Deputado sul-coreano critica professora por não ter filhos

loongtim / Flickr

Um político da Coreia do Sul sugeriu que professora universitária e primeira mulher a assumir a chefia da Comissão Nacional do Comércio não estava a “cumprir o seu dever para com a nação”.

Jeong Kab-yoon, membro do partido conservador Liberty Korea, gerou uma onda de indignação depois de sugerir à professora universitária de economia, Joh Sung-wook, que esta se tinha concentrado na sua carreira profissional sem ter em consideração a taxa de natalidade do país.

“Estou ciente de que ainda é solteira e o maior problema na Coreia do Sul é que as mulheres não estão a conceber crianças”, disse Jeong a Joh durante a comemoração da confirmação ao cargo, este domingo. “(Joh) tem um ótimo currículo, mas por favor cumpra com as suas obrigações“, acrescentou.

Joh, uma professora da Universidade Nacional de Seul e a primeira mulher indicada para o cargo, sorriu em resposta, mas não disse nada. Contudo, as redes sociais acusaram Jeong de violar os direitos da professora e, uma pessoa questionou: “Esta pergunta teria sido feita se o candidato fosse do sexo masculino?”.

Deputadas do partido Democratic Party of Korea disseram ao The Korea Times que Jeong não devia pertencer à Assembleia Nacional, dizendo que este “aparenta acreditar que mulheres a parir e a cuidar de crianças é a única maneira de contribuir com o país“.

Acrescentaram ainda que Jeong Kab-yoon não tem condições para ser um deputado responsável pela elaboração de leis na sociedade atual.

A Coreia do Sul tem uma das taxas de natalidade mais baixas do mundo, tendo registado o valor recorde de 0.98 nascimentos por mulher em 2018 — menos de um bebé. O número expectável para que se mantenha uma população estável é de 2.1.

O governo sul-coreano encoraja os casais a terem filhos investindo mais de mil milhões de dólares em subsídios para o período de gestação e serviços de creche. No entanto, muitas mulheres dizem estar relutantes em ter filhos, devido ao elevado custo de criar famílias e à cultura laboral conservadora que dificulta os pais de crianças pequenas equilibrar os seus trabalhos com a vida familiar.

Segundo o The Guardian, Jeong pediu depois desculpa pelas suas declarações, alegando que só queria destacar a crise demográfica do país e que não pretendia insultar Joh.

Avatar DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Love in on my side." The Black Mamba vencem o Festival da Canção

Love is on my side, dos The Black Mamba, vai representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção, em maio, nos Países Baixos. Este sábado, os The Black Mamba venceram a 55.ª edição do Festival da Canção, …

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …