Descobertas duas super-Terras na zona habitável de uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar

Uma equipa internacional de cientistas encontrou duas super-Terras a orbitar uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar.

Conduzida pela Universidade de Göttingen, na Alemanha, a equipa de especialistas localizou um sistema formado por pelo menos duas super-Terras – poderão ser até três – que orbitam em torno de Gliese 887, a anã vermelha mais brilhante dos céus, que é também uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar, frisa a emissora britânica BBC.

Os cientistas monitorizam a anã vermelha recorrendo ao espectrógrafo HARPS do Observatório Europeu do Sul no Chile. Com este instrumento, conseguiram medir pequenas oscilações causadas pela atração gravitacional dos planetas na estrela em causa.

Na nova investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica Science, os cientistas apontam que os sistema abriga pelo menos dois, e talvez três, exoplanetas com dimensões semelhantes às das super-Terras.

Entende-se por super-Terra um planeta com uma massa maior do que a Terra, mas menor do que a dos gigantes gelados Urano e Neptuno.

Os cientistas acreditam que os mundos agora descobertos estejam localizados perto da zona habitável da anã vermelha, onde pode existir água no estado líquido, podendo estes ser mundos ser do tipo rochoso, frisa ainda o portal Phys.org.

Os dois planetas identificados, Gliese 887b e Gliese 887c, têm períodos orbitais de 9,3 e 21,8 dias, respetivamente, o que significa que estes mundos se movem muito mais rápido e mais perto do que Mercúrio em torno do Sol.

Estima-se que as suas temperaturas sejam de 200 e 70 graus Celsius, respetivamente.

Uma oportunidade na procura de vida

A cerca de 11 anos-luz de distância, Gliese 887 é uma das estrelas mais próximas do Sistema Solar, refere o portal Russia Today, sublinhando que esta anã vermelha é muito mais fraca do que o Sol, tendo cerca de metade do seu tamanho.

Os astrónomos não descartam a possibilidade de estes dois mundos recém-descobertos junto da Gliese 887 reterem atmosferas ou até serem mais densos do que as da Terra, podendo, potencialmente, abrigar vida.

“Estes planetas fornecerão as melhores possibilidades para estudos mais detalhados, incluindo a procura por vida fora do nosso Sistema Sola”, disse a astrofísica da Universidade de Göttingen e autora principal do estudo Sandra Jeffers.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Feitos de estrelas. Os nossos ossos são compostos por estrelas que explodiram

Uma nova investigação concluiu que metade do cálcio do nosso Universo é oriundo de uma supernova rica em cálcio, que explodiu há milhões de anos. O novo estudo, cujos resultados foram esta semana publicados na revista …

"Monarquia criminosa". Parlamento declara Catalunha republicana e não reconhece o rei

O Parlamento catalão aprovou esta sexta-feira uma resolução na qual declara que “a Catalunha é republicana e, portanto, não reconhece nem quer ter um rei”, rotulando a monarquia de “criminosa”. A resolução foi aprovada em sessão …

Novo método deteta metais tóxicos em alimentos e água em apenas algumas horas

Uma equipa de cientistas da Universidade de Joanesburgo, na África do Sul, desenvolveu um método sensível para detetar níveis perigosos de metais pesados em alguns alimentos e água. Os vestígios de metais como chumbo (Pb), arsénico …

Meghan Markle vence primeira batalha judicial contra jornal britânico

A Duquesa de Sussex conseguiu que o Tribunal Superior de Londres optasse por manter anónima a identidade das suas cinco amigas, como parte da ação legal que está a ser levada a cabo. O 39º aniversário …

Cientistas obrigados a rebatizar dezenas de genes humanos. A culpa é do Excel

Só no ano passado, os cientistas viram-se obrigados a mudar os nomes de 27 genes humanos por causa de um erro de leitura do Microsoft Excel. Tal como explica o portal The Verge, que avança …

"Vai continuar a queimar". Covid-19 é mais parecida com um fogo florestal do que com ondas e picos

Com o surgimento do novo coronavírus no mundo, vários especialistas previam que este iria surgir em ondas e picos. Agora a visão de futuro é outra e os especialistas dizem que a pandemia se compara …

Mudanças climáticas podem vir a causar mais mortes do que a covid-19, alerta Bill Gates

  As mudanças climáticas podem custar muito mais vidas nas próximas décadas do que a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O alerta é do co-fundador da Microsoft, Bill Gates, que, através de uma reflexão no seu …

Descoberta a primeira disrupção gigante nas nuvens de Vénus

Uma equipa internacional de cientistas, que incluiu um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), descobriu a "primeira disrupção gigante" nas nuvens de Vénus que tem fustigado as zonas profundas da atmosfera …

TVI aposta em estúdio a Norte. Nuno Santos quer Informação mais ao estilo da SIC Notícias do que da CMTV

O diretor-geral da TVI, Nuno Santos, afirmou, em entrevista ao jornal Público, que a estação de Queluz de Baixo vai apostar num estúdio no Norte, revelando ainda que pretende mudar a Informação do canal mais …

Fair-play financeiro. UEFA mantém restrições ao FC Porto

A UEFA informou, esta sexta-feira, que o FC Porto "cumpriu parcialmente as metas estabelecidas para a época 2019/20" a nível do fair-play financeiro e que vai manter as restrições impostas ao clube azul e branco. "O …