Deputada argentina amamenta filha no Parlamento e gera polémica

@Natymarq / Twitter

"Mamá full time. En plena sesión, Victoria Donda": a deputada argentina Victoria Donda Pérez amamenta a filha de 8 meses em pleno Parlamento.

“Mamá full time. En plena sesión, Victoria Donda”: a deputada argentina Victoria Donda Pérez amamenta a filha de 8 meses em pleno Parlamento.

A deputada Victoria Donda Pérez é o assunto do momento na Argentina. Tudo porque resolveu amamentar a filha de oito meses durante uma sessão no Parlamento.

O momento foi captado por um canal de televisão e divulgado inicialmente pelo jornal peruano Peru21 que salientava que a deputada “demonstrou ser uma mãe a tempo completo”, conciliando esse papel com as suas responsabilidades parlamentares.

A fotografia tem feito, entretanto, um êxito tremendo nas Redes Sociais com aplausos de muitas mulheres, nomeadamente mães e feministas, mas também com críticas.

Não há consenso quanto ao acto da deputada de 37 anos que é também advogada e activista dos Direitos Humanos.

Do lado dos críticos, há quem considere que está em causa um comportamento inadequado, sobretudo por ter ocorrido num local tão cerimonioso como o Parlamento.

O facto de Victoria Donda Pérez não ter tapado os seios durante o processo de amamentação parece ser o ponto mais relevado e já há quem lhe chame “a deputada sexy“.

Victoria Donda Pérez não fez até ao momento qualquer comentário público sobre o assunto e há quem especule se o seu gesto foi meramente natural ou teve como intenção vincar uma posição política e social.

Em 2007, então com 29 anos, a deputada tornou-se na mulher mais jovem a ter lugar no Parlamento argentino e já tinha dado que falar quando levou a filha para a cerimónia oficial de recepção ao presidente da Bolívia, Evo Morales.

A amamentação em locais públicos é um tema que continua a dividir opiniões e muitas considerações de tipo moralista.

A discussão tem sido ampla e global de tal forma que até o Papa Francisco já fez a sua consideração sobre o assunto, aconselhando as enfermeiras da Capela Sistina a amamentarem os seus filhos neste local sagrado sempre que seja preciso.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. E fez muito bem!
    Pelo menos estava fazer algo de útil e, além disso, continuou com o seu trabalho no parlamento, ao contrário de muitos políticos moralistas que por aí andam, que, à mínima oportunidade, deixam a cadeira vazia (como se tem visto pelas faltas no nosso Parlamento)!

  2. Parvoíce. Existem certas coisas que por mais naturais que sejam não são adequadas de se fazerem em qualquer lugar. Trazer filhos para o local de trabalho e ainda para mais amamentá-los, definitivamente não são algo que seja razoável de se fazer no local de trabalho. Trata-se de uma falta de respeito e de um abuso, que prejudíca o bom desempenho e produtividade de todos.

  3. O tema em apreço, como tantos outros, considerados num tempo: errados, inadequados, até de não respeitarem terceiros, ou instituições, faz parte de uma forma de estar no mundo, de determinadas pessoas que, não fora a coragem, a clarividência do que representa o ser humano, em toda a sua dimensão, ainda estaríamos na era do paleolítico inferior, tal é a sua tacanhez mental e espírito de servidão aos preconceitos de determinados extratos das sociedades contemporâneas. No domínio da interpretação escrita, o benefício da dúvida prevalece não obstante não ser difícil juntar mas quantas sílabas mas, quanto à interpretação simbólica do ato da deputada aí, emerge as limitações daqueles que criticam, condenam estas e outras atitudes e por isso, as sociedades podiam neste e noutros domínios, estar mais evoluidas.

RESPONDER

Proprietários impedidos de construir em Tróia processam Estado

O jornal Público escreve esta segunda-feira que alguns proprietários de lotes no loteamento Soltróia, em Tróia, vão avançar com processos contra o Estado. O matutino conta que, poucos meses depois de os investidores comprarem …

China confirma que o coronavírus se transmite entre humanos

O vírus que se manifestou em grandes cidades chinesas é transmissível entre humanos, anunciou, esta segunda-feira, um especialista do Governo chinês em doenças infecciosas. O investigador Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias da Comissão Nacional de …

Benfica prestes a garantir dois reforços do Boavista

O Benfica está prestes a garantir dois reforços do Boavista. Samu (extremo) e Helton Leite (guarda-redes) são os futebolistas na mira das águias, segundo avança o desportivo O Jogo. O jornal, que avança a notícia …

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …

PSD de Loures pede demissão de Marta Temido por causa da não renovação de PPP

O PSD de Loures pediu, este domingo, a demissão da ministra da Saúde, num comunicado em que manifesta "profunda preocupação" com a não renovação da parceria público-privada (PPP) no Hospital Beatriz Ângelo. Para a concelhia do …

Ex-bombeiro e ex-militar entre os detidos pela morte de Giovani

Um ex-bombeiro e um ex-militar estão entre os cinco suspeitos que se encontram em prisão preventiva, acusados da morte do cabo-verdiano Luís Giovani Rodrigues. São todos naturais de Bragança, têm entre 22 e 35 anos …

Dois mil bilionários têm mais riqueza do que 60% do resto do mundo

Os 2.153 bilionários do mundo tinham em 2019 mais riqueza do que 4,6 mil milhões de pessoas, 60% da população mundial, alerta esta segunda-feira a Oxfam, segundo a qual a desigualdade económica e de género …