Deputados-advogados ganham milhares com ajustes directos de autarquias

Mário Cruz / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

Os deputados Luís Montenegro (PSD) e Ricardo Bexiga (PS) facturaram milhares de euros com contratos por ajuste directo estabelecidos entre as sociedades de advogados de que são accionistas e autarquias lideradas por sociais-democratas e socialistas. Para a Subcomissão de Ética, não há qualquer conflito de interesses.

O Jornal Económico apurou que a sociedade de advogados de que Luís Montenegro é accionista amealhou 400 mil euros em contratos por ajuste directo efectuados com autarquias lideradas pelo PSD.

Montenegro, que na semana passada deixou o lugar de deputado na Assembleia da República, é accionista da sociedade Sousa Pinheiro & Montenegro que assinou vários contratos com as Câmaras Municipais de Espinho e Vagos, ambas lideradas por autarcas sociais-democratas.

O já ex-deputado do PSD nunca deixou de exercer a advocacia no escritório de advogados de que é co-proprietário, enquanto manteve a actividade no Parlamento. Durante esse período, a Sousa Pinheiro & Montenegro assinou vários contratos por ajuste directo com autarquias do PSD, no valor total de 400 mil euros, nota o Jornal Económico.

Factos semelhantes se verificam com o deputado do PS Ricardo Bexiga, que também acumula as funções parlamentares com o trabalho como advogado. A firma de que é sócio, a Ricardo Bexiga, Oliveira e Silva & Associados, assinou sete contratos por ajuste directo com as Câmaras Municipais de Valongo e Trancoso, ambas lideradas pelo PS, nota o Económico.

Estão em causa verbas na ordem dos 322 mil euros, de acordo com o jornal que refere que dos sete contratos, só três foram celebrados após Bexiga ter iniciado as suas funções como deputado. Esses três contratos registam um valor total de 176 mil euros, enquanto os quatro anteriores se ficaram pelos 146 mil euros, aponta a mesma fonte.

A Subcomissão de Ética analisou estes dois casos, bem como outras situações semelhantes, e concluiu, segundo o jornal, que não há qualquer “impedimento”, dado que os advogados exercem uma profissão liberal que não é abrangida pela actividade de “comércio ou indústria”, conforme está previsto no Estatuto dos Deputados.

A decisão foi tomada com os votos contra de Bloco de Esquerda e de PCP.

O jornal nota que o Artigo 21.º do Estatuto dos Deputados, relativo aos “Impedimentos”, refere que não é permitido aos deputados “no exercício de actividade de comércio ou indústria, directa ou indirectamente, com o cônjuge não separado de pessoas e bens, por si ou entidade em que detenha participação relevante e designadamente superior a 10% do capital social, celebrar contratos com o Estado e outras pessoas colectivas de direito público, participar em concursos de fornecimento de bens ou serviços, empreitadas ou concessões”.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Os advogados são a maior praga na politica portuguesa!!
    Aliás, os advogados são uma praga em geral, mas políticos advogados são mesmo a maior ameaça à democracia e à transparência e algo tem que ser feito para afastar esses mafiosos de cargos públicos/políticos!…
    Deputados (etc) e advogados ao mesmo tempo?!
    Ou faz “bem” uma coisa ou outra, e, eu fico logo de pé atrás quando sei que determinado politico é advogado!…
    Claro que o CDS, PSD e PS não viram qualquer “impedimento” ou não estivessem esses partidos cheios de ladrões, perdão, advogados!…

  2. É vergonhoso, mas este é o país da Irresponsabilidade, dos Caciques e da Frouxidão. Mas será que alguém acredita que este tipo de assessoria jurídica alguma vez seria posto em causa?! Da mesma forma, os custos com eletricidade, gás, combustíveis, telecomunicações, elevadores e outros; todo um.sistema sem livre concorrência e sem Autoridade e disciplina das Entidades (In) Competentes… os Bancos já se viu… o resto… é pagar…até um dia..

  3. V^-se que este artigo 21 foi feito por um advogado para deixar o buraco na rede por onde depois fogem legalmente. O curioso é que na ultima linha o artigo se aplica ao “fornecimento de bens e erviços” mas no inicio só se refere o “comércio e indústria” deixando de fora precisamente “os serviços” … Quem é inteligente, quem é ?

  4. Tudo bons rapazes! É uma corja de ladrões. Afinal os prejudicados são, sempre, os portugas mé-més que até vão votar neles.

  5. Não vou entrar na argumentação arruaceira dos que, não tendo argumentos, tentam desautorizar quem não conseguem rebater com a racionalidade.
    É óbvio que há conflito de interesses quando o legislador exerce a sua função a produzir em legislação em matéria que directamente lhe interessa porque à mulher de César não lhe basta ser séria.
    Quanto aos que defendem que são todos iguais pergunto-lhes porque é que apoiam sempre o mesmo.
    Estudem um pouco de Sociologia para terem bases para argumentarem com a razão e não com ilógicos “porque sins”

RESPONDER

Marte pode ter tido dois reservatórios de água (e nenhum oceano de magma)

Meteoritos marcianos analisados por cientistas sugerem que o Planeta Vermelho pode não ter tido um oceano de magma global, ao contrário da Terra. O mesmo estudo indica que Marte recebeu água de, pelo menos, duas …

Além de sermos bons ouvintes, também deveríamos tentar comunicar com extraterrestres

Desde há muito tempo que os seres humanos são fascinados pela ideia de não estarmos sozinhos no Universo. Um cientista sugere que para além de tentar escutar sinais extraterrestres, deveríamos também investir em enviar mensagens …

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …