitos.

Entretanto, as medidas de segurança foram reforçadas em todos os aeroportos do país. A Austrália aumentou o nível de alerta contra ataques terroristas em setembro de 2014, após receios de possibilidade de atentados organizados por grupos extremistas como o Estado Islâmico.

Segundo as autoridades, após 2014, mais de dez atentados foram neutralizados e cerca de 70 pessoas foram acusadas de terrorismo.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nada como continuar a ser simpático com essas gentes e recebê-los de braços abertos porque caso contrário aparece logo por aí uma enorme claque sobretudo de políticos de esquerda a condenar o racismo segundo eles, de tempos a tempos lá riscarão de morrer mais umas centenas de inocentes às mãos desse profetas da razão e do bem mas é um pequeno sacrifício em nome do um universalismo que muitos defendem.

RESPONDER

Hackers bloquearam mais de 30 organismos públicos em 2019

Desde o início deste ano, mais de 30 organismos públicos foram alvo de ataques informáticos, escreve o Jornal de Notícias esta terça-feira. De acordo com o diário, os hackers atacam sistemas informáticos de câmaras municipais, juntas de …

Liderança da bancada do PSD: Negrão quis sair, Rio é "boa solução" a curto prazo

Fernando Negrão, que no último ano e meio liderou a bancada parlamentar do PSD, admitiu esta terça-feira não estava disponível para continuar no cargo. "Não estava disponível [para continuar à frente da bancada] porque foi …

José Maria Ricciardi diz que está disponível para "erguer o Sporting"

José Maria Ricciardi, um dos candidatos nas eleições de setembro de 2018, anunciou através das redes sociais que está disponível para "erguer o Sporting". Na página do Facebook "Ricciardi - Erguer o Sporting", José Maria Ricciardi …

Boris Johnson volta aos Comuns para aprovar Brexit em tempo recorde e sair dia 31 de outubro

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, vai tentar esta terça-feira aprovar a legislação necessária para poder garantir que o Reino Unido sai da União Europeia no dia 31 de outubro quer haja ou não consenso na …

Líbano. Governo corta metade dos salários de políticos em resposta aos protestos

Ao quinto dia de manifestações, o governo libanês respondeu com a aprovação de um pacote de emergência de reformas económicas que deixa cair a introdução de novos impostos e passa pela redução do défice. O primeiro-ministro …

Caso Griezmann. Barcelona paga 15 milhões pelo silêncio do Atlético (e fica com benefício futuro)

Escreve o jornal espanhol El Mundo que Barcelona e Atlético de Madrid já chegaram a acordo no "caso Griezmann". O clube catalão pagou 15 milhões de euros pelo silêncio dos colchoneros, ficando ainda com benefício …

Professor detido depois de ser acusado de agredir aluno “com enorme violência”

Um aluno do 8.º ano da Escola Secundária Rainha Dona Leonor, em Alvalade, em Lisboa, terá sido esta segunda-feira agredido por um professor durante uma aula. Segundo o relato da Associação de Encarregados de Educação dos …

Gabinetes dos novos membros do Governo custam 71 milhões de euros

O novo Governo terá 70 gabinetes no total, que representarão uma despesa anual de, pelo menos, 71 milhões de euros aos cofres públicos, mais sete milhões de euros do que o último. O primeiro-ministro, António Costa, …

Fim do cessar fogo na Síria. Turquia ameaça que milicianos curdos no terreno serão abatidos

O período de cessar-fogo de 120 horas acordado entre a Turquia e os Estados Unidos (EUA) para permitir que as milícias curdas saiam do nordeste da Síria termina esta terça-feira, pelas 19:00 (20:00 em Lisboa), …

Ministro adjunto cabo-verdiano encontrado morto no gabinete

O ministro adjunto do primeiro-ministro de Cabo Verde para a Integração Regional, Júlio Herbert, foi encontrado morto, esta segunda-feira, no seu gabinete, no Palácio do Governo, na Praia, confirmou fonte governamental. Elementos da Polícia Nacional cabo-verdiana …