Mais de 700 anos depois de ter sido condenado, descendente de Dante quer a sua ilibação

Samuel H. Kress Collection / Wikimedia

“Retrato Alegórico de Dante”, pintado, em 1530, por Agnolo Bronzino

Um descendente do autor do grande clássico da literatura italiana “Divina Comédia” vai pedir em tribunal a sua ilibação de uma condenação à morte há mais de 700 anos.

“As penas de exílio e morte a que foi condenado o meu querido antepassado são injustas e nunca foram anuladas, como aconteceu com Galileu Galilei”, condenado por heresia e perdoado já no século XX, disse o astrofísico Sperello di Serego Alighieri, e descendente de Dante Alighieri​​​​​​, ao jornal Corriere Della Sera.

“Portanto, se a lei permitir, pediremos uma revisão”, adiantou Aligheri, que está a trabalhar no processo com o professor universitário de Direito Processual Penal Alessandro Traversi.

Aligheri defende que o julgamento a que o autor da “Divina Comédia” foi sujeito, em 1302, foi puramente político, numa altura em que Florença era alternadamente controlada por dois grupos, os brancos e os negros, pertencentes à fação dos Guelfos, que apoiava o Papa de Roma e das cidades-Estado italianas na disputa com o imperador germânico.

O julgamento, refere, teve lugar depois de o grupo dos negros tomar o poder, em 1301, e devido ao facto de Dante ser um destacado membro do grupo dos brancos.

Num primeiro julgamento, Dante foi condenado ao pagamento de uma multa de cinco mil florins e exílio de dois anos e, num segundo, em março de 1302, não compareceu e foi condenado à morte.

Segundo Traversi, “será interessante perceber se à luz dos estatutos florentinos da época e das normas legais atuais, os dois julgamentos podem ser sujeitos a revisão”.

De acordo com o jornal italiano, a lei prevê que uma sentença possa ser revista em caso de apresentação de provas da inocência do condenado, não estando determinado qualquer prazo temporal para o pedido de revisão.

Antes de ser iniciado qualquer procedimento, está agendada para o mês de maio uma conferência sobre o tema, em que irão participar historiadores, linguistas e advogados. Entre os nomes mais sonantes estão Antoine de Gabrielli, descendente do juiz Cante de Gabrielli da Gubbio, que condenou o célebre escritor, Margherita Cassano, vice-presidente da Suprema Corte de Cassação italiana e Mauro Iacoviello, ex-procurador-geral adjunto deste tribunal.

Para Traversi, o objetivo é chegar a uma conclusão sobre se houve justiça na condenação de Dante, ou se esta foi “o fruto envenenado de políticas que recorriam à Justiça para atacar adversários”.

ZAP ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …