“Deve ter a memória afetada”. Deputada do PS arrasa declarações de Cravinho

Tiago Petinga / Lusa

A antiga ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa.

Em entrevista à TSF, a vice-presidente da bancada do PS, Constança Urbano de Sousa, disse que o ex-ministro João Cravinho “deve estar com a memória um pouco afetada” após este ter dito que o Governo de José Sócrates travou o combate à corrupção.

Em entrevista ao Polígrafo SIC esta segunda-feira, o ex-ministro das Obras Públicas João Cravinho, que criou um Plano Anticorrupção em 2006, garantiu que este só não avançou porque o então primeiro-ministro José Sócrates não quis.

“A visão política, a convicção política, os atos políticos de José Sócrates, como primeiro-ministro e como secretário-geral do Partido Socialista, que era a obrigação dele ao Parlamento… A visão política dele era de não combate à corrupção”, assegurou o ex-governante.

Agora, a vice-presidente da bancada do PS, Constança Urbano de Sousa, veio contrariar as declarações do antigo governante. A deputada socialista argumenta que o pacote Cravinho “foi praticamente todo concretizado” e o PS não tem de ter vergonha nem medo, mas antes “muito orgulho” de falar sobre corrupção.

“Não temos nenhum medo e temos muito orgulho em combater [a corrupção], porque temos a consciência tranquila de que as leis que existem neste país de combate à corrupção sempre tiveram o cunho do Partido Socialista”, garante.

A também ex-ministra considera que Cravinho “deve estar com a memória um pouco afetada”.

“Desde há muitos anos, há décadas, diria eu, quase praticamente toda a legislação que nós temos hoje no domínio da luta contra a corrupção foi aprovada pela mão do Partido Socialista”, disse Constança Urbano de Sousa em entrevista à TSF.

“A única medida do chamado pacote Cravinho que não foi aprovada e que o PS não apoiou foi a do enriquecimento ilícito, por ser considerado inconstitucional, e que depois foi considerado inconstitucional duas vezes”, acrescentou.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Mas esta agora apareceu para pagar um favor a quem? Ao que esta gente se presta!
    Toda a gente sabe que o Cravinho tentou avançar muito nesta matéria e que devido a isso foi “empurrado” para Londres.

  2. O problema é que nunca nenhum partido quis combater a corrupção, as leis são feitas criteriosamente para terem buracos para que os corruptos possam furá-las e isso todos os partidos o fizeram!
    Não há combate à corrupção, apenas há uma tentativa de enganar o povo com umas leis que de nada servem, aliás se os juízes são dos maiores corruptos como é que vai haver combate à corrupção?
    Se os juízes são intocáveis como é que vai haver combate à corrupção?

  3. Mas é típico dos políticos,todos têm memória curta,nunca se lembram das ”promessas que fazem para atingir o ”poleiro” aldrabões.

  4. Esta ex- ministra ficou “queimada”, nos incêndios de 2017, e eu senti-me solidária e triste com o que lhe aconteceu porque entendi que ela não tinha culpa do desordenamento florestal que levou àquela tragédia. Por isso, não aceito que, agora, tenha decidido, talvez por já estar “chamuscada”, vir atacar uma pessoa, que lhe devia merecer maior respeito e que de demente não tem nada!! Foi muito feio o que fez e não se percebe bem a que título é que o decidiu fazer. Sócrates não lhe merece esse sacrifício!!!

  5. Alguém (PS) mandou esta falhada fazer esta hilariante comédia. Minha cara deputada deixe a política. Deixe de ser oportunista! Vá p’ra casa.

RESPONDER

Na Malásia, os tubarões estão a ser alvo de uma doença de pele misteriosa

Os biólogos marinhos estão a investigar uma doença misteriosa de pele que está a atacar os tubarões-de-pontas-brancas dos recifes da Malásia. Alguns relatórios sugerem que o aumento da temperatura da água do mar pode ser …

A origem da cratera Darvaza, no Turquemenistão, é um mistério secreto do domínio soviético

No Turquemenistão, mais precisamente no deserto de Karakum, uma cratera cospe fogo há décadas, mas a sua origem é considerada ultrassecreta. Nos áridos 350 mil km² do deserto de Karakum, que cobre cerca de 70% do …

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …