Desemprego baixou 14% em agosto

Giampaolo Squarcina / Flickr

O desemprego registado no final do mês de agosto baixou 14% em termos homólogos (em relação ao mesmo mês do ano anterior), segundo as estatísticas divulgadas na sexta-feira pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

No final do último mês, o desemprego, relativo a pessoas sem emprego, “imediatamente disponíveis para trabalhar e com capacidade de trabalho”, afetava 536.581 indivíduos, menos 87.649 do que há um ano.

O documento do IEFP, designado “Informação Mensal do Mercado de Emprego”, é de natureza estatística, pelo que não explica as variações ocorridas.

O IEFP, porém, especifica que a diminuição do número de inscritos nos centros de emprego foi generalizada nos setores da economia: primário (5,5%), secundário (20,2%) e terciário (13,2%).

De forma ainda mais pormenorizada, adianta-se que “as descidas percentuais mais acentuadas verificaram-se na ‘fabricação de outros produtos minerais não metálicos’ (24,8%), ‘construção’ (32,2%) ‘transportes e armazenagem’ (23,1%) e ‘fabrico de equipamento informático, elétrico, máquinas e equipamento (22,6%)”.

Regionalmente, a descida homóloga no desemprego registado foi mais forte no Algarve (20,6%, para 15.761), seguida por Lisboa e Vale do Tejo (17,2%, para 155.977) e Norte, onde a descida em 12,5%, para 235.743, o que não impediu que continue a ser a região com mais desemprego registado em Portugal.

Aquela redução homóloga geral em 14%, desdobrada por género, foi mais forte nos homens (14,9%, para 252.227), do que nas mulheres (13,3%, para 284.354).

Dos desempregados registados, 88,2% têm mais de 25 anos, sendo que 88,9% procuram um novo emprego.

Por nível de instrução, os escalões mais representados são os que têm o ensino secundário (23,7%) e o 1º ciclo (21,2%). Excluindo os que não têm nenhum nível de instrução (31.138, equivalentes a 5,8%) são os licenciados os que sofrem menos esta situação, com 13,9% do universo, num total de 74.663.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. O ZAP na campanha eleitoral!!
    O título da notícia é diferente do conteúdo que diz: ” no final do mês de agosto baixou 14% em termos homólogos (em relação ao mesmo mês do ano anterior ). Comparação com 2014 não baixa o desemprego em 2015.
    Silly Season, Srs Jornalistas!! ( sei que não vão gostar de ler )

  2. Retive o sentido do ‘post’ e conclui que a discordância não suscita outra abordagem que não a que ali se encontra, penso eu de forma clara, o que uma releitura atenta lhe poderá revelar. Certamente.

RESPONDER

Portugal regista mais duas mortes e 599 casos de covid-19

Nas últimas 24 horas registaram-se mais duas mortes e 599 novos casos de covid-19 em Portugal, de acordo com o boletim epidemiológico da DGS. Portugal regista hoje duas mortes atribuídas à covid-19, assim como 599 novos …

Em 2021, Sochi voltou a ser Sochi e em Sochi ganha a Mercedes – com recorde histórico para Hamilton

Lando Norris, o jovem piloto da Mclaren, vai sair da Rússia com um misto de sensações. No fim-de-semana em que conquista a primeira pole position da carreira, perde também, de forma dramática, a hipótese de …

As pessoas que comem mais gordura láctea têm menor risco de doença cardíaca

As pessoas que fazem uma dieta com maior teor de gordura láctea têm um menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares, revela um novo estudo. Uma equipa internacional de cientistas estudou o consumo de gordura láctea de …

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Afluência de 42,34% até às 16h

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …