Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

INAH

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado.

Trata-se de um túnel construído há vários séculos como parte do Albarradón de Ecatepec: um sistema de controlo de cheias e vias navegáveis construído para proteger a cidade histórica de Tenochtitlan da subida das águas.

Tenochtitlan, conhecida como a capital do Império Asteca, apresentava vários sistemas para evitar inundações por chuvas torrenciais, diz o Science Alert.



O pequeno túnel-portão descoberto mede apenas 8,4 metros de comprimento, representando apenas uma pequena parte do colossal monumento Albarradón de Ecatepec, que no total se estendia por 4 quilómetros, e que foi construído por milhares de trabalhadores indígenas.

Embora pequeno, este túnel é uma descoberta importante – e incomum -, já que os arqueólogos encontraram ainda vários glifos pré-hispânicos desenhados na estrutura. No total, 11 símbolos foram descobertos – incluindo representações de um escudo de guerra, a cabeça de uma ave de rapina, gotas de chuva, entre outros.

No início, o objetivo seria expor a descoberta ao público, para que as pessoas pudessem visitar esta fusão centenária e incomum de elementos culturais astecas e espanhóis. No entanto, os planos acabaram por ser alterados.

O Instituto Nacional de Antropologia e História informou, refere a Associated Press, que os arqueólogos vão voltar a cobrir as descobertas com terra, na esperança de que num futuro próximo haja dinheiro suficiente para desenvolver um projeto que possa proteger o túnel histórico.

Devido à falta de fundos para reconstruir adequadamente a exposição e proteger a notável estrutura, a secção do túnel recém-descoberta terá agora que ser coberta, com o túnel a ser enterrado novamente para não ser danificado ou vandalizado.

De acordo com o instituto, a decisão deve-se, em grande parte, aos contínuos impactos económicos da pandemia de covid-19 no México.

Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Audição "mostra o desespero do PSD". Eduardo Cabrita ouvido no parlamento sobre festejos do Sporting

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, responde esta quarta-feira no Parlamento a perguntas sobre os festejos do título do Sporting, pelos quais está a ser investigado. De acordo com o Observador, Eduardo Cabrita está esta …

De primeiro-ministro dos talibã a desaparecido. Ninguém sabe de Baradar após forte discussão com líder militar

Abdul Ghani Baradar passou de primeiro-ministro do governo talibã a desaparecido. O homem que é visto como o "diplomata" do grupo que tomou o poder no Afeganistão não é visto em público há vários dias …

Mexidas no IRS Jovem dão mais um mês de salário em cinco anos

O IRS Jovem vai ser aumentado para cinco anos. Ao longo desse período, os beneficiários vão poupar o equivalente a um mês de salário. O alargamento do IRS Jovem anunciado por António Costa, aumentando de três …

Barcelona sofre derrota pesada frente ao Bayern (e direção reúne-se de madrugada)

O Barcelona sofreu, esta terça-feira, uma derrota pesada frente ao Bayern Munique, a contar para a 1.ª jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O Bayern vinha de uma série de 18 jogos — …

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", diz Ursula von der Leyen

"Fizemos as coisas bem porque fizemo-las à maneira europeia", disse esta quarta-feira a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na abertura do discurso do Estado da União, em Estrasburgo, referindo-se às conquistas no …

Marcelo pede discurso claro, "sem drama e com serenidade" sobre regresso às aulas

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deixou esta terça-feira um recado para os participantes da reunião do Infarmed: que tenham um discurso claro para que os portugueses saibam como vai ser a condução …

Young Boys foram "bad boys" e nem Ronaldo salvou o United

Cristiano Ronaldo marcou, mas o Manchester United deixou-se surpreender pelo Young Boys. Os ingleses ficaram reduzidos a dez unidades ainda na primeira parte. Nos últimos tempos, Manchester United é sinónimo de Cristiano Ronaldo. Por isso, o …

Médicos aderem cada vez menos aos incentivos para trabalhar em zonas mais carenciadas

Os médicos têm aderido cada vez menos ao regime criado para os incentivar a aceitar vagas em hospitais e centros de saúde com carência de profissionais. Segundo o Jornal de Notícias, até julho deste ano 263 …

Moreira não é D. Sancho e vestiu o kevlar para levar com balas do Selminho e da regionalização

O caso Selminho e a regionalização marcaram o debate desta terça-feira entre os candidatos à Câmara do Porto. Rui Moreira absorveu o impacto e saiu por cima. O debate dos 11 candidatos autárquicos à Câmara Municipal …

Neandertais transmitiram estirpe mortal do papilomavírus humano ao Homo sapiens

Investigadores descobriram que Neandertais se reproduziram com humanos modernos e lhes transmitiram uma estirpe mortal do papilomavírus humano. O papilomavírus humano (HPV) é responsável por um elevado número de infeções, que na maioria das vezes são …