Asia Argento nega sexo com jovem ator e diz que foi Bourdain quem negociou acordo

Ian Langsdon / EPA

A atriz e realizadora italiana Asia Argento

A atriz e realizadora italiana negou, esta terça-feira, as acusações de assédio sexual feitas por um jovem ator, admitindo que o acordo foi negociado pelo seu ex-namorado apenas para poderem viver em paz e sem qualquer tipo de publicidade negativa.

Asia Argento nega “categoricamente” as acusações de assédio e abuso sexual feitas pelo jovem ator e músico, Jimmy Bennett, e afirma que está “profundamente ferida” com as notícias “absolutamente falsas” que a envolvem neste momento.

Em causa está a revelação, publicada no domingo pelo New York Times, de que a atriz e realizadora italiana, uma das pioneiras do movimento #MeToo, chegou a um acordo extrajudicial com Bennett em troca do seu silêncio.

Segundo o jornal norte-americano, a filha do reconhecido realizador Dario Argento terá pago 380 mil dólares ao jovem, na altura com 17 anos, que diz ter sido assediado sexualmente num quarto de hotel na Califórnia.

Os dois contracenaram no filme “Maldito Coração”, realizado por Asia Argento em 2003, em que contracenaram como mãe e filho.

No comunicado divulgado esta terça-feira, a atriz mostra repúdio total pela notícia do jornal norte-americano, que diz ter tido acesso a estas informações através de documentos que chegaram de forma anónima, e diz que “nunca” teve relações sexuais com Bennett.

Na mesma nota, Argento, que neste momento é jurada na versão italiana do programa televisivo “X Factor”, também revela que foi o seu namorado, o chef norte-americano Anthony Bourdain, que se suicidou em junho, quem insistiu para que as acusações de Bennett fossem tratadas em privado, o que resultou no acordo financeiro em questão.

“Estivemos ligados durante vários anos apenas por amizade, uma relação que terminou quando, depois da minha exposição do caso Weinstein, Bennett – que na altura passava por graves problemas económicos e que tinha processado a própria família – inesperadamente fez uma exagerada cobrança de dinheiro”, explica.

“Bennett sabia que o meu namorado, Anthony Bourdain, era um homem muito bem-sucedido e com uma grande reputação como figura pública que deveria manter”, acrescenta a atriz.

Por isso, Bourdain insistiu que o assunto deveria ser tratado de forma privada, algo que Bennett também queria. “Anthony tinha medo da possível publicidade negativa que essa pessoa, que considerava perigosa, poderia fazer sobre nós”, afirma Argento.

O chef e apresentador de vários programas de televisão encarregou-se pessoalmente de ajudar economicamente o jovem ator, com a condição de este não voltar a intrometer-se nas vidas de ambos.

“Este é o enésimo capítulo de uma sequência de eventos que me causa uma grande tristeza e que constitui uma perseguição de longa duração“, lamenta ainda a atriz, que diz que tomará “todas as iniciativas necessárias” para se proteger nas “instâncias competentes”.

Argento foi “a primeira a denunciar oficialmente”, a 10 de outubro de 2017, a violação de que foi vítima há 17 anos, quando tinha apenas 21 anos, pelo produtor Harvey Weinstein.

Este ano, a atriz italiana fez um discurso poderoso na cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes sobre Weinstein, tendo sido aplaudida e elogiada em todo o mundo. “Em 1997, fui violada por Harvey Weinstein aqui, em Cannes. Quero fazer uma previsão: Harvey Weinstein nunca mais vai ser recebido aqui. Viverá em desgraça, evitado por uma comunidade cinematográfica que o abraçou e encobriu os seus crimes”.

ZAP // EFE

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Este caso e segundo as informações que já vi na TV é comparado ao daquelas meninas sérias que fazem sexo bem pago com qualquer um capitalista e mais tarde o vão denunciar sobretudo se este vier a atingir uma carreira ainda mais atraente, este depois de ter feito sexo com a dita senhora e pelos vistos bem pago vem agora tentar extorquir-lhe ainda mais dinheiro só porque sabe há partida que ela tem capital e carreira que poderá ser afectada, isto é porco e a justiça não deveria colaborar com gente desta laia.

  2. Não vales nada, Asia. És uma vergonha para o teu Pai, ele sim um grande cineasta!
    O Weinstein que tanto criticaste, também se fartou de negar muita coisa. És farinha do mesmo saco, com a desvantagem de teres apontado o dedo a outro, sobre as coisas que tu própria fazes. E agora desculpas-te com quem já nem cá está para se defender… És mesmo uma vaca louca.

    • @Miguel Queiroz: tenho muitas dúvidas que sejas homem. Eu, no meu tempo, não conheci nenhum homem, hetero, com 17 anos, com as hormonas a sair fora da escala, que não gostasse de ter tido uma experiência com um AVIÃO destes!!! Agora…, não nos podemos esquecer que pode existir aqui aproveitamento mediático por parte deste actor como forma ficar conhecido; não lhe fica bem e pode ficar «queimado», pois, dificilmente alguém, no seu juizo perfeito, vai querer trabalhar com ele não vá, este, ter um ataque enviesado de «ética e moral».

      • podes adaptar este teu lindo texto à asia em relação ao Weinstein, com muito poucas alterações de circunstancia serve-lhe perfeitamente. a vida é assim querida eles gostam de andar de avião e elas com malas vuitton que custam os olhos ….. no tempo do taveira dizia-se antigamente as casas custavam os olhos da cara agora custam o olho do c´.

        • Que raciocinio brilhante!… é que tem mesmo tudo a ver…
          Até porque a Ásia era uma “desgraçadinha”, andou a enviar mensagens, tirou fotos toda contente e ainda pediu meio milhão de dólares para ficar calada!…
          Pois….

  3. Bourdain, era o que na minha terra se chama de “corno manso”! Bolas andava a comer sempre as sobras dos outros! Há gostos para tudo.

RESPONDER

Pedro Proença acredita que "vai ser possível jogar na presente temporada"

O Presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) admitiu, esta terça-feira, a possibilidade de realizar jogos à porta fechada e ainda esta temporada. Em entrevista à rádio TSF, Pedro Proença disse acreditar que ainda "vai …

Centeno deixa aviso à Zona Euro. Futuro da UE depende da resposta que der à pandemia

Mário Centeno escreveu aos ministros das Finanças da Zona Euro para os alertar que o futuro da União Europeia depende da forma como conseguir lidar com a crise económica devida à pandemia de Covid-19. Uma …

Governo quer desempregados e trabalhadores em lay-off a reforçar lares e hospitais

O Governo criou uma medida de Apoio ao Reforço de Emergência de Equipamentos Sociais e de Saúde com o objetivo de apoiar as entidades do setor social e solidário. De acordo com o ECO, o Governo …

Recibos verdes podem pedir apoio a partir desta quarta-feira. Será pago ainda este mês

O apoio por quebra de atividade destina-se a trabalhadores independentes que nos últimos 12 meses tenham tido obrigação contributiva em pelo menos 3 meses consecutivos. O formulário para os trabalhadores independentes pedirem apoio por redução de …

"Este mês é perigosíssimo!" Costa avisa que "não podem ir à terra e ao Algarve" na Páscoa

"As pessoas não podem ir à terra!" O alerta é de António Costa que avisa que este mês de Abril "é perigosíssimo" por causa da Páscoa. O primeiro-ministro recomenda também aos emigrantes que não venham …

13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára …

Curva em Itália parece estar a aplanar. Confirmado primeiro caso num campo de refugiados grego

A Itália registou mais 4.053 casos positivos e mais 837 mortes em 24 horas, valores semelhantes aos de segunda-feira e que sugerem que a curva da covid-19 parede estar a estabilizar. De acordo com o Observador, …

Há mais de 8 mil infetados e 187 mortes por covid-19 em Portugal

Há mais 27 mortes em relação a terça-feira, aumentando o número total de óbitos para 87. O número de casos confirmados em Portugal já ascende as 8 mil pessoas. O boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da …

Há falhas no sistema que regista casos de covid-19. A "esmagadora maioria" não vai ser contabilizada

O sistema que regista os casos de covid-19 em Portugal é "um pesadelo burocrático", denunciam os infecciologistas. A "esmagadora maioria" dos casos vai acabar por não ser notificada, acrescentam. O problema tornou-se público quando a Direção-Geral …

Mais de 3600 empresas já pediram acesso ao lay-off simplificado

O Governo já recebeu 3600 pedidos de empresas para aderirem ao regime lay-off lançado na semana passada, disse, esta terça-feira, a ministra do Trabalho e da Segurança Social. Ana Mendes Godinho, que falava aos jornalistas no …