“Intimidação e bullying”. Sete deputados saem do Partido Trabalhista em rutura com Corbyn

Andy Rain / EPA

O líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn

Sete deputados anunciaram a saída do Partido Trabalhista, o principal partido da oposição no parlamento britânico, invocando discordância com o líder, Jeremy Corbyn, em questões como o Brexit e o anti-semitismo.

Os sete deputados são Chuka Umunna, Luciana Berger, Chris Leslie, Angela Smith, Mike Gapes, Gavin Shuker e Ann Coffey, que vão passar a ser deputados independentes.

Esta decisão, cujos rumores vinham crescendo nos últimos dias na imprensa britânica, reduz o grupo parlamentar do Labour na Câmara dos Comuns, a câmara baixa do parlamento britânico, de 256 para 249.

Numa declaração conjunta aos jornalistas, Luciana Berger explicou a saída dizendo que não pode “continuar num partido que é institucionalmente anti-semita”. Para a deputada, a forma como o partido está a tratar o povo judeu assenta em “intimidação e bullying. Chris Leslie acrescenta que não foi uma decisão fácil mas que o partido parece ter sido “assaltado por uma máquina política de esquerda radical”.

Segundo aquele deputado, seria “irresponsável” Jeremy Corbyn tornar-se primeiro-ministro: “Para ele, o mundo divide-se entre opressores e oprimidos, enquanto a realidade é muito mais complexa do que isso”, acrescentou, citado pelo The Guardian.

Gavin Shuker acrescenta ainda que este grupo de sete, ao contrário do líder trabalhista, “não acredita que qualquer problema do mundo foi criado pelo ocidente”. “O partido trabalhista virou as costas ao povo britânico, às suas aspirações e ambições”, disse ainda. “Os nossos valores não mudaram”, disse Ann Coffey.

O grupo dos sete anunciou ainda que vai ser a sua primeira reunião formal, fora do partido, nos próximos dias, e que o objetivo é mudar a forma de fazer política. “A política está estragada. Não tem de ser assim, vamos mudar isso”, disse Chuka Umunna, caracterizando a forma atual de fazer política de “fora de moda”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Fã descobriu morada de estrela pop nos reflexos nos olhos de uma selfie e atacou-a

A influencer japonesa Ena Matsouk que integra uma banda pop do país foi atacada sexualmente por um fã, depois de este ter descoberto onde é que morava através de uma selfie que ela publicou nas …

Comer bem melhora ativamente os sintomas de depressão

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, sugere uma conexão casual entre a dieta e a depressão. Uma equipa de cientistas da Universidade Macquarie, na Austrália, realizou um estudo controlado …

Presidente da China promete esmagar o corpo e quebrar os ossos aos separatistas

O Presidente da China, Xi Jinping, afirmou que "quem tentar atividades separatistas em qualquer lugar da China acabará com o corpo esmagado e os ossos quebrados", de acordo com a edição digital desta segunda-feora do …

Ucrânia 2 vs 1 Portugal | Adeus ao primeiro em dia de CR700

O primeiro lugar do Grupo B já não foge à Ucrânia. Portugal foi a Kiev dominar e atacar muito, com 24 remates e diversas oportunidades, mas esbarrou no guarda-redes Andriy Pyatov – tal como no …

Primeira protagonista feminina de Astérix é parecida com a ativista Greta Thunberg

Como sempre, a saída de um novo álbum de Astérix, o grande herói da banda desenhada franco-belga, está rodeado de um grande segredo. Aliás, não poderia ser de outro modo pois é também um irredutível …

O Fortnite, um dos jogos mais populares do mundo, foi "engolido" por um buraco negro e desapareceu

O Fortnite, que já é considerado um dos jogos mais populares da atualidade, desapareceu durante o fim-de-semana. Agora, o que surge no ecrã dos jogadores, depois do fim da temporada X, é apenas um buraco …

Kais Saied eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos

O professor universitário Kais Saied, um estreante no mundo da política, foi eleito Presidente da Tunísia com 72,71% dos votos na segunda volta das presidenciais antecipadas de domingo, anunciou esta segunda-feira a instância eleitoral (Isie). De …

Série SpongeBob acusada de "violência", "racismo" e de perpetuar o "colonialismo"

A série infantil SpongeBob foi acusada de perpetuar o "racismo" e o "colonialismo" junto dos mais novos. A crítica é feita por uma professora da Universidade de Washington. No fundo do mar, a vida parece feliz. …

Neymar pára quatro semanas devido a lesão na coxa

O futebolista do Paris Saint-Germain Neymar (PSG) vai ficar afastado da competição nas próximas quatro semanas, após ter contraído uma lesão na coxa ao serviço da seleção brasileira, informou esta segunda-feira o clube francês no …

Vitor Baía e Villas-Boas voltam a abordar o futuro como potenciais sucessores de Pinto da Costa no FC Porto

André Villas-Boas foi entrevistado pela rádio France 3 e voltou a falar do sonho de ser presidente do FC Porto. Já Vitor Baía diz estar em paz em relação ao que poderá acontecer quando Pinto …