Desapareceram documentos dos negócios entre Sócrates e Hugo Chávez

chavezcandanga / Flickr

O ex-presidente venezuelano Hugo Chávez com o ex-primeiro-ministro português, José Sócrates

Não há sinal dos documentos dos acordos celebrados entre os Governos de Portugal e da Venezuela, em 2008, depois de uma visita de José Sócrates, então primeiro-ministro, ao país sul-americano que era, na altura, liderado por Hugo Chávez, entretanto falecido.

Apesar das “pesquisas sistemáticas” nos seus arquivos, o Ministério da Economia não conseguiu encontrar as actas da Comissão de Acompanhamento dos acordos celebrados entre Portugal e a Venezuela, em 2008, conforme avança o Correio da Manhã (CM).

Não foram identificados os referidos documentos“, terá salientado o Ministério tutelado por Pedro Siza Vieira numa nota enviada ao juiz Ivo Rosa, no passado dia 15 de Outubro, no âmbito de um pedido feito pelo magistrado relacionado com a investigação da Operação Marquês.

Sócrates visitou oficialmente, como primeiro-ministro de Portugal, a Venezuela entre 12 e 15 de Maio de 2008, encontrando-se com Hugo Chávez que era, na altura, o Presidente do país. Desse encontro resultaram vários acordos económicos, cujas actas terão desaparecido, conforme a notícia do CM.

O Ministro Público suspeita que Sócrates beneficiou o Grupo Lena, ajudando-o a conseguir contratos de obras públicas na Venezuela, em troca de “vantagens patrimoniais” indevidas. A acusação suspeita que o ex-primeiro-ministro recebeu, pelo menos, 2,8 milhões de euros em “luvas”.

José Sócrates começou esta segunda-feira a ser ouvido, no Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa, no âmbito da fase de instrução da Operação Marquês, processo em que é acusado de 31 crimes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Desapareceram? Evaporaram-se? Se existiram tais documentos têm de estar em qualquer lado. Alguém anda a atirar areia para os nossos olhos?
    E para quando o encarceramento do tecnoforam-se, porcas mais seus submarinos e o mumia cavaca? Há tantos que podiam fazer companhia ao socrates, a sociedade saia beneficiada.

    • Não é a primeira vez que “desaparecem” Provas / DOcumentos das “Instituicoes”.
      Quando não “Interessam”, vão lá e “queimam”, assunto resolvido.
      Também já aconteceu comigo.
      Portanto, PT dos SOcialismos / Marxismos do 25/74 é um “Bando de Piratas e um Covil de Ratazanas” sabidas

      • Bem sei que não é a primeira vez nem será a ultima.
        Quanto ao marxismo, socialismo neoliberalismo, democratas, republicanos, populares, direitas e centros, para mim não passam de parasitas da sociedade. Desde os anos 80 me curei dos partidos pois nenhum merece a minha confiança.
        E não se iluda porque aquela célebre escola de verão do assassino duarte lima é do piorio, é uma espécie de vampiros com crocodilos híbridos com tubarões. Conheço muito bem essa espécie, infleimente e sei a podridão.E lembre-se depois do ditador psicopata salazar houve uma mumia cavaca que desgovernou por cerca de 30 anos e portugal só se viu livre dela em 2016 e olhe que ele nada tem de socialista marxista e veja o estado calamitoso em que deixou o país ao fim de tanto tempo!
        Portanto por mim pode ficar com eles todos se quiser, dispenso os políticos todos, sem excepção. Direita, esquerda e centro é mais do mesmo jogo para papalvos.

        • Os Socialistas / Marxistas enganam todos ao mesmo tempo.
          Portanto, não se iluda voce!
          Socialismos / Marxismos é um “Monopolio” do Estado, o Monopolio da “Verdade”, da “Razao”, da “Sabedira”, de tudo e mais alguma coisa.
          Coitados os Aberrados, só por essa “ideia maluca”.
          Socialistas / Marxistas, “enfiam-se” em todos os “buracos” para terem algum “Monopolio” debaixo das patas.

      • Pois não nem será a ultima vez.
        Não se iluda, pois a escola de verão dos @ss@ssinus limas é um grande antro da pior espécie de colarinho branco que se conheça.
        De resto, por mim pode ficar com todos eles, dispenso todos os políticos, sem excepção. Por isso não voto por nenhum merecer a minha confiança seja ele de direita esquerda ou centro, pois todos eles estão aí para aldrabar os papalvos.

RESPONDER

Biólogo defende que pandemia pode ter nascido de "erro honesto" em laboratório chinês

Professor de Princeton defende que não é possível descartar a possibilidade de que a pandemia tenha começado com uma fuga acidental num laboratório de virologia de Wuhan. A origem da pandemia de Covid-19 continua por apurar …

Israel reabre restaurantes e universidades após vacinar mais de metade da população

Israel, um dos países mais vacinados do mundo contra a covid-19, iniciou a terceira fase do desconfinamento, depois de o governo ter aprovado novas medidas que passaram a ser adotadas no domingo. Segundo avançou o Expresso, …

Mais 25 mortes e 365 novos casos nas últimas 24 horas

Os dados atualizados da Direção-Geral da Saúde (DGS) indicam que Portugal registou, nas últimas 24 horas, 25 mortes e 365 novos casos de covid-19. O boletim epidemiológico desta segunda-feira mostra que mantém-se a tendência de …

Ministra da Presidência lembra que desconfinamento será sempre "faseado e lento"

A ministra de Estado e da Presidência afirmou, este domingo, que o plano de desconfinamento será sempre "faseado e lento", dependendo da atuação do país e dos números concretos de cada momento. Em entrevista à SIC …

"Salam, salam, salam." Papa deixa Iraque após visita de três dias ao país

Terminou, esta segunda-feira, a visita de três dias do Papa Francisco ao Iraque. No fim da última missa que celebrou, disse em árabe: "Salam, salam, salam" (Paz, paz paz). O Papa Francisco deixou, esta segunda-feira, o …

Polícia filipina matou nove pessoas associadas a "grupos terroristas comunistas"

A polícia filipina apoiada por militares matou nove pessoas durante o fim de semana numa série de operações contra suspeitos de insurreição comunista, tendo as autoridades dito que os suspeitos dispararam primeiro, críticos dizem que …

Biden assina decreto para facilitar acesso ao voto. Plano de estímulo económico é "passo gigantesco"

O Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto para facilitar o acesso dos norte-americanos ao voto, uma medida inserida nas comemorações do 56.º aniversário do “Domingo Sangrento”, ocorrido em 1965 no Alabama. Segundo a …

Estrangeiros barrados no aeroporto vão ter advogado. Medida estava prevista na lei há 14 anos

Os estrangeiros barrados à entrada em Portugal nos aeroportos nacionais vão ter apoio jurídico de um advogado. Esta medida estava prevista na lei há 14 anos. Depois de um acordo entre o Serviço de Estrangeiros e …

Sem decisão da Relação, suspensão de funções a Mexia e Manso Neto caduca. Defesa pede fim das cauções

Esta segunda-feira, expira a medida de suspensão de funções na EDP aplicada a António Mexia e João Manso Neto pelo juiz Carlos Alexandre. A defesa vai pedir a extinção destas medidas e das cauções impostas. De …

Peritos revelam critérios para desconfinar. Escolas e restaurantes devem reabrir após a Páscoa

Presidente da República e Governo ouviram, nesta segunda-feira, as explicações dos especialistas sobre a situação da covid-19 em Portugal. Na reunião no Infarmed, foram apresentados os critérios para o plano de desconfinamento. Os especialistas que têm …