/

Depressão Etienne atinge esta segunda-feira todas as ilhas dos Açores

Peter Morgan / Flickr

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicou que “uma depressão em fase de cavamento, com um sistema frontal associado, deverá agravar o estado do tempo” em todas as ilhas dos Açores já nesta madrugada.

A depressão, de nome Etienne, deverá centrar-se a 330 quilómetros a sudoeste da ilha das Flores e deverá provocar uma “aumento significativo da intensidade do vento e da agitação marítima”, além de uma “forte precipitação”, em concreto nas ilhas dos grupos ocidental – Flores e Corvo – e central – Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial.

É esperado, para o grupo ocidental, a partir das 09h00 de segunda-feira, “vento forte com rajadas que irão intensificando, podendo atingir os 120 km/h durante a tarde”, além de “ondas de sudoeste passando a noroeste que poderão atingir os sete metros de altura“.

Para o grupo central, diz o IPMA, a partir desta madrugada haverá já “precipitação forte, que poderá ser acompanhada de trovoadas“, com o vento a poder atingir rajadas na ordem dos 100 km/h ao longo do dia e as ondas a chegarem aos nove metros de altura.

O grupo oriental – São Miguel e Santa Maria – “será o que menos sentirá os efeitos da depressão Etienne, prevendo-se apenas a ocorrência de precipitação por vezes forte” e eventualmente trovoada.

Para o grupo central dos Açores foi emitido um alerta laranja para agitação marítima entre as 12h00 e as 21h00 de segunda-feira, e de precipitação entre as 03h00 e as 12h00 também de segunda-feira, ao passo que no grupo ocidental foi emitido também um alerta laranja, mas para o vento, entre as 15h00 e as 21h00.

O aviso laranja é o terceiro numa escala de quatro de avisos meteorológicos e representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

  // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.