Desapareceram documentos dos negócios entre Sócrates e Hugo Chávez

chavezcandanga / Flickr

O ex-presidente venezuelano Hugo Chávez com o ex-primeiro-ministro português, José Sócrates

Não há sinal dos documentos dos acordos celebrados entre os Governos de Portugal e da Venezuela, em 2008, depois de uma visita de José Sócrates, então primeiro-ministro, ao país sul-americano que era, na altura, liderado por Hugo Chávez, entretanto falecido.

Apesar das “pesquisas sistemáticas” nos seus arquivos, o Ministério da Economia não conseguiu encontrar as actas da Comissão de Acompanhamento dos acordos celebrados entre Portugal e a Venezuela, em 2008, conforme avança o Correio da Manhã (CM).

Não foram identificados os referidos documentos“, terá salientado o Ministério tutelado por Pedro Siza Vieira numa nota enviada ao juiz Ivo Rosa, no passado dia 15 de Outubro, no âmbito de um pedido feito pelo magistrado relacionado com a investigação da Operação Marquês.

Sócrates visitou oficialmente, como primeiro-ministro de Portugal, a Venezuela entre 12 e 15 de Maio de 2008, encontrando-se com Hugo Chávez que era, na altura, o Presidente do país. Desse encontro resultaram vários acordos económicos, cujas actas terão desaparecido, conforme a notícia do CM.

O Ministro Público suspeita que Sócrates beneficiou o Grupo Lena, ajudando-o a conseguir contratos de obras públicas na Venezuela, em troca de “vantagens patrimoniais” indevidas. A acusação suspeita que o ex-primeiro-ministro recebeu, pelo menos, 2,8 milhões de euros em “luvas”.

José Sócrates começou esta segunda-feira a ser ouvido, no Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa, no âmbito da fase de instrução da Operação Marquês, processo em que é acusado de 31 crimes.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Desapareceram? Evaporaram-se? Se existiram tais documentos têm de estar em qualquer lado. Alguém anda a atirar areia para os nossos olhos?
    E para quando o encarceramento do tecnoforam-se, porcas mais seus submarinos e o mumia cavaca? Há tantos que podiam fazer companhia ao socrates, a sociedade saia beneficiada.

    • Não é a primeira vez que “desaparecem” Provas / DOcumentos das “Instituicoes”.
      Quando não “Interessam”, vão lá e “queimam”, assunto resolvido.
      Também já aconteceu comigo.
      Portanto, PT dos SOcialismos / Marxismos do 25/74 é um “Bando de Piratas e um Covil de Ratazanas” sabidas

      • Bem sei que não é a primeira vez nem será a ultima.
        Quanto ao marxismo, socialismo neoliberalismo, democratas, republicanos, populares, direitas e centros, para mim não passam de parasitas da sociedade. Desde os anos 80 me curei dos partidos pois nenhum merece a minha confiança.
        E não se iluda porque aquela célebre escola de verão do assassino duarte lima é do piorio, é uma espécie de vampiros com crocodilos híbridos com tubarões. Conheço muito bem essa espécie, infleimente e sei a podridão.E lembre-se depois do ditador psicopata salazar houve uma mumia cavaca que desgovernou por cerca de 30 anos e portugal só se viu livre dela em 2016 e olhe que ele nada tem de socialista marxista e veja o estado calamitoso em que deixou o país ao fim de tanto tempo!
        Portanto por mim pode ficar com eles todos se quiser, dispenso os políticos todos, sem excepção. Direita, esquerda e centro é mais do mesmo jogo para papalvos.

        • Os Socialistas / Marxistas enganam todos ao mesmo tempo.
          Portanto, não se iluda voce!
          Socialismos / Marxismos é um “Monopolio” do Estado, o Monopolio da “Verdade”, da “Razao”, da “Sabedira”, de tudo e mais alguma coisa.
          Coitados os Aberrados, só por essa “ideia maluca”.
          Socialistas / Marxistas, “enfiam-se” em todos os “buracos” para terem algum “Monopolio” debaixo das patas.

      • Pois não nem será a ultima vez.
        Não se iluda, pois a escola de verão dos @ss@ssinus limas é um grande antro da pior espécie de colarinho branco que se conheça.
        De resto, por mim pode ficar com todos eles, dispenso todos os políticos, sem excepção. Por isso não voto por nenhum merecer a minha confiança seja ele de direita esquerda ou centro, pois todos eles estão aí para aldrabar os papalvos.

RESPONDER

Cientistas estão a atirar rochas vulcânicas para telhados (para provar que são perigosas)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Canterbury está a lançar rochas vulcânicas para telhados na Nova Zelândia na esperança de ajudar os habitantes de Auckland a entender os perigos vulcânicos. "Auckland localiza-se num campo vulcânico …

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve nos mapas durante um século

A cordilheira Kong nunca existiu, mas esteve durante 100 anos em muito dos principais mapas do continente africano. Acabaria por ser um militar francês, que explorou o rio Níger, a acabar com este "fantasma da …

"Continua a pairar perigosamente". Relógio do Juízo final mantém-se a 100 segundos do Apocalipse

A Humanidade nunca esteve tão perto do Apocalipse, alertam os cientistas responsáveis pelo "Relógio do Juízo Final", que decidiram mantê-lo na mesma posição do ano passado, a 100 segundos da meia-noite. O relógio, que é uma …

A primeira bateria doméstica de hidrogénio armazena três vezes mais energia do que uma da Tesla

Para usar energia solar doméstica, é preciso gerar energia quando o Sol brilha e armazená-la quando não aparece. Para isto, as pessoas usam normalmente sistemas de bateria de lítio. Porém, a empresa australiana Lavo construiu …

Um oásis LGBTQ, Budapeste é posto à prova pelo populismo e pela pandemia

Budapeste é um oásis para a comunidade LGBTQ, mas a cena drag da capital húngara vê-se ameaçada pela pandemia de covid-19 e pelas políticas conservadoras e populistas de Viktor Orbán. Durante muitos anos, Budapeste desfrutou a …

Coreia do Sul "ressuscitou" voz de uma superestrela. Chovem preocupações éticas

Pela primeira vez em 25 anos, a distinta voz da superestrela sul-coreana Kim Kwang-seok será ouvida na televisão nacional. O famoso cantor folk morreu em 1996. De acordo com a CNN, a emissora nacional da Coreia …

Maioria dos países africanos só terá vacinação em massa a partir de 2023

A maioria dos países africanos só terá imunização em massa a partir de 2023, segundo previsão da The Economist Intelligence Unit, que admite que, com o evoluir da pandemia, muitos dos países mais frágeis possam …

Mulher que "morreu" com covid-19 aparece viva 10 dias após funeral

Uma mulher de 85 anos ficou infetada com covid-19 num lar na Galiza, em Espanha. A 13 de janeiro a família de Rogelia Blanco recebeu a informação do lar de que a mulher tinha falecido. …

Familiares de vítimas na China pressionadas a não falar com OMS

As autoridades chinesas estão a pressionar as famílias das primeiras vítimas da covid-19 para que não entrem em contacto com os investigadores da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Wuhan, segundo familiares dos falecidos. Mais de …

Falsas vacinas à venda na Internet são grande risco para a saúde

Embora milhões de pessoas tenham sido já vacinadas contra a covid-19 nos países ricos, proliferam as fraudes na Internet com fármacos falsos que representam um grande risco para a saúde, alertaram peritos das Nações Unidas. As …