/

Marcas: descontos personalizados sim, promoções em massa não

Estudo mostra que os primeiros ajudam a marca a longo prazo; promoções em massa, ou indiscriminadas, podem causar danos à marca.

As marcas beneficiam mais com descontos personalizados do que promoções em massa ou indiscriminadas, revela um novo estudo.

A análise intitulada Getting Strategic About Incentives — Building Value Through Promotions and Loyalty Programs sublinha que os descontos personalizados trazem valor às marcas a longo prazo – enquanto as promoções em massa, ou indiscriminadas, até aumentam as vendas a curto, mas podem causar danos à marca no longo prazo.

Entre os 420 responsáveis de empresas inquiridos, 94% afirmaram que a personalização de descontos gera recompensas e benefícios para o negócio.

Mais de metade dos inquiridos personalizam promoções e descontos. Entre esses, 62% comentaram que essa personalização permitiu crescimentos nas vendas; 47% viram um aumento da fidelidade dos consumidores; 44% falaram sobre uma melhoria da experiência de cliente.

Por isso, 66% dos responsáveis pelas marcas apostam cada vez mais na personalização dos seus descontos e das promoções, ao longo do próximo ano. 22% não vão continuar a apostar na personalização de promoções ou descontos.

Os descontos em massa é que têm caído nas prioridades dos gerentes: 75% dos responsáveis vão, ou manter, ou reduzir a sua aposta em promoções em massa no próximo ano.

Há uma diferença evidente e reveladora: só 14% dos responsáveis vão aumentar esses descontos em massa – mas 50% vão apostar mais em descontos personalizados.

O estudo também reforça uma ideia já conhecida: atrair um novo cliente custa cerca de cinco vezes mais do que reter um cliente, cita o ECO.

Os descontos em massa descem mas não desaparecem – até porque tem vantagens: facilidade de implementação, gerar buzz nas redes sociais e a possibilidade de serem coordenados com campanhas publicitárias.

A fidelidade dos clientes também é importante. Metade dos decisores nas empresas que têm programa de fidelidade fala numa eficácia elevada nesta estratégia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.