Deputados-advogados ganham milhares com ajustes directos de autarquias

Mário Cruz / Lusa

O ex-líder parlamentar do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro

Os deputados Luís Montenegro (PSD) e Ricardo Bexiga (PS) facturaram milhares de euros com contratos por ajuste directo estabelecidos entre as sociedades de advogados de que são accionistas e autarquias lideradas por sociais-democratas e socialistas. Para a Subcomissão de Ética, não há qualquer conflito de interesses.

O Jornal Económico apurou que a sociedade de advogados de que Luís Montenegro é accionista amealhou 400 mil euros em contratos por ajuste directo efectuados com autarquias lideradas pelo PSD.

Montenegro, que na semana passada deixou o lugar de deputado na Assembleia da República, é accionista da sociedade Sousa Pinheiro & Montenegro que assinou vários contratos com as Câmaras Municipais de Espinho e Vagos, ambas lideradas por autarcas sociais-democratas.

O já ex-deputado do PSD nunca deixou de exercer a advocacia no escritório de advogados de que é co-proprietário, enquanto manteve a actividade no Parlamento. Durante esse período, a Sousa Pinheiro & Montenegro assinou vários contratos por ajuste directo com autarquias do PSD, no valor total de 400 mil euros, nota o Jornal Económico.

Factos semelhantes se verificam com o deputado do PS Ricardo Bexiga, que também acumula as funções parlamentares com o trabalho como advogado. A firma de que é sócio, a Ricardo Bexiga, Oliveira e Silva & Associados, assinou sete contratos por ajuste directo com as Câmaras Municipais de Valongo e Trancoso, ambas lideradas pelo PS, nota o Económico.

Estão em causa verbas na ordem dos 322 mil euros, de acordo com o jornal que refere que dos sete contratos, só três foram celebrados após Bexiga ter iniciado as suas funções como deputado. Esses três contratos registam um valor total de 176 mil euros, enquanto os quatro anteriores se ficaram pelos 146 mil euros, aponta a mesma fonte.

A Subcomissão de Ética analisou estes dois casos, bem como outras situações semelhantes, e concluiu, segundo o jornal, que não há qualquer “impedimento”, dado que os advogados exercem uma profissão liberal que não é abrangida pela actividade de “comércio ou indústria”, conforme está previsto no Estatuto dos Deputados.

A decisão foi tomada com os votos contra de Bloco de Esquerda e de PCP.

O jornal nota que o Artigo 21.º do Estatuto dos Deputados, relativo aos “Impedimentos”, refere que não é permitido aos deputados “no exercício de actividade de comércio ou indústria, directa ou indirectamente, com o cônjuge não separado de pessoas e bens, por si ou entidade em que detenha participação relevante e designadamente superior a 10% do capital social, celebrar contratos com o Estado e outras pessoas colectivas de direito público, participar em concursos de fornecimento de bens ou serviços, empreitadas ou concessões”.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Os advogados são a maior praga na politica portuguesa!!
    Aliás, os advogados são uma praga em geral, mas políticos advogados são mesmo a maior ameaça à democracia e à transparência e algo tem que ser feito para afastar esses mafiosos de cargos públicos/políticos!…
    Deputados (etc) e advogados ao mesmo tempo?!
    Ou faz “bem” uma coisa ou outra, e, eu fico logo de pé atrás quando sei que determinado politico é advogado!…
    Claro que o CDS, PSD e PS não viram qualquer “impedimento” ou não estivessem esses partidos cheios de ladrões, perdão, advogados!…

  2. É vergonhoso, mas este é o país da Irresponsabilidade, dos Caciques e da Frouxidão. Mas será que alguém acredita que este tipo de assessoria jurídica alguma vez seria posto em causa?! Da mesma forma, os custos com eletricidade, gás, combustíveis, telecomunicações, elevadores e outros; todo um.sistema sem livre concorrência e sem Autoridade e disciplina das Entidades (In) Competentes… os Bancos já se viu… o resto… é pagar…até um dia..

  3. V^-se que este artigo 21 foi feito por um advogado para deixar o buraco na rede por onde depois fogem legalmente. O curioso é que na ultima linha o artigo se aplica ao “fornecimento de bens e erviços” mas no inicio só se refere o “comércio e indústria” deixando de fora precisamente “os serviços” … Quem é inteligente, quem é ?

  4. Tudo bons rapazes! É uma corja de ladrões. Afinal os prejudicados são, sempre, os portugas mé-més que até vão votar neles.

  5. Não vou entrar na argumentação arruaceira dos que, não tendo argumentos, tentam desautorizar quem não conseguem rebater com a racionalidade.
    É óbvio que há conflito de interesses quando o legislador exerce a sua função a produzir em legislação em matéria que directamente lhe interessa porque à mulher de César não lhe basta ser séria.
    Quanto aos que defendem que são todos iguais pergunto-lhes porque é que apoiam sempre o mesmo.
    Estudem um pouco de Sociologia para terem bases para argumentarem com a razão e não com ilógicos “porque sins”

RESPONDER

PJ investiga ameaças a 3 deputadas, à SOS Racismo e aos familiares. “Têm 48 horas para sair de Portugal”

A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez pessoas em que é dado um prazo de 24 horas para que as mesmas abandonem "território nacional" em 48 horas e …

Área Metropolitana de Lisboa em contingência até ao fim de agosto

O Governo vai manter a Área Metropolitana de Lisboa (AML) em situação de contingência até ao final de agosto, apurou o jornal Observador junto do Executivo socialista liderado por António Costa. De acordo com o …

Sindicato vai processar Ryanair por assédio laboral e discriminação

O Sindicato Nacional de Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) vai processar a Ryanair por assédio laboral e discriminação, exigindo a restituição de créditos laborais, após a resolução de contratos por justa causa, disse …

Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no …

Marcelo promulga Estatuto do Antigo Combatente e veta alterações ao direito de petição

O Presidente da República promulgou o novo Estatuto do Antigo Combatente, aprovado por larga maioria no parlamento em 23 de julho, desejando tratar-se de “o início de um caminho” e não “o seu termo”. Em nota …

O céu de Wuhan iluminou-se com 400 drones para homenagear a população

O céu de Wuhan, cidade chinesa onde se pensa ter surgido o novo coronavírus, em dezembro de 2019, foi iluminado, este domingo, com 400 drones para homenagear os habitantes. De acordo com o vídeo da CGTN, …

Vila do Conde revela que tem 173 casos ativos no concelho

A Câmara de Vila do Conde, do distrito do Porto, revelou esta quarta-feira que existem 173 casos ativos de covid-19 no concelho e que já está em marcha um plano de apoio à população, assim …

Descarrilamento de comboio na Escócia faz pelo menos três mortos

Três pessoas morreram e seis ficaram feridas em consequência do descarrilamento de um comboio de passageiros na Escócia, anunciou a polícia escocesa, citada pela agência Lusa. O acidente ocorreu 160 quilómetros a nordeste de Edimburgo. Numa primeira …

Temido garante que "não haverá exceções" para o Avante (e pede cautela com vacina russa)

A ministra da Saúde defendeu esta quarta-feira que a lotação da Festa do Avante!, organizada pelo PCP, terá este ano que ser inferior à capacidade máxima de 100 mil pessoas do recinto no Seixal, por …

Trump pondera impedir entrada de residentes suspeitos de exposição à covid-19

A Administração norte-americana está a ponderar barrar a reentrada no país a cidadãos norte-americanos ou residentes legais suspeitos de terem sido expostos ao novo coronavírus. De acordo com o Jornal Económico, que cita o jornal New …