Operação Dynamo desmantela primeira fábrica clandestina de tabaco em Portugal

A GNR promoveu uma operação que levou ao desmantelamento da primeira fábrica clandestina de produção e comercialização de tabaco em Portugal. Foram detidas 13 pessoas de várias nacionalidades.

A Operação Dynamo teve início esta terça-feira e foi levada a cabo pela Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro. Nesta operação inédita foram detidas 13 pessoas (entre os quais uma mulher) de nacionalidades polaca, ucraniana, romena, russa e portuguesa.

O material apreendido era o equivalente a 46 milhões de cigarros e calcula-se que a evasão fiscal da fábrica ascenda os 9,6 milhões de euros. O tabaco produzido era comercializado não só em território nacional, mas também em outros países da União Europeia.

Em comunicado, a GNR realça que a operação foi posta em curso no âmbito de um inquérito que decorre há cerca de meio ano. Tinha como objetivo “proceder ao desmantelamento de uma fábrica ilegal de manufaturação de cigarros em larga escala, levando à detenção dos suspeitos responsáveis pela sua operacionalização”.

De acordo com o Jornal Económico, foi dado cumprimento a cinco mandatos de detenção, sete de busca domiciliária, um de busca à fábrica e outro de busca ao armazém. Entre os bens apreendidos estão 15,6 milhões de cigarros, 17 toneladas de folha de tabaco (suficientes para produzir 16,8 milhões de cigarros) e 14 toneladas de tabaco triturado (que dariam para produzir 13,8 milhões de cigarros).

“Estima-se que a fraude e evasão fiscal, gerada pela produção e comercialização do tabaco produzido na referida fábrica, que tinha como destino o território nacional e países da União Europeia, seja de montante superior a 9 milhões e 600 mil euros”, avança a GNR em comunicado.

Foram ainda constituídos dois arguidos de nacionalidade Grega, com 37 e 60 anos, suspeitos de integrarem este grupo criminoso. Um dos detidos tinha um alerta internacional para efeitos de detenção e entrega ou extradição, através do sistema Schengen.

As 13 pessoas detidas serão presentes no Tribunal de Faro, esta quarta-feira, para o primeira interrogatório e para aplicação de medidas de coação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. agora esta na moda as autoridades dizer tudo aos milhares para parecer maior , 15,6 milhoes de cigarros lol ,podiam dizer maços ,antigamente dizia uns tantos kilos de droga foram apanhados ,agora dizem x milhares de doses ,qualquer dia inves de dizerem um carro apreendido ,dizem 1500 kilos de material automovel confiscado ; -)

RESPONDER

Gigante americana Walmart retira (temporariamente) armas e munições das prateleiras

A gigante de distribuição norte-americana Walmart decidiu retirar temporariamente armas e munições das prateleiras das suas lojas, anunciou na quinta-feira um porta-voz da cadeia. A medida preventiva foi tomada a cinco dias de uma eleição presidencial …

BE afasta para já estado de emergência e defende requisição civil na saúde

A coordenadora do BE afastou para já a necessidade de um novo estado de emergência e defendeu que o Governo utilize toda a capacidade instalada na saúde, se necessário recorrendo à requisição civil dos setores …

Sismo de magnitude 7 abala Turquia e Grécia e provoca mini-tsunami. Pelo menos 4 pessoas morreram

Quatro pessoas morreram no oeste da Turquia, depois de um forte terramoto de magnitude 7 atingir o Mar Egeu na tarde desta sexta-feira. O abalo derrubou edifícios em áreas costeiras e fez pelo menos 120 …

EDP desiste de processo contra o Estado, mas vai levar tarifa social a Bruxelas

A EDP desistiu da litigância judicial com o Estado sobre a contribuição extraordinária sobre o setor energético (CESE), mas vai pedir à Comissão Europeia uma análise sobre o mecanismo de financiamento da tarifa social a …

"Fora com os pretos". Universidades e escolas de Lisboa vandalizadas com mensagens racistas

Várias universidades e escolas secundárias da região de Lisboa foram vandalizadas com mensagens de teor racista e xenófobo. "Viva a Europa Branca" ou "Fora com os pretos" são algumas das frases escritas. Várias pessoas denunciaram esta …

Preços das casas não baixam porque há Fundos a comprar tudo

Apesar de estarmos em plena crise pandémica, os preços das casas não têm sofrido uma baixa significativa. Uma realidade que se pode explicar pelo interesse de alguns Fundos na aquisição de imóveis, com a perspectiva …

Infetados, mortes e internamentos. Portugal bate recordes diários de covid-19

Portugal bateu o recorde diário de infeções, mortes e internamentos de doentes com covid-19. Registam-se mais 4.656 casos positivos, 40 óbitos e 1.834 pacientes internados. Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 4.656 casos positivos e …

CSD tem a "chave" da geringonça açoriana (mas ainda não sabe de que lado vai ficar)

Os Presidentes do PSD e do PS já se reuniram com o líder regional do CDS, Artur Lima. O dilema é entre suportar um executivo PS ou integrar uma coligação à direita. A decisão dos …

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …