Detida no Paquistão a menina dos olhos verdes da capa da National Geographic

d.r. Steve McCurry / National Geographic

Sharbat Gula, refugiada afegã, capa da National Geographic em 1984, a primeira “Mona Lisa do Terceiro Mundo”

A menina afegã de olhos verdes, imortalizada numa capa da revista National Geographic em 1984, foi detida no Paquistão por ter documentos de identificação falsos.

A imagem de Sharbat Gula, que em 1984 tinha 12 anos e vivia num campo de refugiados paquistanês na altura da ocupação soviética do Afeganistão, tornou-se na capa mais famosa na história da revista.

A afegã incorre agora numa pena de entre sete a 14 anos de prisão, disse um responsável paquistanês, depois de ter sido detida por fraude.

A agência federal de investigação paquistanesa (FIA, sigla em inglês) “deteve Sharbat Gula por ter obtido um cartão de identidade falso“, disse Shahid Ilyas, responsável da Autoridade Nacional de Registos (NADRA), à agência noticiosa France Presse (AFP).

A detenção surge após uma investigação de dois anos em Peshawar (noroeste), capital da província de Khyber Pakhtunkhwa, na fronteira com o Afeganistão.

O responsável da NADRA revela ainda que a FIA procura também três funcionários do organismo que dirige, que estão actualmente em fuga e que forneceram os documentos falsos a Gula.

As autoridades paquistanesas lançaram uma operação para deter portadores de identificação falsa e uma campanha de verificação de documentos em todo o país, tendo sido já verificados 91 milhões de cartões de identificação, dos quais 60.675 eram falsos e pertenciam a estrangeiros.

Cerca de 18 funcionários da autoridade estão a ser investigados pela emissão de identificações para estrangeiros e oito já foram detidos, disse um responsável da NADRA.

d.r. NADRA

Sharbat Gula, 2014, 30 anos depois de ter sido capa da National Geographic

Sharbat Gula, 2014, 30 anos depois de ter sido capa da National Geographic

Mais de 350 mil afegãos regressaram este ano ao seu país, a partir do Paquistão, de acordo com dados da ONU.

Durante décadas, o Paquistão recebeu milhões de afegãos, que fugiram do país na sequência da invasão soviética em 1979, registando actualmente uma população de 1,4 milhões de refugiados do Afeganistão, indicou a ONU no início do ano.

Estes números fazem do Paquistão o terceiro país no mundo com mais refugiados e as autoridades estimam que cerca de um milhão de refugiados não registados vivem em território paquistanês.

Desde 2009, Islamabad tem adiado o prazo para o regresso dos refugiados ao Afeganistão, sendo Março do próximo ano a última data em vigor.

Em 2002, o fotógrafo Steve McCurry encontrou Sharbat Gula numa remota aldeia afegã, casada com um padeiro e mãe de três filhas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …

Gatos não se importam de comer pessoas mortas (e há um estudo que mostra como o fazem)

Uma nova investigação analisou como é que dois gatos selvagens se alimentaram de cadáveres humanos. Os animais mostraram preferência por corpos específicos ao longo de vários dias. No Forensic Investigation Research Station, no estado norte-americano do …