Mais de 700 anos depois de ter sido condenado, descendente de Dante quer a sua ilibação

Samuel H. Kress Collection / Wikimedia

“Retrato Alegórico de Dante”, pintado, em 1530, por Agnolo Bronzino

Um descendente do autor do grande clássico da literatura italiana “Divina Comédia” vai pedir em tribunal a sua ilibação de uma condenação à morte há mais de 700 anos.

“As penas de exílio e morte a que foi condenado o meu querido antepassado são injustas e nunca foram anuladas, como aconteceu com Galileu Galilei”, condenado por heresia e perdoado já no século XX, disse o astrofísico Sperello di Serego Alighieri, e descendente de Dante Alighieri​​​​​​, ao jornal Corriere Della Sera.

“Portanto, se a lei permitir, pediremos uma revisão”, adiantou Aligheri, que está a trabalhar no processo com o professor universitário de Direito Processual Penal Alessandro Traversi.

Aligheri defende que o julgamento a que o autor da “Divina Comédia” foi sujeito, em 1302, foi puramente político, numa altura em que Florença era alternadamente controlada por dois grupos, os brancos e os negros, pertencentes à fação dos Guelfos, que apoiava o Papa de Roma e das cidades-Estado italianas na disputa com o imperador germânico.

O julgamento, refere, teve lugar depois de o grupo dos negros tomar o poder, em 1301, e devido ao facto de Dante ser um destacado membro do grupo dos brancos.

Num primeiro julgamento, Dante foi condenado ao pagamento de uma multa de cinco mil florins e exílio de dois anos e, num segundo, em março de 1302, não compareceu e foi condenado à morte.

Segundo Traversi, “será interessante perceber se à luz dos estatutos florentinos da época e das normas legais atuais, os dois julgamentos podem ser sujeitos a revisão”.

De acordo com o jornal italiano, a lei prevê que uma sentença possa ser revista em caso de apresentação de provas da inocência do condenado, não estando determinado qualquer prazo temporal para o pedido de revisão.

Antes de ser iniciado qualquer procedimento, está agendada para o mês de maio uma conferência sobre o tema, em que irão participar historiadores, linguistas e advogados. Entre os nomes mais sonantes estão Antoine de Gabrielli, descendente do juiz Cante de Gabrielli da Gubbio, que condenou o célebre escritor, Margherita Cassano, vice-presidente da Suprema Corte de Cassação italiana e Mauro Iacoviello, ex-procurador-geral adjunto deste tribunal.

Para Traversi, o objetivo é chegar a uma conclusão sobre se houve justiça na condenação de Dante, ou se esta foi “o fruto envenenado de políticas que recorriam à Justiça para atacar adversários”.

  ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …