Descoberto ingrediente que faz os gelados derreterem mais lentamente

1

Os apreciadores de gelado vão poder passar a apreciar por mais tempo esta refrescante iguaria. Isto porque uma equipa de cientistas escoceses descobriu um ingrediente que faz com que os gelados derretam mais lentamente – e ainda os torna menos calóricos.

Trata-se de uma proteína denominada como BsIA, que é desenvolvida naturalmente em alguns alimentos.

A equipa de cientistas constituída por elementos das Universidades de Edimburgo e de Dundee, na Escócia, conseguiu apurar que a BsIA funciona mantendo o óleo e a água misturados, travando a fuga do ar e revestindo os cristais de gelo no gelado, o que o impede de derreter tão depressa como habitualmente.

“Não é completamente não-derretedor porque se quer o gelado frio. Acabará por se derreter, mas se tudo correr bem mantém-se estável por mais tempo vai acabar com os pingos”, explica Cait MacPhee da Escola de Física e Astronomia da Universidade de Edimburgo e líder da investigação, em declarações à BBC.

No gelado a proteína une o ar, a gordura e a água e previne a formação de cristais de gelo arenosos, assegurando também uma textura mais fina e suave.

“Ao usar esta proteína estamos a substituir algumas das moléculas de gordura que na realidade são usadas para estabilizar as misturas de óleo e de água, por isso pode reduzir a quantidade de gordura sem alterar o sabor”, acrescenta ainda a investigadora.

Esta substância podem assim também contribuir para que os gelados sejam feitos com níveis inferiores de gorduras saturadas e de açúcar e, logo, menos calorias. E pode ainda ser usada na mousse de chocolate ou na confecção de maionese ou outros tipos de alimentos, salienta Cait MacPhee.

A investigadora realça igualmente que está em causa “uma proteína natural já presente na cadeia alimentar” e que “já é usada para fermentar alguns alimentos” – e, por isso, não é “uma comida ‘Frankenstein’”.

A equipa de cientistas prevê que a substância fique disponível e pronta para uso na indústria alimentar num prazo de três a cinco anos.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.