Descoberto navio que naufragou em 1881. É uma “cápsula do tempo” quase intacta

1

Tamara Thomsen / State Historical Society of Wisconsin

O navio foi descoberto no Lago Michigan, nos Estados Unidos, e está perfeitamente preservado, ainda com os pertences da tripulação dentro dos armários.

Após estar perdido durante 142 anos, o naufrágio do navio Trinidad foi finalmente descoberto nas profundezas do Lago Michigan. Localizado a cerca de 10 milhas da costa de Algoma, Wisconsin, os caçadores de naufrágios Brendon Baillod e Robert Jaeck encontraram o Trinidad a aproximadamente 90 metros de profundidade, terminando uma busca de dois anos pelo navio.

Construído em 1867 em Grand Island, Nova Iorque, o Trinidad serviu como um navio de carga no próspero comércio de cereais entre Milwaukee, Chicago e Oswego. Embarcações como o Trinidad eram cruciais para transportar trigo para a costa leste dos Estados Unidos durante as décadas de 1860 e 1870.

“Se vivesses em Filadélfia, Boston ou Nova Iorque nos anos 1860 e 18e70 e comesses uma sanduíche, o pão dessa sanduíche foi quase certamente cultivado no Wisconsin e transportado numa escuna”, afirmou Brendon Baillod, presidente da Associação de Arqueologia Subaquática de Wisconsin, citado pelo New York Times.

Apesar de ser aclamado como “uma das melhores escunas” da sua época, o Trinidad era notório pela sua má manutenção e infiltrações persistentes. Em 1881, o navio começou a afundar devido a uma afluência avassaladora de água.

A tripulação, liderada pelo Capitão John Higgins, conseguiu escapar num barco salva-vidas, enfrentando águas geladas para chegar à costa. Todos os membros da tripulação sobreviveram ao calvário, mas um cão Terra-Nova a bordo não teve a mesma sorte e afundou-se com o navio.

Na sua busca pelo Trinidad, Baillod e Jaeck basearam-se fortemente no relato detalhado do Capitão Higgins sobre a localização do naufrágio do navio. Quando finalmente avistaram um possível naufrágio no seu sonar, inicialmente não tinham a certeza.

Após uma análise mais aprofundada, ficaram maravilhados com o estado imaculado do naufrágio, com os pertences da tripulação ainda perfeitamente colocados no interior.

“Ficamos surpresos ao ver que não apenas a casa do convés ainda estava sobre ela, mas ainda tinha todos os armários com todos os pratos empilhados neles e todos os pertences da tripulação. É realmente como um navio numa garrafa. É uma cápsula do tempo“, frisa.

A descoberta está a ser aclamada como um dos naufrágios mais bem conservados nas águas do Wisconsin. Estão em curso planos para nomear o Trinidad para o Registo Nacional de Locais Históricos no próximo ano, e a localização exata será divulgada, permitindo que o público testemunhe este pedaço de história.

“Estes são recursos mantidos sob administração pública, de propriedade do público. Eles devem ser mostrados ao público”, remata.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.