Descoberto exoplaneta “frio” situado a apenas 35 anos-luz do Sol

B. Bays / SOEST / UH

Impressão artística do sistema planetário COCONUTS-2

Cientistas descobriram um exoplaneta com cerca de seis vezes a massa de Júpiter e que está situado a apenas 35 anos-luz do Sol.

Os astrónomos descobriram milhares de exoplanetas – planetas para lá do nosso Sistema Solar – mas poucos foram diretamente fotografados, porque são extremamente difíceis de ver com os telescópios existentes. Um estudante do Instituto de Astronomia da Universidade do Hawaii superou as expetativas e descobriu um exoplaneta graças a imagens diretas, situado a apenas 35 anos-luz do Sol.

Usando o levantamento COCONUTS (COol Companions ON Ultrawide orbiTS), o estudante Zhoujian Zhang e uma equipa de astrónomos – Michael Liu e Zach Claytor (Universidade do Hawaii), William Best (Universidade do Texas em Austin), Trent Dupuy (Universidade de Edimburgo) e Robert Siverd (Observatório Gemini/NOIRLab da NSF) – identificaram um planeta com cerca de seis vezes a massa de Júpiter.



A investigação da equipa, publicada na revista científica The Astrophysical Journal Letters, levou à descoberta do gigante gasoso de baixa temperatura que orbita a mais de 6000 UA (unidades astronómicas) de uma estrela anã vermelha. Apelidaram o novo sistema planetário de COCONUTS-2 e o novo planeta de COCONUTS-2b.

“Com um planeta massivo numa órbita super-larga, e com uma estrela central muito fria, COCONUTS-2 representa um sistema planetário muito diferente do nosso próprio Sistema Solar,” explicou Zhang.

O levantamento COCONUTS tem sido o foco da sua tese de doutoramento, recentemente concluído, cujo objetivo é encontrar companheiras, em grande separação, de estrelas de todos os tipos perto da Terra.

Calor aprisionado ajuda a detetar planeta

O COCONUTS-2b é o segundo exoplaneta mais frio já descoberto através de imagens diretas, com apenas 160º C, temperatura ligeiramente menos quente do que a usada para cozer bolos num forno. O planeta pode ser fotografado diretamente graças à luz emitida pelo calor residual preso desde a formação do planeta. Ainda assim, o output energético do planeta é mais de um milhão de vezes mais fraco do que o do Sol, de modo que o planeta só pode ser detetado usando radiação infravermelha de baixa energia.

“A deteção direta e o estudo da luz de planetas gigantes gasosos em torno de outras estrelas é normalmente muito difícil, uma vez que os planetas que encontramos geralmente têm órbitas de pequena separação e, portanto, estão ‘enterrados’ no brilho da sua estrela hospedeira,” disse Liu, orientador da tese de Zhang. “Com a sua enorme separação orbital, COCONUTS-2b será um grande laboratório para o estudo da atmosfera e da composição de um jovem planeta gigante gasoso.”

O planeta foi detetado pela primeira vez em 2011 pelo satélite WISE (Wide-field Infrared Survey Explorer), mas pensava-se ser um objeto não em órbita da estrela. Zhang e os seus colaboradores descobriram que está, de facto, ligado gravitacionalmente a uma estrela de baixa massa, COCONUTS-2A, que tem cerca de um-terço da massa do Sol e é cerca de 10 vezes mais jovem.

Devido à sua grande órbita e à fria estrela hospedeira, os céus de COCONUTS-2b seriam dramaticamente diferentes para um observador aí situado em comparação com os céus da Terra. A noite e o dia seriam basicamente iguais, a estrela hospedeira aparecendo como uma estrela vermelha brilhante no céu escuro.

  // CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

Rorhwerk, o maior instrumento musical do mundo

Rohrwerk, uma obra de arte efémera, é a maior "fábrica do som" do mundo

Uma espécie de "pavilhão do som". Alunos da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, criaram um novo instrumento musical, o maior alguma vez construído. Com 45 metros de altura, a obra de arte imponente …

Costa já pediu desculpas às confederações patronais. "Houve um lapso"

O primeiro-ministro afirmou, esta sexta-feira, que já apresentou um pedido de desculpas às confederações patronais por o Governo ter aprovado duas medidas na área do trabalho sem antes as ter apresentado em Concertação Social. À chegada …

Luxemburgo torna-se o primeiro país da Europa a legalizar o cultivo e consumo de canábis

O Governo luxemburguês anunciou, esta sexta-feira, que o país será a primeira nação do Velho Continente a legalizar o cultivo e o consumo de canábis. De acordo com a nova legislação, explica o jornal The …

Prisão preventiva para suspeitos da morte de jovem no metro das Laranjeiras

Os quatro suspeitos da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa, ficaram em prisão preventiva, depois de presentes a primeiro interrogatório judicial. Os quatro arguidos, com idades entre os …

Cristiano vs. Salah: Klopp não queria comparar mas comparou

Treinador do Liverpool não acredita que vai encontrar um adversário debilitado: "Eles são capazes de fazer coisas incríveis". É o grande jogo de futebol no Reino Unido e um dos mais aguardados em todos os países: …

Bastonário dos Médicos considera direção executiva do SNS "um disparate"

O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no Estatuto do SNS aprovado esta quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem …

João Leão no Parlamento: "A alternativa é um Orçamento apresentado pelo PSD"

O ministro das Finanças afirmou, esta sexta-feira, na Assembleia da República, que a alternativa à viabilização à esquerda da proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) é um Orçamento feito pelo PSD. "A alternativa que …

Mais de 30 mil mulheres polacas recorreram a métodos de aborto ilegais ou no estrangeiro desde a alteração na lei

Proibição à interrupção voluntária da gravidez entrou em vigor no início deste ano e as  exceções só se aplicam a casos de violações, incestos ou quando a saúde da mãe está em risco. Pelo menos 34 …

Fenprof anuncia nova greve no dia 12 e concentração em frente ao Parlamento

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) anunciou, esta sexta-feira, a realização de uma concentração em frente à Assembleia da República no dia 5 de novembro e a adesão à greve nacional da Administração Pública marcada …

Luis Díaz será a prioridade do Newcastle

Valor de mercado será agora inacessível para os clubes italianos, escreve-se... em Itália. O novo Newcastle deverá atacar o mercado do futebol com estrondo, possivelmente já daqui a pouco mais de dois meses, e a prioridade …