A primeira caixa de ovos foi inventada há cem anos pelo canadiano Joseph Coyle. Um século depois, uma designer húngara reinventou-a.
A caixa de ovos é um grande desafio para os designers, já que envolve dar proteção a um produto frágil que precisa de ser transportado em locais movimentados, como os super-mercados.
As primeiras caixas de Joseph Doyle, há cem anos, eram feitas à mão. Nos anos 50, o designer britânico H.G. Bennett criou a caixa que conhecemos e vemos hoje nos super-mercados.
Feita de cartão, espuma ou plástico, é uma caixa bastante sofisticada na forma como absorve o impacto, protegendo o produto.
Desde então, pouca coisa mudou.
Desafio
Reinventar algo que não muda há décadas foi o desafio da estudante de design húngara Eva Valicsek.
Aluna da Universidade da Hungria Ocidental, na cidade de Sopron, Eva criou uma caixa apenas com cartão e elástico. A sua invenção, feita para um concurso universitário de design, atraiu já a atenção de diversas empresas, que lhe reconhecem potencial para ser comercializada.
“Analisei as caixas tradicionais e detectei diversos problemas”, diz Eva à BBC.
“O mais importante é que as caixas actuais não se ajustam aos diferentes tamanhos dos ovos.”
Outro problema é que os ovos são protegidos não só do impacto, mas também da vista do consumidor, que não consegue ver se algum dos ovos está partido sem abrir a caixa e examinar um a um.
O aspecto mais inovador do design de Valicsek é o fato de a sua caixa ser aberta na parte de cima.
Quando estava a tentar achar uma forma conseguir que ovos de diferentes tamanhos encaixassem no seu protótipo, Eva usou um elástico que estava em cima de uma mesa.
O objecto “acidental” acabou por se tornar uma das peças fundamentais da sua invenção.
Design
A caixa que Eva inventou não precisa de nenhum tipo de cola, o que reduz os custos de produção.
O cartão é dobrado, com alguns buracos recortados. As dobras ajustam-se a tamanhos diferentes de ovos e é tudo preso pelo elástico.
Valicsek diz que a sua caixa resiste às pressões laterais, e que mesmo sem possuir uma “tampa”, os ovos são protegidos pela parte superior do papelão.
O material que Eva usa é reciclável e de baixo impacto ambiental.
Valicsek conta que uma empresa da Croácia está já interessada em produzir e comercializar a caixa em série.
O desafio da estudante e da empresa não é simples: substituir um design que reina em absoluto há mais de meio século nas prateleiras de supermercados.
ZAP / BBC
Usar elasticos nao e’ evoluir. Existem caixas de cartao reciclado, pasta de papel prensado que tambem nao requerem cola