Descobertos na Grécia destroços de um submarino italiano da II Guerra Mundial

Mergulhadores gregos descobriram os destroços de um submarino italiano, 80 anos depois de ter sido afundado pelas Forças Aliadas no Mar Egeu durante a II Guerra Mundial.

Segundo conta a agência Reuters, o Jantina, que partira da ilha grega de Leros, com 48 marinheiros a bordo, afundou a 5 de julho de 1941, depois de ter sido atingido por torpedos disparados pelo submarino britânico HMS Torbay.

Os destroços do submarino italiano foram descobertos, no mês passado, por Kostas Thoctarides, um dos mergulhadores mais conhecidos da Grécia, e a sua equipa, a sul da ilha de Mykonos, a uma profundidade de 103 metros.

A equipa de mergulhadores utilizou um veículo subaquático operado remotamente, o ROV Super Achilles, que realizou uma inspeção detalhada dos destroços.

A identidade do Jantina, construído no início dos anos 30 e que também participou na Guerra Civil Espanhola ao apoiar os nacionalistas espanhóis, foi verificada através de registos do Escritório de História Naval da Marinha italiana.

“A história naval é como um puzzle e este submarino é parte desse puzzle. O confronto de dois submarinos é um evento naval raro”, disse à Reuters Thoctarides, que faz deste submarino o quarto por si encontrado.

No final de outubro de 2021, a atividade sísmica de um vulcão submarino no Japão também fez emergir 24 navios afundados no Pacífico depois da Batalha de Iwo Jima, uma das mais famosas da II Guerra Mundial.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.