Deputada argentina amamenta filha no Parlamento e gera polémica

@Natymarq / Twitter

"Mamá full time. En plena sesión, Victoria Donda": a deputada argentina Victoria Donda Pérez amamenta a filha de 8 meses em pleno Parlamento.

“Mamá full time. En plena sesión, Victoria Donda”: a deputada argentina Victoria Donda Pérez amamenta a filha de 8 meses em pleno Parlamento.

A deputada Victoria Donda Pérez é o assunto do momento na Argentina. Tudo porque resolveu amamentar a filha de oito meses durante uma sessão no Parlamento.

O momento foi captado por um canal de televisão e divulgado inicialmente pelo jornal peruano Peru21 que salientava que a deputada “demonstrou ser uma mãe a tempo completo”, conciliando esse papel com as suas responsabilidades parlamentares.

A fotografia tem feito, entretanto, um êxito tremendo nas Redes Sociais com aplausos de muitas mulheres, nomeadamente mães e feministas, mas também com críticas.

Não há consenso quanto ao acto da deputada de 37 anos que é também advogada e activista dos Direitos Humanos.

Do lado dos críticos, há quem considere que está em causa um comportamento inadequado, sobretudo por ter ocorrido num local tão cerimonioso como o Parlamento.

O facto de Victoria Donda Pérez não ter tapado os seios durante o processo de amamentação parece ser o ponto mais relevado e já há quem lhe chame “a deputada sexy“.

Victoria Donda Pérez não fez até ao momento qualquer comentário público sobre o assunto e há quem especule se o seu gesto foi meramente natural ou teve como intenção vincar uma posição política e social.

Em 2007, então com 29 anos, a deputada tornou-se na mulher mais jovem a ter lugar no Parlamento argentino e já tinha dado que falar quando levou a filha para a cerimónia oficial de recepção ao presidente da Bolívia, Evo Morales.

A amamentação em locais públicos é um tema que continua a dividir opiniões e muitas considerações de tipo moralista.

A discussão tem sido ampla e global de tal forma que até o Papa Francisco já fez a sua consideração sobre o assunto, aconselhando as enfermeiras da Capela Sistina a amamentarem os seus filhos neste local sagrado sempre que seja preciso.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E fez muito bem!
    Pelo menos estava fazer algo de útil e, além disso, continuou com o seu trabalho no parlamento, ao contrário de muitos políticos moralistas que por aí andam, que, à mínima oportunidade, deixam a cadeira vazia (como se tem visto pelas faltas no nosso Parlamento)!

  2. Parvoíce. Existem certas coisas que por mais naturais que sejam não são adequadas de se fazerem em qualquer lugar. Trazer filhos para o local de trabalho e ainda para mais amamentá-los, definitivamente não são algo que seja razoável de se fazer no local de trabalho. Trata-se de uma falta de respeito e de um abuso, que prejudíca o bom desempenho e produtividade de todos.

  3. O tema em apreço, como tantos outros, considerados num tempo: errados, inadequados, até de não respeitarem terceiros, ou instituições, faz parte de uma forma de estar no mundo, de determinadas pessoas que, não fora a coragem, a clarividência do que representa o ser humano, em toda a sua dimensão, ainda estaríamos na era do paleolítico inferior, tal é a sua tacanhez mental e espírito de servidão aos preconceitos de determinados extratos das sociedades contemporâneas. No domínio da interpretação escrita, o benefício da dúvida prevalece não obstante não ser difícil juntar mas quantas sílabas mas, quanto à interpretação simbólica do ato da deputada aí, emerge as limitações daqueles que criticam, condenam estas e outras atitudes e por isso, as sociedades podiam neste e noutros domínios, estar mais evoluidas.

RESPONDER

Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira e o Wolves caiu da Liga Europa

O avançado mexicano Raúl Jiménez falhou o primeiro penálti de toda a sua carreira, num jogo a contar para a Liga Europa que acabou por ditar a saída do Wolverhampton. Na mesma jornada, Shakhtar Donetsk …

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …