Arqueólogos do Institut national de recherches archéologiques préventives (Inrap) descobriram, em França, uma nova porção da Via Domícia, uma das mais famosas estradas do antigo Império Romano.
A Via Domícia foi a primeira estrada romana construída na Gália para ligar a península Itálica à Hispânia através da Gália Narbonense, atravessando a região que é hoje o sul de França.
Entre as cidades que ligava, a Via Domícia recebeu uma sequência de mansões, espaçadas à distância de um dia de viagem para uma carroça carregada, nas quais abrigo, provisões e cavalos descansados podiam ser obtidos para viajantes em missões oficiais.
A descoberta desta nova secção da estrada foi feita antes da instalação de um tubo hidráulico para garantir o abastecimento de água entre as áreas de Montpellier e Narbonne, no sul de França, sublinha o Ancient-Origins.
A nova secção da Via Domícia liga o noroeste de Itália aos Pirenéus e foi encontrada pouco acima da cidade de Loupian, em França.
“Apesar da fama desta estrada, poucas escavações até agora deram a conhecer o seu percurso. As poucas operações que nos informam sobre a sua implementação foram realizadas em contexto urbano, em relação a locais de escala ou à localização de travessias de cursos de água. Apenas raras observações transversais em aterros à beira da estrada nos permitiram ter uma ideia da sua aparência”, lê-se no comunicado divulgado pelo Inrap.
A Via Domícia foi criada por Cneu Domício Enobarbo, um político eleito cônsul em 122 a.C. A estrada era um ativo estratégico importante para os romanos, permitindo a regular entrada e saída de tropas entre Espanha e Itália numa rota fixa.
A secção da estrada romana de Loupian de três corredores tem 18 metros de largura, com cada corredor a medir quase seis metros de largura.
O troço aparenta ser sinuoso… numa zona plana… hmm… os Romanos apreciavam a linearidade e concretizavam-na nas suas estradas sempre que lhes era possível. E aqui era!
Que explicações terão os arqueólogos para isto?
As ditas “mansóes” são na realidade “postos de descanso e de troca”… tipo estalagem, mas estatal e a funcionar com normas rígidas!
Talvez a designação de “posto” seja mais adequada!
Seria também interessante o desenvolvimento da questão dos 3 corredores…!
Será que a publicação original contém essa informação?