Detida no Paquistão a menina dos olhos verdes da capa da National Geographic

d.r. Steve McCurry / National Geographic

Sharbat Gula, refugiada afegã, capa da National Geographic em 1984, a primeira “Mona Lisa do Terceiro Mundo”

A menina afegã de olhos verdes, imortalizada numa capa da revista National Geographic em 1984, foi detida no Paquistão por ter documentos de identificação falsos.

A imagem de Sharbat Gula, que em 1984 tinha 12 anos e vivia num campo de refugiados paquistanês na altura da ocupação soviética do Afeganistão, tornou-se na capa mais famosa na história da revista.

A afegã incorre agora numa pena de entre sete a 14 anos de prisão, disse um responsável paquistanês, depois de ter sido detida por fraude.

A agência federal de investigação paquistanesa (FIA, sigla em inglês) “deteve Sharbat Gula por ter obtido um cartão de identidade falso“, disse Shahid Ilyas, responsável da Autoridade Nacional de Registos (NADRA), à agência noticiosa France Presse (AFP).

A detenção surge após uma investigação de dois anos em Peshawar (noroeste), capital da província de Khyber Pakhtunkhwa, na fronteira com o Afeganistão.

O responsável da NADRA revela ainda que a FIA procura também três funcionários do organismo que dirige, que estão actualmente em fuga e que forneceram os documentos falsos a Gula.

As autoridades paquistanesas lançaram uma operação para deter portadores de identificação falsa e uma campanha de verificação de documentos em todo o país, tendo sido já verificados 91 milhões de cartões de identificação, dos quais 60.675 eram falsos e pertenciam a estrangeiros.

Cerca de 18 funcionários da autoridade estão a ser investigados pela emissão de identificações para estrangeiros e oito já foram detidos, disse um responsável da NADRA.

d.r. NADRA

Sharbat Gula, 2014, 30 anos depois de ter sido capa da National Geographic

Sharbat Gula, 2014, 30 anos depois de ter sido capa da National Geographic

Mais de 350 mil afegãos regressaram este ano ao seu país, a partir do Paquistão, de acordo com dados da ONU.

Durante décadas, o Paquistão recebeu milhões de afegãos, que fugiram do país na sequência da invasão soviética em 1979, registando actualmente uma população de 1,4 milhões de refugiados do Afeganistão, indicou a ONU no início do ano.

Estes números fazem do Paquistão o terceiro país no mundo com mais refugiados e as autoridades estimam que cerca de um milhão de refugiados não registados vivem em território paquistanês.

Desde 2009, Islamabad tem adiado o prazo para o regresso dos refugiados ao Afeganistão, sendo Março do próximo ano a última data em vigor.

Em 2002, o fotógrafo Steve McCurry encontrou Sharbat Gula numa remota aldeia afegã, casada com um padeiro e mãe de três filhas.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …