Novo avanço científico abre a porta ao desenvolvimento de pele eletrónica

(dr) Masaya Kondo

Pele eletrónica flexível com sensores e um circuito eletrónico

A pele humana é um órgão multifuncional e com propriedades únicas graças à sua natureza flexível. Com aplicações robóticas em vista, os cientistas tentam agora transferir estes valiosos recursos para uma pele artificial.

Os sistemas robóticos dependem de funcionalidades de deteção e de campos eletrónicos e magnéticos para o posicionamento e orientação no espaço. Os cientistas tentam há muito tempo desenvolver e implementar estas funcionalidades de forma flexível e compatível. Os mais recentes avanços nos sensores flexíveis e na eletrónica orgânica são animadores.

Interessados em replicar a pele humana, uma equipa de cientistas interligou um grande número de sensores individuais, uma tarefa que se tornou um grande obstáculo na criação da pele eletrónica.

As primeiras demonstrações basearam-se num conjunto de sensores individuais interligados de modo separado, o que resultou, inevitavelmente, num número tremendo de conexões eletrónicas, escreve o TechXplore.

Os investigadores decidiram então reduzir o número de conexões. Uma equipa de cientistas alemães e japoneses superou o desafio com um sistema pioneiro de sensores magnéticos de matriz ativa, apresentado num artigo científico recentemente publicado na Science Advances.

Neste sistema, todos os componentes eletrónicos necessários são baseados em transístores orgânicos de película fina e integrados numa única plataforma.

Além de exibir uma extraordinária sensibilidade magnética, o sistema tem a capacidade de obter a distribuição bidimensional do campo magnético em tempo real. Além disso, apresenta também uma alta resistência contra deformações mecânicas (torções, vincos ou dobras).

Oliver G. Schmidt e Daniil Karnaushenko, do Leibniz Institute for Solid State and Materials Research Dresden, na Alemanha, explicam que estas primeiras funcionalidades magnéticas integradas “provam que sensores magnéticos flexíveis de filme fino podem ser integrados em circuitos orgânicos complexos“.

Agora, o próximo passo é aumentar o número de sensores por área de superfície e expandir a pele eletrónica, de modo a caber em superfícies maiores.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …

Malásia suspeita que desaparecimento do voo MH370 foi ataque suicida

O ex-primeiro ministro australiano Tony Abbott disse que altos responsáveis do governo da Malásia suspeitam há muito tempo que o desaparecimento do avião da Malasian Airlines, há quase seis anos, tenha sido um ataque suicida …