Despesa com pessoal do Estado ao nível mais baixo dos últimos 29 anos

O crescimento económico, o congelamento de salários e as reformas mais recentes no setor público favoreceram a descida da despesa com o pessoal do Estado para os níveis mais baixos dos últimos 29 anos.

Este ano, o Governo terá de convencer os partidos à sua esquerda de que não existe espaço de manobra para fazer regressar em 2019 as atualizações salariais na função pública, ainda que a despesa com o pessoal do Estado esteja ao nível mais baixo dos últimos 29 anos.

Segundo o Público, devido aos bons resultados da economia e a diferença significativa entre os vencimentos dos funcionários que se reformam e os que entram, o Governo está a conseguir mais do que compensar o fim dos cortes aplicados durante a crise e o impacto do descongelamento das carreiras iniciado este ano.

De acordo com a estimativa apresentada na semana passada pelo Conselho de Finanças Públicas (CFP), a despesa pública com pessoal terá sido, em 2017, de 11% do PIB, uma descida face aos 11,3% registados em 2016, colocando o indicador ao nível mais baixo desde 1989, de acordo com as séries publicadas pela Comissão Europeia.

No entanto, a despesa com pessoal ainda se mantém acima da média do euro, que se deverá cifrar nos 9,9% em 2017, mas confirma uma tendência de aproximação significativa.

Em 2018, tudo indica que a tendência de redução do peso da despesa pública no PIB será para manter, apesar de o Governo ter dado início ao descongelamento das progressões na carreira já este ano, com um custo estimado este ano de 211 milhões de euros.

Segundo a projeção do CFP, o peso da despesa com pessoal no PIB irá passar de 11% para 10,7% do PIB em 2018. Mesmo perante um cenário no qual as atualizações salariais sejam feitas ao nível da inflação a partir do próximo ano, esta entidade antecipa que esta possa ser uma tendência para manter nos anos seguintes.

Ainda esta segunda-feira serão conhecidas as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE) que deverão confirmar os bons resultados da economia em 2017.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Comprar móveis mata relacionamentos

Os números não mentem e está comprovado: comprar móveis com a sua cara-metade é a arma fatal do seu relacionamento. A marca online de móveis Article conduziu recentemente uma pesquisa com cerca de 2.000 norte-americanos, em …

Marisa Matias critica Centeno por “encabeçar ameaças” a Itália

A eurodeputada Marisa Matias, do Bloco de Esquerda, disse a Mário Centeno, num debate no Parlamento Europeu, que é “desconcertante” vê-lo, enquanto presidente do Eurogrupo, a “encabeçar as ameaças” a Itália, questionando-o se não "há …

Moscovici quer voltar a "tweeetar" com Costa (mas deixa avisos)

O comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, diz que ficará "encantado" se o primeiro-ministro e seu "bom amigo" António Costa tiver o prazer de voltar a "tweetar". Isto para sublinhar que espera que Portugal …

Não há acordo. Greve dos enfermeiros começa quinta-feira e só acaba no fim do ano

Os enfermeiros mantêm a greve que começa na quinta-feira nos blocos operatórios de cinco hospitais, por falta de acordo com o Governo sobre a estrutura da carreira. A informação foi prestada à Lusa pelos presidentes da …

Próximas eleições portuguesas podem ser marcadas por fake news

A difusão de notícias falsas durante as eleições brasileiras atingiu níveis sem precedentes e o fenómeno chegou também a Portugal, onde se pode estar a preparar uma ação semelhante para as próximas eleições nacionais, alertou …

Proposta de Orçamento mostra um "profundo desconhecimento" do país

A presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, considerou esta terça-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) mostra um "profundo desconhecimento" e está de "costas voltadas" para o país. "É um Orçamento que mostra …

Caso Khashoggi: Trump mantém-se ao lado da Arábia Saudita

Donald Trump emitiu um comunicado em que se pronunciou sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi, revelando que embora condene veemente o crime, a relação dos Estados Unidos é com Reino da Arábia Saudita, "parceiros …

Visita de João Lourenço pode deixar “irritante” entre Portugal e Angola para trás

A primeira viagem de Estado de João Lourenço a Portugal é uma demonstração de que Portugal e Angola "pretendem enterrar o irritante e avançar com os temas da cooperação direta", avança Jornal de Angola. No editorial …

Documento de 2014 previu colapso e aconselhava encerramento da estrada de Borba

Há novos dados que apontam que a tragédia da estrada de Borba, que desmoronou, provocando a morte de 2 pessoas e mais 3 desaparecidas, poderia ter sido evitada. Um memorando de 2014 já previa a …

Noiva adolescente leiloada no Facebook. Rede social só reparou depois do casamento

Uma jovem de 16 anos do Sudão do Sul foi leiloada para casamento no Facebook. Quando a rede social reparou, a jovem já tinha sido comprada e estava casada. De acordo com a organização pelos Direitos …