Detida na Malásia mulher suspeita da morte de irmão de Kim Jong-un

 

As autoridades da Malásia informaram que foi detida uma mulher com passaporte vietnamita, suspeita de envolvimento na morte do meio-irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un.

O meio-irmão do líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, foi assassinado na Malásia confirmou, esta terça-feira, fonte próxima do primeiro-ministro malaio.

A causa da morte de Kim Jong-Nam ainda está por apurar, mas uma fonte da polícia da Malásia afirmou que a vítima terá sido atacada com um spray, na zona comercial do aeroporto internacional de Kuala Lumpur, tendo ido pedir ajuda junto de um dos balcões de informação. Viria a morrer a caminho do hospital.

A agência secreta sul-coreana avançou, esta quarta-feira, que as primeiras suspeitas recaiam sobre duas mulheres, alegadamente agentes secretas norte-coreanas, que teriam envenenado o exilado norte-coreano de 45 anos.

Uma mulher de 28 anos, denominada Doan Thi Huong, foi identificada a partir das imagens de câmaras de segurança, entretanto divulgadas pelas autoridades malaias, e detida. A mulher estava sozinha no momento da detenção.

Kim Jong-nam terá sido atacado pelas duas mulheres no dia em que se preparava para sair da Malásia, onde estava desde o dia 6 de fevereiro, em direção a Macau, onde residia.

A polícia da Malásia indicou que está a analisar as imagens das câmaras de segurança do aeroporto e irá investigar os movimentos de Kim Jong-nam e as pessoas com as quais se encontrou no país.

Coreia do Sul diz que assassinato Kim Jong-Nam mostra a “brutalidade” do regime

O primeiro-ministro e atualmente Presidente em funções da Coreia do Sul, Hwang Kyo-Ahn, declarou esta quarta-feira que o assassínio de Kim Jong-nam por agentes ao serviço da Coreia do Norte ilustra “a brutalidade do regime” de Pyongyang.

“A confirmar-se que o assassínio foi levado a cabo por parte do regime norte-coreano tratar-se-ia de um flagrante exemplo da sua natureza brutal e desumana“, adiantou.

Hwang Kyo-Ahn sublinhou a “grande importância” de se esclarecer o caso, assinalando que Seul se encontra a “analisar de perto os movimentos da Coreia do Norte” para determinar o seu eventual impacto na segurança da Coreia do Sul.

Kim Jong-Nam tinha pedido ao meio-irmão para lhe poupar a vida

O meio-irmão de Kim Jong-Un, assassinado na segunda-feira, terá implorado ao líder norte-coreano para poupar a sua vida e a da sua família após uma tentativa de assassínio em 2011, afirmaram esta quarta-feira deputados sul-coreanos.

“Kim Jong-Nam foi vítima de uma tentativa de assassínio em 2011 e enviou, em abril desse ano, uma carta a Kim Jong-Un a dizer: ‘Por favor, poupa-me e à minha família'”, relatou Kim Byung-Kee, membro de comissão parlamentar sobre os serviços de informação.

A família de Kim Jong-Nam vive atualmente em Pequim e em Macau e “estão sob a proteção das autoridades chinesas”, afirmou Byung-Kee.

Kim Jong-Nam, que teria cerca de 45 anos, era o filho primogénito do ditador norte-coreano Kim Jong-il, filho da sua primeira concubina, a atriz Song Hye-rim.

Até ao início do século XXI era apontado como o seu principal sucessor, oportunidade que perdeu depois de ter sido detido, no Japão, com um passaporte falso. Na altura, disse que só queria visitar a Disneyland.

O irmão do líder norte-coreano emigrou para a China em 1995 e vivia desde então entre Pequim e Macau.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …

Obras de cinco museus de Berlim vandalizadas no início do mês

Sarcófagos egípcios, pinturas do século XIX e esculturas em pedra de três dos principais museus de Berlim foram atacados com uma substância líquida oleosa a 3 de outubro, dia em que se festejaram os 30 …