/

Número de desempregados inscritos no IEFP aumenta quase 9% em março

José Sena Goulão / Lusa

O número de desempregados inscritos nos serviços de emprego subiu 8,9% em março em relação ao mês anterior, de acordo com os dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) revelados esta segunda-feira.

“No fim do mês de março de 2020, estavam registados, nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas, 343.761 indivíduos desempregados, número que representa 70,9% de um total de 485.190 pedidos de emprego. O total de desempregados registados no país foi superior ao verificado no mesmo mês de 2019 (mais 9985; mais 3,0%) e também face ao mês anterior (mais 28.199; mais 8,9%)”, lê-se na nota estatística divulgada pelo IEFP.

Este número supera em quase 23 mil o saldo de 321 mil desempregados que a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, divulgou na passada quinta-feira, refere o semanário Expresso.

Na análise regional do IEFP, o desempregado registado aumentou em quatro regiões, com destaque, em termos homólogos, na região do Algarve (+41,4%) e na região do Alentejo (+9,8%). Em contraponto, encontra-se a região dos Açores (-8,8%).

O instituto adianta ainda que foi no setor do alojamento, restauração e similares que se verificou o maior aumento em termos homólogos (17,9%), seguido do setor das atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio (10,3%) e dos transportes e armazenagem (9,4%).

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.