Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

INAH

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado.

Trata-se de um túnel construído há vários séculos como parte do Albarradón de Ecatepec: um sistema de controlo de cheias e vias navegáveis construído para proteger a cidade histórica de Tenochtitlan da subida das águas.

Tenochtitlan, conhecida como a capital do Império Asteca, apresentava vários sistemas para evitar inundações por chuvas torrenciais, diz o Science Alert.



O pequeno túnel-portão descoberto mede apenas 8,4 metros de comprimento, representando apenas uma pequena parte do colossal monumento Albarradón de Ecatepec, que no total se estendia por 4 quilómetros, e que foi construído por milhares de trabalhadores indígenas.

Embora pequeno, este túnel é uma descoberta importante – e incomum -, já que os arqueólogos encontraram ainda vários glifos pré-hispânicos desenhados na estrutura. No total, 11 símbolos foram descobertos – incluindo representações de um escudo de guerra, a cabeça de uma ave de rapina, gotas de chuva, entre outros.

No início, o objetivo seria expor a descoberta ao público, para que as pessoas pudessem visitar esta fusão centenária e incomum de elementos culturais astecas e espanhóis. No entanto, os planos acabaram por ser alterados.

O Instituto Nacional de Antropologia e História informou, refere a Associated Press, que os arqueólogos vão voltar a cobrir as descobertas com terra, na esperança de que num futuro próximo haja dinheiro suficiente para desenvolver um projeto que possa proteger o túnel histórico.

Devido à falta de fundos para reconstruir adequadamente a exposição e proteger a notável estrutura, a secção do túnel recém-descoberta terá agora que ser coberta, com o túnel a ser enterrado novamente para não ser danificado ou vandalizado.

De acordo com o instituto, a decisão deve-se, em grande parte, aos contínuos impactos económicos da pandemia de covid-19 no México.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …