Operação Dynamo desmantela primeira fábrica clandestina de tabaco em Portugal

A GNR promoveu uma operação que levou ao desmantelamento da primeira fábrica clandestina de produção e comercialização de tabaco em Portugal. Foram detidas 13 pessoas de várias nacionalidades.

A Operação Dynamo teve início esta terça-feira e foi levada a cabo pela Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro. Nesta operação inédita foram detidas 13 pessoas (entre os quais uma mulher) de nacionalidades polaca, ucraniana, romena, russa e portuguesa.

O material apreendido era o equivalente a 46 milhões de cigarros e calcula-se que a evasão fiscal da fábrica ascenda os 9,6 milhões de euros. O tabaco produzido era comercializado não só em território nacional, mas também em outros países da União Europeia.

Em comunicado, a GNR realça que a operação foi posta em curso no âmbito de um inquérito que decorre há cerca de meio ano. Tinha como objetivo “proceder ao desmantelamento de uma fábrica ilegal de manufaturação de cigarros em larga escala, levando à detenção dos suspeitos responsáveis pela sua operacionalização”.

De acordo com o Jornal Económico, foi dado cumprimento a cinco mandatos de detenção, sete de busca domiciliária, um de busca à fábrica e outro de busca ao armazém. Entre os bens apreendidos estão 15,6 milhões de cigarros, 17 toneladas de folha de tabaco (suficientes para produzir 16,8 milhões de cigarros) e 14 toneladas de tabaco triturado (que dariam para produzir 13,8 milhões de cigarros).

“Estima-se que a fraude e evasão fiscal, gerada pela produção e comercialização do tabaco produzido na referida fábrica, que tinha como destino o território nacional e países da União Europeia, seja de montante superior a 9 milhões e 600 mil euros”, avança a GNR em comunicado.

Foram ainda constituídos dois arguidos de nacionalidade Grega, com 37 e 60 anos, suspeitos de integrarem este grupo criminoso. Um dos detidos tinha um alerta internacional para efeitos de detenção e entrega ou extradição, através do sistema Schengen.

As 13 pessoas detidas serão presentes no Tribunal de Faro, esta quarta-feira, para o primeira interrogatório e para aplicação de medidas de coação.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. agora esta na moda as autoridades dizer tudo aos milhares para parecer maior , 15,6 milhoes de cigarros lol ,podiam dizer maços ,antigamente dizia uns tantos kilos de droga foram apanhados ,agora dizem x milhares de doses ,qualquer dia inves de dizerem um carro apreendido ,dizem 1500 kilos de material automovel confiscado ; -)

RESPONDER

UEFA suspende árbitro do PSG-Basaksehir (mas afasta conduta racista)

Sebastian Coltescu foi suspenso pela UEFA até ao final da atual temporada, devido a "comportamento impróprio" no jogo entre o PSG e o Basaksehir, mas o  organismo afastou qualquer ação racista do romeno. "Foi decidido suspender …

O maior lagarto do mundo tem uma peculiar história de reprodução

O dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto à face da Terra, tem uma estranha história de reprodução, de acordo com uma nova investigação científica levada a cabo pela Universidade Nacional da Austrália. De …

Portal Goal aponta Diego Costa ao Benfica (e até avança valores)

O portal desportivo Goal apontou esta segunda-feira Diego Costa, ex Atlético de Madrid e atualmente sem clube, ao Benfica. De acordo com a mesma fonte, o clube da Luz oferece ao jogador um salário de …

Um mandato com "vários mandatos" dentro. A segunda dinastia de Marcelo começa hoje

Esta terça-feira, Marcelo Rebelo de Sousa toma posse para um segundo mandato como Presidente da República. Por volta das 10h30, na Assembleia da República, Marcelo Rebelo de Sousa vai voltar a pousar a mão direita na …

Groundforce em risco de insolvência. Governo ainda sem soluções

O Governo ainda não tem soluções para resolver o problema dos trabalhadores da Groundforce, indicou o ministro das Infraestruturas e da Habitação numa reunião, esta segunda-feira, com os representantes dos colaboradores. "O ministro informou-nos que não …

Peritos propõem plano para desconfinar lentamente ao longo de um mês e meio

Esta segunda-feira, na reunião no Infarmed, os especialistas apresentaram a sua proposta de plano de desconfinamento. A decisão final do Governo só será conhecida na quinta-feira. De acordo com o Expresso, a proposta de plano de …

Parlamento Europeu levanta imunidade a Carles Puigdemont

O Parlamento Europeu levantou, esta terça-feira, a imunidade parlamentar de que gozavam três eurodeputados independentistas da Catalunha, entre eles o antigo presidente da região, fugidos da justiça espanhola após a tentativa de independência de 2017. O …

Sem zaragatoas, basta gritar. Empreendedor cria teste inovador para detetar covid-19

O empreendedor holandês Peter van Wees criou um teste que pode ser o método mais rápido e fácil de detetar covid-19. Basta gritar ou cantar. Peter van Wees criou um teste para detetar a covid-19 que …

Inspetores do SEF com processos disciplinares por causa de Ihor voltam ao aeroporto

O Tribunal de Sintra chumbou o despacho do SEF que afastava do exercício de funções do aeroporto de Lisboa quatro inspetores, que são alvo de processos disciplinares por causa da morte do cidadão ucraniano. Esta decisão …

“Discriminação inaceitável”. Quase 100 mil alunos e docentes do ensino privado excluídos dos testes rápidos

Mais de 84 mil alunos e 11 mil professores do ensino privado não vão ter direito a realizar testes rápidos de antigénio quando forem retomadas as aulas presenciais. O Conselho de Ministros aprovou, este domingo, uma resolução …