Operação Dynamo desmantela primeira fábrica clandestina de tabaco em Portugal

A GNR promoveu uma operação que levou ao desmantelamento da primeira fábrica clandestina de produção e comercialização de tabaco em Portugal. Foram detidas 13 pessoas de várias nacionalidades.

A Operação Dynamo teve início esta terça-feira e foi levada a cabo pela Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro. Nesta operação inédita foram detidas 13 pessoas (entre os quais uma mulher) de nacionalidades polaca, ucraniana, romena, russa e portuguesa.

O material apreendido era o equivalente a 46 milhões de cigarros e calcula-se que a evasão fiscal da fábrica ascenda os 9,6 milhões de euros. O tabaco produzido era comercializado não só em território nacional, mas também em outros países da União Europeia.

Em comunicado, a GNR realça que a operação foi posta em curso no âmbito de um inquérito que decorre há cerca de meio ano. Tinha como objetivo “proceder ao desmantelamento de uma fábrica ilegal de manufaturação de cigarros em larga escala, levando à detenção dos suspeitos responsáveis pela sua operacionalização”.

De acordo com o Jornal Económico, foi dado cumprimento a cinco mandatos de detenção, sete de busca domiciliária, um de busca à fábrica e outro de busca ao armazém. Entre os bens apreendidos estão 15,6 milhões de cigarros, 17 toneladas de folha de tabaco (suficientes para produzir 16,8 milhões de cigarros) e 14 toneladas de tabaco triturado (que dariam para produzir 13,8 milhões de cigarros).

“Estima-se que a fraude e evasão fiscal, gerada pela produção e comercialização do tabaco produzido na referida fábrica, que tinha como destino o território nacional e países da União Europeia, seja de montante superior a 9 milhões e 600 mil euros”, avança a GNR em comunicado.

Foram ainda constituídos dois arguidos de nacionalidade Grega, com 37 e 60 anos, suspeitos de integrarem este grupo criminoso. Um dos detidos tinha um alerta internacional para efeitos de detenção e entrega ou extradição, através do sistema Schengen.

As 13 pessoas detidas serão presentes no Tribunal de Faro, esta quarta-feira, para o primeira interrogatório e para aplicação de medidas de coação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. agora esta na moda as autoridades dizer tudo aos milhares para parecer maior , 15,6 milhoes de cigarros lol ,podiam dizer maços ,antigamente dizia uns tantos kilos de droga foram apanhados ,agora dizem x milhares de doses ,qualquer dia inves de dizerem um carro apreendido ,dizem 1500 kilos de material automovel confiscado ; -)

RESPONDER

Sindicatos querem que Ministério Público investigue suicídios na polícia

O presidente adjunto da Federação Nacional dos Sindicatos de Polícia, Peixoto Rodrigues, disse esta terça-feira que vai pedir à Procuradoria-Geral da República (PGR) para investigar os casos de suicídio registados este ano na PSP. Em declarações …

Após uma legislatura marcada por problemas éticos, ser deputado já não será a mesma coisa

Depois de uma legislatura vincada por vários problemas éticos no interior do Parlamento, houve ajustes a fazer. As regras para deputados advogados, subsídios ou moradas mudaram e, a partir de outubro, ser deputado será um …

Interrogatórios sobre queda de árvore na Madeira só depois das eleições regionais

Os interrogatórios sobre a queda da árvore do Monte, na Madeira, só vão decorrer depois das eleições regionais, avança a imprensa madeirense. A tragédia aconteceu a 15 de agosto do ano passado, antes de uma procissão …

Lagosta e vinho caro. Excentricidades levaram ministro francês do Ambiente a demitir-se

Após a polémica em torno dos seus grandes gastos enquanto presidente da Assembleia Nacional francesa e governante, François de Rugy saiu do Governo. No entanto, diz-se vítima de "linchamento mediático". François de Rugy, ministro francês do …

Os escoceses estão a gerar energia eólica suficiente para abastecer duas Escócias

No primeiro semestre de 2019, a Escócia gerou energia eólica suficiente para abastecer as suas casas duas vezes. Segundo divulgou esta quarta-feira o Science Alert, as turbinas geraram 9,8 milhões de megawatts-hora de eletricidade entre janeiro …

Comentários racistas de Trump condenados na Câmara de Representantes

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na terça-feira uma moção na qual condena o presidente Donald Trump pelos "comentários racistas" dirigidos a quatro mulheres congressistas, sugerindo-lhes que "regressassem aos seus países de origem". A …

PCP quer creches gratuitas e passes sociais em todo o país

O secretário-geral comunista destacou sete compromissos, incluindo a ideia de uma rede de creches gratuitas e o limite máximo de 40 euros para os passes sociais, na apresentação do programa eleitoral do partido, num hotel …

Governo retira estatuto do antigo combatente na véspera de votação

O Governo retirou a proposta de lei sobre o estatuto do antigo combatente por dificuldades no modelo de sustentabilidade financeira resultantes das propostas apresentadas pelos partidos no Parlamento. O anúncio da retirada da proposta foi feito …

Bolsonaro "está decidido". Vai indicar filho para embaixador nos Estados Unidos

Jair Bolsonaro disse que "está decidido" que irá indicar o filho Eduardo Bolsonaro para embaixador em Washington, capital dos Estados Unidos da América. Esta terça-feira, o Presidente do Brasil disse que “está decidido” a indicar o …

Sindicato dos motoristas aprovou aumentos salariais mais baixos dos que agora reclama

A reunião de segunda-feira entre os sindicatos de motoristas e a associação de empresas de transporte de mercadorias (Antram) acabou sem acordo para evitar a greve anunciada para 12 de agosto. Porém, de acordo com o …