Operação Dynamo desmantela primeira fábrica clandestina de tabaco em Portugal

A GNR promoveu uma operação que levou ao desmantelamento da primeira fábrica clandestina de produção e comercialização de tabaco em Portugal. Foram detidas 13 pessoas de várias nacionalidades.

A Operação Dynamo teve início esta terça-feira e foi levada a cabo pela Unidade de Ação Fiscal da Guarda Nacional Republicana, através do Destacamento de Ação Fiscal de Faro. Nesta operação inédita foram detidas 13 pessoas (entre os quais uma mulher) de nacionalidades polaca, ucraniana, romena, russa e portuguesa.

O material apreendido era o equivalente a 46 milhões de cigarros e calcula-se que a evasão fiscal da fábrica ascenda os 9,6 milhões de euros. O tabaco produzido era comercializado não só em território nacional, mas também em outros países da União Europeia.

Em comunicado, a GNR realça que a operação foi posta em curso no âmbito de um inquérito que decorre há cerca de meio ano. Tinha como objetivo “proceder ao desmantelamento de uma fábrica ilegal de manufaturação de cigarros em larga escala, levando à detenção dos suspeitos responsáveis pela sua operacionalização”.

De acordo com o Jornal Económico, foi dado cumprimento a cinco mandatos de detenção, sete de busca domiciliária, um de busca à fábrica e outro de busca ao armazém. Entre os bens apreendidos estão 15,6 milhões de cigarros, 17 toneladas de folha de tabaco (suficientes para produzir 16,8 milhões de cigarros) e 14 toneladas de tabaco triturado (que dariam para produzir 13,8 milhões de cigarros).

“Estima-se que a fraude e evasão fiscal, gerada pela produção e comercialização do tabaco produzido na referida fábrica, que tinha como destino o território nacional e países da União Europeia, seja de montante superior a 9 milhões e 600 mil euros”, avança a GNR em comunicado.

Foram ainda constituídos dois arguidos de nacionalidade Grega, com 37 e 60 anos, suspeitos de integrarem este grupo criminoso. Um dos detidos tinha um alerta internacional para efeitos de detenção e entrega ou extradição, através do sistema Schengen.

As 13 pessoas detidas serão presentes no Tribunal de Faro, esta quarta-feira, para o primeira interrogatório e para aplicação de medidas de coação.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. agora esta na moda as autoridades dizer tudo aos milhares para parecer maior , 15,6 milhoes de cigarros lol ,podiam dizer maços ,antigamente dizia uns tantos kilos de droga foram apanhados ,agora dizem x milhares de doses ,qualquer dia inves de dizerem um carro apreendido ,dizem 1500 kilos de material automovel confiscado ; -)

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …