Detido o homem filmado a agredir uma jovem em Paris

O indivíduo filmado a agredir uma estudante francesa depois de a ter assediado foi detido pelas autoridades. O agressor estava à saída de um hospital psiquiátrico.

De acordo com o The Guardian, que cita fontes das autoridades francesas, o suspeito foi apanhado à saída de um hospital psiquiátrico e foi identificado, pelos meios de comunicação franceses, como sendo Firas M., de 25 anos.

A agressão aconteceu depois de Marie Laguerre, uma estudante francesa de 22 anos, ter mandado calar o indivíduo quando este a abordou na rua, usando “linguagem obscena”. As imagens captadas pelas câmaras de vigilância mostram o homem a afastar-se  quando a jovem o manda calar, voltando ao encontro da estudante para a agredir violentamente no rosto.

Detido esta segunda-feira, o suspeito está a ser acusado de agressão e de assédio sexual. Marie Laguerre já foi chamada pelas autoridades para identificar o indivíduo.

Laguerre publicou o vídeo da agressão nas redes sociais e chamou a atenção de França e do mundo para o assédio sexual, uma realidade com que muitas mulheres se deparam diariamente. No Facebook, a jovem explicou que o indivíduo se dirigiu a ela “de uma maneira provocadora e humilhante”.

“Mandei-o calar-se e continuei a andar porque não suporto este tipo de comportamento. Não consigo ficar calada e não devemos continuar caladas por mais tempo”, disse a estudante francesa nas redes sociais. Laguerre criou inclusivamente um site chamado Nous Toutes Harcelement (“Somos Todas Assediadas”) para expor casos semelhantes ao dela.

Marie Laguerre / Facebook

Marie Laguerre foi agredida numa esplanada em Paris

Depois de ter sido agredida, algumas pessoas presentes na esplanada levantaram as cadeiras e confrontaram o agressor, como mostram as imagens. O indivíduo fugiu, mas Marie Laguerre apresentou queixa na polícia.

Não foi a primeira vez que me aconteceu naquele dia, naquela semana, naquele mês. Este tipo de coisas acontece-me a toda a hora”, disse a jovem na altura.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

  1. A internet hoje em dia alimenta coisas que nem devía alimentar. É evidente que o gajo não tem razão nenhuma para lhe dar um estalo porque perante a lei, a um tipo de delito só se pode responder com um delito do mesmo tipo. Ela nunca o agrediu, ele nunca a podería ter agredido. Mas como pelos vistos saíu de um hospital psiquiátrico, provávelmente é doente mental, o que poderá estar na origem do comportamento desroporcional à situação.

    Mas é também evidente que o relato dela de que ele a assediou, ela o mandou calar e ele por causa disso lhe deu um estalo… Também é claramente mentira. Analisemos o video:

    1. Aos 0.15 eles cruzam-se e ele manda um piropo qualquer.

    2. Aos 0.17 ela vira-se para trás e responde qualquer coisa. Provavelmente é nesta altura sim, que o manda calar.

    3. Eles seguem o seu caminho. Nem ele diz mais nada nem ela diz mais nada.

    4. Aos 0:22 ela deve começar a insultá-lo em altos berros porque literalmente toda a gente de todas as mesas começa a olhar na direcção dela. É nesta altura que o gajo volta pra trás já a levantar a mão como quem diz “deves querer levar um estalo”… E dá-lhe mesmo um estalo.

    Conclusão: O video é mudo e por isso não se ouve o que cada um diz. Mas o momento em que ele volta pra trás, ela claramente não lhe deve ter dito àquela distância toda, só para ele estar calado. Nem ele voltava aquilo tudo para trás só por causa disso. Ela deve é ter insultado a mãe dele ou qualquer coisa do género. Mas repito, a partir do momento em que ele a agrediu, perdeu a razão toda e merece responder perante a lei.

    Agora essa estupidez de penalizar o piropo como cá em Portugal, é de uma estupidez inqualificável. Numa altura em que há mulheres a serem apedrejadas até à morte no Afeganistão ou a ser queimadas vivas na ìndia por não querer casar à força… Acho patético e oportunista as #meetoos deste mundo não estarem a canalizar as suas energias contra isso, e andarem a fazer campanha pela “pena de morte” contra o piropo… Ou a tentar causar a demissão de tudo o que é homens em posição de poder, para lá meterem os (as) amigos (as) delas.

    Curiosamente, hoje não foram publicadas pelo ZAP as notícias que dão conta de novos desenvolvimentos incriminatórios de Asia Argento, personalidade forte do movimento #meetoo e que agora está envolvida em pedofilia, assédio e suborno para tentar ocultar provas do seu comportamento sexual deplorável. No melhor pano cai a nódoa…

  2. E a corja feminista nao larga!.. opressão ao homem!.. mais leis discriminatórias do homem!.. daqui a nada o homem tem de ser subserviente a mulher! Nao faz contacto visual, nao fala, dá prioridade… neste caso ela decerteza que o tratou mal, ou à mae dele e que nao venha dizer que o mandou calar! Ele perdeu a razão ao bater!.. mas ha uma coisa interessante, eu sou homem e quando nao concordo com algo que me fazem nao desato a chamar nomes ao outro e principalmente se é mais forte do que eu!.. mas as mulheres podem chamar nomes a vontade e as vezes ate bater e o homem muitas das vezes nem pode responder as agressões, o mais forte e que tem de se conter?!.. porquê? Também posso desatar a chamar nomes a um bruta montes e ele é que tem de se rebaixar e aguentar, ou como sou homem embora mt mais fraco do que ele ja posso apanhar?…

  3. Nao sabia que estava num exame de português!.. e so quem tiver tudo certo, sem erros é que pode dar a sua opinião!.. (DITADURA???) Por falar em exames, estou convicto que muitos professores dao mais erros do que eu, esses sim deves corrigir , pois eles estão para ensinar a escrever e a ler!… e é so observar os seus cartazes nas manifestações repletos de erros e gralhas!.. depois, eu apenas usei a escrita para fazer passar a mensagem ou opinião que na verdade foi para isso que a inventaram, e passou!… e a corja feminista o que teve a dizer?!.. trouxe matéria, algo novo, uma opinião que seja?!.. nada , apenas pura crítica estúpida e descabida nesta situação pois ninguém aqui esta a avaliar a escrita de cada um nem se vai escrever um livro!.. aqui da se opiniões, discute se ideias!.. mas este comentário ridiculo e nazi.. é o espelho da corja feminista na sua inutilidade!..

    • Só quem não dá erros de portuguez é que pode opinar. Eu como dou muitoz não posso opinar. Mas aproveito esta brecha para opinar.
      Quem não gosta de piropos, sempre me disseram, faz ouvidos de mouco. Eu por principio nunca mandei piropos a pessoas que não conheço, é uma questão de respeito.

  4. o que acho engraçado, acedio sexual é crime, mas quando da geito a mulher isso já não se considera crime já que foi do intereço delas, logicamente o respeito é muito bonito, mas era bom tão bem não usar quando da geito

  5. eu não tenho que dar satisfações, mas não custa nada responder, que afinal isto é aulas de Português e não de comentar noticias, não sou

RESPONDER

Rendas das casas podem ficar congeladas no próximo ano

Depois de cinco anos consecutivos a subirem, as rendas habitacionais e comerciais poderão ficar congeladas no próximo ano. Segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) revelados no final da semana passada, a taxa média de …

Reabertura de bares e discotecas. Setor critica "esperteza saloia" do Governo

Os bares e discotecas, encerrados desde março devido à pandemia de covid-19, podem funcionar como cafés e pastelarias, seguindo as mesmas regras. A medida do Governo tem sido alvo de fortes críticas por parte do …

Portugueses podem colmatar falta de estrangeiros no Algarve, mas não chega para salvar o ano

Os portugueses podem ajudar a colmatar a falta de estrangeiros de férias no Algarve, afastados por causa da pandemia de covid-19, mas já não será possível salvar o ano turístico desta região. As previsões são …

Das três linhas de apoio à cultura, só uma estará disponível esta segunda-feira

O Ministério da Cultura tinha anunciado que três linhas de apoio iam estar disponíveis esta segunda-feira, para trabalhadores, empresas artísticas e espaços culturais. No entanto, só uma abriu. Das três linhas de apoio social que foram …

Além da "hipocrisia" no processo, Novo Banco cometeu dois pecados capitais

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes falou sobre a queda histórica do PIB e a polémica do Novo Banco. Luís Marques Mendes considera que a queda do Produto Interno bruto (PIB) …

Covid-19. Austrália recua em força e Londres pondera vir a ter cerca sanitária

Depois de ser retratado como um caso de sucesso no combate à covid-19, a Austrália começa a dar passos atrás. No Reino Unido, equaciona-se uma cerca sanitária na capital. Melbourne, a segunda maior cidade australiana, vai …

FC Porto tem plano para desviar Taremi e Nuno Santos de rivais

Os 'azuis e brancos' estão a estudar as contratações de Mehdi Taremi e Nuno Santos. Os jogadores vilacondenses são também cobiçados por outros clubes. O FC Porto está a sondar as contratações de Taremi e Nuno …

PSP fez ajuste direto de 113 mil euros com empresa que doou viseiras

O Jornal de Notícias escreve na sua edição impressa desta segunda-feira que a PSP fez três ajustes diretos no valor de mais de 113 mil euros com uma empresa de Sintra que tinha antes feito …

Casa Branca prepara investida contra tecnológicas chinesas. TikTok e WeChat na mira

Washington e Pequim estão a viver um dos momentos mais críticos desde que os dois países estabeleceram relações em 1979. Agora, a crise adensa-se, com o TikTok e a WeChat debaixo de olho. Washington e Pequim …

Investimento de 100 milhões no ataque obriga a debandada no Benfica

Reforços do SL Benfica para o ataque devem custar 100 milhões de euros aos cofres do clube. As 'águias' veem-se obrigados a vender para equilibrar as contas. Jorge Jesus ainda não foi oficialmente apresentado no Estádio …