Designer mostra como seria o mítico Citroën DS se fosse construído hoje

É um dos modelos míticos da história dos automóveis e um dos carros mais bonitos de sempre. O Citroën DS faz 60 anos e um conhecido designer propôs uma versão revivalista.

Criado em 1955, o Citroën DS é, ainda hoje, um dos carros com um design mais aerodinâmico de sempre, e não é por acaso que venceu o prémio de carro mais bonito da história dos automóveis.

Conhecido popularmente em Portugal por “Citroen boca-de-sapo“, foi fabricado e comercializado pela francesa Citroën entre 1955 e 1975.

Desenhado pelo escultor italiano e designer industrial Flaminio Bertoni e pelo engenheiro aeronáutico francês André Lefèbvre, ficou conhecido pela sua carroçaria aerodinâmica de design futurístico e pela tecnologia inovadora, que incluía a sua famosa suspensão hidropneumática.

Para assinalar o 60º aniversário do mítico automóvel, o designer Jean-Louis Bui apresentou a sua visão de como seria o mítico DS se fosse construído hoje.

Jean-Louis Bui é um nome conhecido na indústria automóvel, maioritariamente na Europa. Trabalha há 25 anos no design e engenharia dos carros, sobretudo protótipos.

A proposta de Bui para o DS de 2015 conjuga o revivalismo com o contemporâneo. O designer chamou-lhe “DS revival concept”.

ZAP / Bom Dia

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Foi um modelo do qual sempre gostei, não me esqueço do dia em que um destes me ia esmagando a cabeça, derivado ao peso o macaco não aguentou, partiu, o susto foi tão grande que comecei a usar um macaco de rodas de 2T e 2 preguiças, os quais ainda hoje uso em qualquer modelo de carro/carrinha, quanto ao modelo não conheço se existe a gasóleo, só conheci e andei com o de gasolina, muito pesado e de elevado consumo, mas hoje ao ver este design adorava voltar a ter um nesta cor (lilás), mas a diesel de baixo consumo com um bom macaco e duas preguiças na mala, cumprimento.s

  2. Sim carro muito cómodo e único. Este modelo apresentado tem a traseira muito elevada. Devia ser descida como os modelos anteriores.

RESPONDER

André Ventura - Chega

Autárquicas. Chega concorre sozinho a 220 municípios para avaliar o seu "impacto"

André Ventura anunciou esta segunda-feira que o Chega irá concorrer nas eleições autárquicas a “cerca de 220 municípios” do país, sublinhando que o partido vai a votos sozinho para avaliar o seu “impacto”, mas sem …

Ex-guarda nazi julgado aos 100 anos por cumplicidade em assassinatos

Um homem de 100 anos que supostamente serviu como guarda num campo de concentração nazi será julgado em outubro por cumplicidade no assassinato de mais de 3.500 pessoas durante a Segunda Guerra Mundial, informou a …

OE2021. Financiamento do Estado até meio do ano em linha com o previsto

O financiamento das Administrações Públicas (AP) até meio do ano está em linha com o projetado no Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), de acordo com um relatório da Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO). "Face …

24 horas depois, GP da Hungria não tem classificação fechada — mas Hamilton volta a liderar

Na primeira curva da primeira volta do Grande Prémio da Hungria, cinco carros foram afastados da corrida depois de Valtteri Bottas ter colidido com Lando Norris e ter desencadeado um acidente que acabou por afetar …

Baseball e softball de volta. Como são decididas as modalidades Olímpicas?

A liderança do Comité Olímpico apresenta propostas que têm em conta 35 critérios e que são depois votadas por todos os membros. A influência das cidades organizadoras também se faz sentir. Skate, surf, escalada ou karaté …

12 apurados para uma Taça da Liga diferente

Neste domingo ficou fechada a lista das formações que vão estar na fase de grupos de uma Taça da Liga distinta das anteriores. Pelo segundo fim-de-semana consecutivo, o futebol nacional foi preenchido (além da Supertaça conquistada …

Marcelo recebido por Bolsonaro para encontro de trabalho seguido de almoço para "construir melhores pontes"

Marcelo Rebelo de Sousa foi esta segunda-feira recebido pelo chefe de Estado brasileiro, Jair Bolsonaro, em Brasília para um encontro de trabalho seguido de almoço, que o Presidente português espera sirva para “construir melhores pontes” …

Sindicatos de Polícias reiteram insatisfação com subsídio de risco proposto pelo Governo

Dois sindicatos da Polícia de Segurança Pública (PSP) reiteraram esta segunda-feira, à saída de audiências com uma assessora da Presidência da República, a insatisfação das forças de segurança em relação ao subsídio de risco proposto …

Nova Zelândia. Crise imobiliária leva a aumento no número de desabrigados

Os elevados preços na habitação na Nova Zelândia está a ter um "impacto punitivo" nas comunidades marginalizadas, deixando muitas pessoas desabrigadas, revelou esta segunda-feira a comissão de direitos humanos, ao mesmo tempo que lança um …

Novo Banco passa de prejuízos a lucros de 137,7 milhões de euros no 1.º semestre

O Novo Banco teve lucros de 137,7 milhões de euros no primeiro semestre, que compara com os prejuízos de 555,3 milhões de euros do mesmo período de 2020, divulgou esta segunda-feira o banco. Esta é a …