Desapareceram documentos dos negócios entre Sócrates e Hugo Chávez

chavezcandanga / Flickr

O ex-presidente venezuelano Hugo Chávez com o ex-primeiro-ministro português, José Sócrates

Não há sinal dos documentos dos acordos celebrados entre os Governos de Portugal e da Venezuela, em 2008, depois de uma visita de José Sócrates, então primeiro-ministro, ao país sul-americano que era, na altura, liderado por Hugo Chávez, entretanto falecido.

Apesar das “pesquisas sistemáticas” nos seus arquivos, o Ministério da Economia não conseguiu encontrar as actas da Comissão de Acompanhamento dos acordos celebrados entre Portugal e a Venezuela, em 2008, conforme avança o Correio da Manhã (CM).

Não foram identificados os referidos documentos“, terá salientado o Ministério tutelado por Pedro Siza Vieira numa nota enviada ao juiz Ivo Rosa, no passado dia 15 de Outubro, no âmbito de um pedido feito pelo magistrado relacionado com a investigação da Operação Marquês.

Sócrates visitou oficialmente, como primeiro-ministro de Portugal, a Venezuela entre 12 e 15 de Maio de 2008, encontrando-se com Hugo Chávez que era, na altura, o Presidente do país. Desse encontro resultaram vários acordos económicos, cujas actas terão desaparecido, conforme a notícia do CM.

O Ministro Público suspeita que Sócrates beneficiou o Grupo Lena, ajudando-o a conseguir contratos de obras públicas na Venezuela, em troca de “vantagens patrimoniais” indevidas. A acusação suspeita que o ex-primeiro-ministro recebeu, pelo menos, 2,8 milhões de euros em “luvas”.

José Sócrates começou esta segunda-feira a ser ouvido, no Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa, no âmbito da fase de instrução da Operação Marquês, processo em que é acusado de 31 crimes.

  ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Desapareceram? Evaporaram-se? Se existiram tais documentos têm de estar em qualquer lado. Alguém anda a atirar areia para os nossos olhos?
    E para quando o encarceramento do tecnoforam-se, porcas mais seus submarinos e o mumia cavaca? Há tantos que podiam fazer companhia ao socrates, a sociedade saia beneficiada.

    • Não é a primeira vez que “desaparecem” Provas / DOcumentos das “Instituicoes”.
      Quando não “Interessam”, vão lá e “queimam”, assunto resolvido.
      Também já aconteceu comigo.
      Portanto, PT dos SOcialismos / Marxismos do 25/74 é um “Bando de Piratas e um Covil de Ratazanas” sabidas

      • Bem sei que não é a primeira vez nem será a ultima.
        Quanto ao marxismo, socialismo neoliberalismo, democratas, republicanos, populares, direitas e centros, para mim não passam de parasitas da sociedade. Desde os anos 80 me curei dos partidos pois nenhum merece a minha confiança.
        E não se iluda porque aquela célebre escola de verão do assassino duarte lima é do piorio, é uma espécie de vampiros com crocodilos híbridos com tubarões. Conheço muito bem essa espécie, infleimente e sei a podridão.E lembre-se depois do ditador psicopata salazar houve uma mumia cavaca que desgovernou por cerca de 30 anos e portugal só se viu livre dela em 2016 e olhe que ele nada tem de socialista marxista e veja o estado calamitoso em que deixou o país ao fim de tanto tempo!
        Portanto por mim pode ficar com eles todos se quiser, dispenso os políticos todos, sem excepção. Direita, esquerda e centro é mais do mesmo jogo para papalvos.

        • Os Socialistas / Marxistas enganam todos ao mesmo tempo.
          Portanto, não se iluda voce!
          Socialismos / Marxismos é um “Monopolio” do Estado, o Monopolio da “Verdade”, da “Razao”, da “Sabedira”, de tudo e mais alguma coisa.
          Coitados os Aberrados, só por essa “ideia maluca”.
          Socialistas / Marxistas, “enfiam-se” em todos os “buracos” para terem algum “Monopolio” debaixo das patas.

      • Pois não nem será a ultima vez.
        Não se iluda, pois a escola de verão dos @[email protected] limas é um grande antro da pior espécie de colarinho branco que se conheça.
        De resto, por mim pode ficar com todos eles, dispenso todos os políticos, sem excepção. Por isso não voto por nenhum merecer a minha confiança seja ele de direita esquerda ou centro, pois todos eles estão aí para aldrabar os papalvos.

RESPONDER

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …

Pandora Papers são "embaraço também para Portugal". Caso vai ser analisado pelo Fisco

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais garantiu que, tal como já aconteceu noutros casos deste género, os Pandora Papers vão ser analisados pela Autoridade Tributária. No início de outubro, uma nova investigação do Consórcio Internacional …

Gonçalo Esteves, Sporting

"Gonçalo Esteves é o futuro do Sporting". Adeptos rendidos ao ex-portista de 17 anos

O lateral-direito Gonçalo Esteves, de apenas 17 anos, estreou-se na equipa principal do Sporting, no jogo da Taça de Portugal contra o Belenenses, e o treinador Ruben Amorim diz que é "o futuro" do clube. …

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …