Deputada argentina amamenta filha no Parlamento e gera polémica

@Natymarq / Twitter

"Mamá full time. En plena sesión, Victoria Donda": a deputada argentina Victoria Donda Pérez amamenta a filha de 8 meses em pleno Parlamento.

“Mamá full time. En plena sesión, Victoria Donda”: a deputada argentina Victoria Donda Pérez amamenta a filha de 8 meses em pleno Parlamento.

A deputada Victoria Donda Pérez é o assunto do momento na Argentina. Tudo porque resolveu amamentar a filha de oito meses durante uma sessão no Parlamento.

O momento foi captado por um canal de televisão e divulgado inicialmente pelo jornal peruano Peru21 que salientava que a deputada “demonstrou ser uma mãe a tempo completo”, conciliando esse papel com as suas responsabilidades parlamentares.

A fotografia tem feito, entretanto, um êxito tremendo nas Redes Sociais com aplausos de muitas mulheres, nomeadamente mães e feministas, mas também com críticas.

Não há consenso quanto ao acto da deputada de 37 anos que é também advogada e activista dos Direitos Humanos.

Do lado dos críticos, há quem considere que está em causa um comportamento inadequado, sobretudo por ter ocorrido num local tão cerimonioso como o Parlamento.

O facto de Victoria Donda Pérez não ter tapado os seios durante o processo de amamentação parece ser o ponto mais relevado e já há quem lhe chame “a deputada sexy“.

Victoria Donda Pérez não fez até ao momento qualquer comentário público sobre o assunto e há quem especule se o seu gesto foi meramente natural ou teve como intenção vincar uma posição política e social.

Em 2007, então com 29 anos, a deputada tornou-se na mulher mais jovem a ter lugar no Parlamento argentino e já tinha dado que falar quando levou a filha para a cerimónia oficial de recepção ao presidente da Bolívia, Evo Morales.

A amamentação em locais públicos é um tema que continua a dividir opiniões e muitas considerações de tipo moralista.

A discussão tem sido ampla e global de tal forma que até o Papa Francisco já fez a sua consideração sobre o assunto, aconselhando as enfermeiras da Capela Sistina a amamentarem os seus filhos neste local sagrado sempre que seja preciso.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E fez muito bem!
    Pelo menos estava fazer algo de útil e, além disso, continuou com o seu trabalho no parlamento, ao contrário de muitos políticos moralistas que por aí andam, que, à mínima oportunidade, deixam a cadeira vazia (como se tem visto pelas faltas no nosso Parlamento)!

  2. Parvoíce. Existem certas coisas que por mais naturais que sejam não são adequadas de se fazerem em qualquer lugar. Trazer filhos para o local de trabalho e ainda para mais amamentá-los, definitivamente não são algo que seja razoável de se fazer no local de trabalho. Trata-se de uma falta de respeito e de um abuso, que prejudíca o bom desempenho e produtividade de todos.

  3. O tema em apreço, como tantos outros, considerados num tempo: errados, inadequados, até de não respeitarem terceiros, ou instituições, faz parte de uma forma de estar no mundo, de determinadas pessoas que, não fora a coragem, a clarividência do que representa o ser humano, em toda a sua dimensão, ainda estaríamos na era do paleolítico inferior, tal é a sua tacanhez mental e espírito de servidão aos preconceitos de determinados extratos das sociedades contemporâneas. No domínio da interpretação escrita, o benefício da dúvida prevalece não obstante não ser difícil juntar mas quantas sílabas mas, quanto à interpretação simbólica do ato da deputada aí, emerge as limitações daqueles que criticam, condenam estas e outras atitudes e por isso, as sociedades podiam neste e noutros domínios, estar mais evoluidas.

RESPONDER

Miguel Morgado desiste de se candidatar à liderança do PSD

O ex-adjunto de Pedro Passos Coelho anunciou, esta sexta-feira, que desistiu de avançar com a sua candidatura para liderar o PSD. Miguel Morgado anunciou, esta sexta-feira, através do Facebook, que "não foi infelizmente possível no presente …

Merkel fará a sua primeira visita ao antigo campo de concentração de Auschwitz

A chanceler alemã, Angela Merkel, pretende visitar o antigo campo de concentração nazi de Auschwitz na Polónia, pela primeira vez nos seus 14 anos no cargo, anunciou na quinta-feira um jornal de Munique. Segundo Sueddeutsche Zeitung, …

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …