Der Spiegel acende polémica com capa de Trump, o Terrorista

(dr) DER SPIEGEL

America First: capa da revista alemã DER SPIEGEL com Donald Trump decapitando a Estátua da Liberdade

A revista alemã Der Spiegel foi este sábado criticada por vários jornais do país por ter publicado um desenho que apresenta o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, segurando a cabeça decapitada da Estátua da Liberdade.

Na capa da última edição da revista Der Spiegel, considerada um dos media mais influentes na Alemanha, o presidente norte-americano Donald Trump surge com a cabeça da estátua da Liberdade numa mão e uma catana ensanguentado na outra.

A Der Spiegel também publica um editorial em que acusa o presidente norte-americano de “tentar fazer um golpe de Estado a partir de cima“, e de “estabelecer uma democracia não liberal” nos Estados Unidos.

Em reação à capa do Der Spiegel, o diário popular Bild criticou a revista por comparar Trump aos fundamentalistas do Estado Islâmico (EI), acusando-a ainda de voltar a cair no “antiamericanismo” como em ocasiões anteriores, como foi o caso da presidência de George W. Bush.

O diário Frankfurter Allgemeine considera que a capa carece de ironia e que a analogia com os ‘jihadistas’ é simplista, alimentando até os diferendos que Trump tem tido com vários media.

“A imagem apresentada pela Der Spiegel é exatamente o que necessita Trump: uma aparência distorcida de si mesmo que pode usar para a sua própria imagem distorcida dos media”, argumenta este jornal alemão.

Para o Die Welt, a imagem “prejudica o jornalismo”, mais do que o Presidente norte-americano, já que “confirma os preconceitos de muitas pessoas” de que os media não são neutros, e que “muitos jornalistas preferem promover a sua visão do mundo, em vez de serem testemunhos isentos do que se passa”.

A imagem foi desenhada por Edel Rodríguez, um cubano que chegou aos Estados Unidos como refugiado político em 1980, e que declarou ao jornal norte-americano The Washington Post que, com esta comparação, tentou apresentar Trump como os islamitas do EI: “São extremistas”.

Entrevistado pela rádio TSF, Edel Rodríguez explicou que durante alguns anos fez algum trabalho sobre terrorismo e algumas das suas técnicas, e quando Trump apareceu como candidato a presidente dos Estados Unidos, começou também a fazer algumas imagens sobre ele.

“A dada altura, comecei a juntar algumas semelhanças entre os dois. Da mesma forma que desenhava terroristas a decapitar a pessoas, achei que seria uma ideia interessante mostrar Trump a fazer o mesmo à democracia“, disse o artista à TSF.

// Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Viva a democracia da Uniao Europeia. So nao se pode dizer mal dos mussulmanos, coitados. Esses sao inticaveis.
    A publicacao destas noticias quase toda e apenas propagenda barata e com fins puramente politicos.
    A maioria destes factos foram acontecimentos passados ha varios meses. Porque esta repeticao?

RESPONDER

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …

Guardas da Revolução do Irão prometem vingar morte do general Soleimani

O chefe dos Guardas da Revolução, o exército ideológico do Irão, garantiu hoje que a morte do general Qassem Soleimani, alvo de um raide aéreo dos Estados Unidos, será vingada em “todos os seus implicados”. “Senhor …

"O mundo está no momento mais perigoso da história humana", diz Noam Chomsky

O professor norte-americano Noam Chomsky, conhecido como o pai da linguística moderna, advertiu que o mundo está no momento mais perigoso da história da humanidade devido à crise climática, à ameaça de guerra nuclear e …

Portugal com 849 novas infecções por covid-19. Há 20.722 casos activos

Portugal registou 849 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, mantendo-se a tendência de subida verificada nos dias anteriores. Mas o número de pacientes recuperados também não era tão alto desde Julho. O boletim da …

A Grândola Vila Morena abafou "a maior marcha alguma vez vista" do Chega

Com a Praça do Giraldo, em Évora, dividida por barreiras anti-motim, os participantes da concentração "Pela Liberdade" receberam os apoiantes do Chega de André Ventura ao som de "Grândola Vila Morena" e empunhando cravos vermelhos …

Pandemia assola Irão. EUA com mais 888 mortos. 19 países europeus bateram recorde de casos

Naquele que é o número mais elevado de casos diários desde abril, a Alemanha registou 2.297 novos contágios, 19 países europeus já ultrapassaram o recorde de casos do pico da pandemia. O Irão ultrapassou as …

Rangel "é um turista do carago". SMS atestam que Vieira usou Benfica em "benefício pessoal"

Luís Filipe Vieira é um dos acusados da Operação Lex, com o Ministério Público (MP) a alegar que o presidente do Benfica utilizou o clube em "benefício pessoal" para obter uma cunha do juiz Rui Rangel. O …